Minha Jornada Espiritual

Minha Jornada Espiritual
Autor Tania Paupitz - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Tive uma infância bastante sofrida em relação à minha família, eram constantes os altos e baixos diante de muitas brigas, discussões, chegando por vezes, a situações de agressividade, não somente verbal, mas  também física.
Na época da minha adolescência, sentia muita necessidade de colocar para fora todas as dores, oriundas de conflitos familiares e, por isso, não hesitava em ir a uma Igreja próxima da minha casa, sempre que sentia necessidade de chorar e desabafar.

Saia sempre melhor do que entrava – mais relaxada e tranquila, acreditando que Deus havia dividido o fardo comigo.

Lembro-me que, diante de tantos dramas familiares era para lá que me dirigia, buscando uma forma de amenizar estas dores emocionais que me consumiam por inteiro.  Fiz isto por muitos anos e hoje mantenho o hábito à noite antes de dormir, buscar através da “ autoterapia”, uma forma de liberar conflitos e situações onde me vejo presa, não conseguindo uma resposta imediata para meus problemas.

Este fato representou um grande aprendizado na minha vida, onde trago comigo um “mantra” poderoso, que serve para inúmeras situações: “ ENTREGO, ACEITO, CONFIO E AGRADEÇO".

Nesta época, onde os “dramas familiares”, faziam parte do meu contexto interno, estava sempre me sabotando, não conseguia finalizar o que começava e, além disto, a “CULPA” era minha fiel companheira pois não conseguia perdoar meus pais ou me perdoar, por não conseguir salvá-los de todo o processo. Por muitos anos, vivenciei o arquétipo da  “salvadora”, sem ter a mínima consciência deste fato; estava sempre a postos para salvar todos que se encontravam no fundo do poço, diante de “vícios, depressão, problemas familiares, doenças crônicas, etc.,  tal qual, ocorria na  minha família. Hoje mais consciente, aprendi que ajudamos quem quer ser ajudado ou, se predispõe a literalmente “esticar” seu braço, dizendo: você pode me ajudar?

 Entre tantas idas e vindas, vivia buscando ouvidos e olhares autocompassivos que, pudessem me oportunizar colocar para fora tudo o que ia na minha Alma, com intuito de amenizar as profundas feridas emocionais que gritavam pedindo socorro, na grande maioria das vezes, vivenciadas através de processos psicossomáticos.

Com o tempo fui me dando conta de presença “divina” que me acompanhava, fazendo com que meu fardo não ficasse tão sobrecarregado e por isso, quase que por mágica  apareciam repentinamente na minha vida, pessoas extraordinárias que me auxiliavam dando-me feedbacks positivos, ouvindo-me com paciência e carinho, livros que surgiam mostrando um caminho, cursos que me mostravam a vida sob uma nova ótica, e entre tantos cito alguns:

-PSICOLOGIA, TEOSOFIA, PNL, ORDEM ROSACRUZ, LOGOSOFIA, ANTROPOSOFIA, FILOSOFIA, IIPC - Instituto Projeciologia, SEMINARIO “ A ARTE DE CONSTRUIR SEU FUTURO (George Szeneszi) – ESTUDOS sobre a ANALISE TRANSACIONAL, Educandário Espírita Caminhos de Luz - Apometria (onde trabalho atualmente)  ,  Estudos sobre o CÉREBRO na visão espiritualista -  MOMENTO TERAPÊUTICO, entre outros.

Com todo este processo interior, após entrar na metade da vida adulta, onde ainda haviam resquícios de vitimização (não consciente), muitas vezes, culpava o destino, as pessoas  que me cercavam, projetando no externo todas as mazelas,  dores e sofrimentos pelos quais eu havia passado, vivenciados através de pensamentos negativos e,  emoções tóxicas. Foi através da Psicanálise que comecei a entrar num mundo obscuro e totalmente desconhecido, chamado Inconsciente Pessoal, onde armazenamos toda nossa história de vida, indo ao encontro das nossas “sombras”, aprendendo a lidar, ressignificar, acolher e integra-la à nossa personalidade, através do “eixo-ego-self”.

Frente a frente com minha “criança ferida”, me dou conta hoje das quantas e quantas vezes “fui para o quartinho escuro da criança abandonada, ferida, rejeitada e "pobre coitada”;  finalmente, despertando a consciência, visando trabalhar todas outras situações correlatas, em tantas situações repetitivas.

 Esta situação, ainda perdurou por longos anos, especialmente, no quesito “ relacionamentos afetivos”, até que pude compreender e aprender que ninguém nos coloca nesse lugar, exceção de nós mesmos.

Confesso que não foi fácil fazer a mente aprender o caminho da AUTORRESPONSABILIDADE, da Autoconsciência, do Autoconhecimento e tantos outros processos,  chegando à conclusão de que SOMOS OS ÚNICOS RESPONSÁVEIS POR TUDO QUE ACONTECE EM NOSSAS VIDAS!

Tenho aprendido que apesar de criaturas frágeis e imperfeitas, somos viajantes do Planeta Terra, em busca da tão sonhada felicidade que, conforme muitos acreditam, não está fora, mas bem dentro do nosso mundo interno.

 Sou o que faço e realizo agora – isso determina  meu momento presente, liberando-me do passado (preocupações) e daquilo que ainda nao tenho controle -  o futuro,  gerador da ansiedade e  do medo.

Você, caro leitor, poderá estar se perguntando: como estarei hoje, após longas, seis décadas?

Respondo que frente a tantos desafios e aprendizados, a vida tem sido bondosa para comigo, especialmente, diante da colheita que ora se apresenta. Vejo-me diante de uma nova pessoa, mais equilibrada, em paz  e feliz, vivenciando a plenitude do amor e do auto amor, que cura todas as feridas emocionais, especialmente, da minha criança interior. Momento de colher os frutos do autoconhecimento, resgatando a  autoestima e o amor próprio, vivenciando a autoaceitação, autoconfiança, exercitando o livre arbítrio, respeitando e assumindo minhas verdades internas e, aprendendo a viver um  dia de cada vez; agradecendo todos os dias, a Deus, a meus Pais (já desencarnados), a minha família atual, a todos meus  Antepassados, às  pessoas queridas que já partiram, bem como, àquelas que fazem parte do meu atual contexto de vida.

Não fossem por todas estas pessoas, com certeza, não estaria aqui neste momento. 
Jamais desistam de si mesmos! EU VENCI A MIM MESMA!  

PAZ e LUZ!

Texto Revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Tania Paupitz   
Tânia Paupitz é Artista Plástica e Professora de Artes, há 37 anos, sendo sua marca registrada as cores fortes e vibrantes, influência dos estudos de vários artistas Impressionistas. Cursos de Pintura em Óleo sobre tela, para iniciantes, adultos, terceira idade. www.taniapaupitzartes.blogspot.com waths - 48 9997234
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.