Aprendendo ver soluções no problema

Aprendendo ver soluções no problema
Autor Margareth Maria Demarchi - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp







Construímos rápido um problema, mas não construímos tão rápido uma solução,

Algumas pessoas podem ficar acostumada em: fugir do problema, protelar, pensar enquanto der vai se levando, até que o tempo faz chegar mais desvantagens e obrigue a pessoa a mudança, as vezes parece que somos mais especialistas em nos manter nos problemas, quando resolve um, aparece outro.

- Será que nos acostumamos com os problemas?

- Como enfrentar a mudança para o novo sem ter certeza?

A solução vem de um processo criativo, as vezes uma ideia, uma intuição, mas existe a dúvida:

- Quem vai garantir que será melhor? As vezes pensamos que a solução pode também ser um problema.

Quando se olha um problema pela perspectiva da solução, o problema se resume em algo que precisa ser feito, algo que precisa ser resolvido.

Quando as pessoas se juntam para colaborar dentro de uma solução necessária e que não pode ser adiada, pode acontecer que as pessoas envolvidas passem a pensar na solução e isso pode facilitar as trocas de ideias, criam juntas uma relação de sugestões de ideias até que surja a melhor solução para todos.

Quando a pessoa pensa sozinha em problema ela se torna mais preocupada com a sua decisão, isso a faz adiar a solução. Sente necessidade de saber quais as vantagens e desvantagens em solucionar, mas quando a desvantagem é maior, ela tem que ir para solução, mas ainda pode pensar:

- Esse algo que tem que ser resolvido tem solução?

Para ver a solução a pessoa tem que compreender a causa do problema, porque o problema faz parte do passado e não tem como voltar a trás, buscar o culpado não resolve, mas  pensar em possibilidades de compreender as causas:

- O que deixei de fazer para isso acontecer?

- Qual aprendizado posso tirar dessa situação?

- Como tenho que proceder para essa situação não repetir na minha vida?

- Como posso tirar a solução do que aconteceu?

- Como posso resolver essa situação?

Se envolveu outras pessoas ou uma pessoa do relacionamento,  seria mais fácil pensar em conjunto,  se existir uma boa comunicação com as pessoas ou a pessoa do relacionamento isso pode facilitar para conseguir uma solução, por que ninguém em sã consciência quer ser o causador de um problema.

Algumas pessoas podem ficar muito inconformadas quando causa um problema, se sentem culpadas e se tornam o problema, passam a pensar: qual a imagem que a pessoa terá dela, e isso pode acontecer a pessoa nessa situação pode facr emocionalmente em desequilíbrio  por um determinado tempo.

Quando a pessoa tem experiencia de solução, não está presa ao problema, porque o problema para ela não existe mais e o problema já está sinalizando que algo tem que ser mudado, essa pessoa nem se preocupa com o que vão pensar da sua imagem, tem plena consciência de que isso pode acontecer e encara com normalidade, segue para a solução, pensa o que vai fazer para solucionar, pensa em quais são as suas possibilidades e ideias,  pode pensar em pessoas para auxiliar o seu processo de decisão e mudança, desenvolve a comunicação adequada e usa de sua capacidade e habilidade para chegar em uma negociação que equilibre ambas as partes, assim evita reações contrárias.

As pessoas que se movimentam para a ação de solução se colocam no lugar do outro,  porque vê o outro a partir de si mesmo (a outra pessoa só é compreendida, porque ao olhar a outra pessoa pode perceber uma situação similar em que experenciou) como a pessoa se compreende e se aceita,  age de forma equilibrada, traz harmonia e compreensão para si e para o outro.

Sabemos que existem problemas mais complicados na vida em que envolve pessoas do campo: familiar, pessoal e profissional e temos que ser mais habilidosos com a comunicação e a forma de colocar a solução.

O problema é o motor, sem o problema não há como avaliar se algo está tendo bom ou mal efeito nos relacionamentos: no aspecto pessoal, familiar,  amizade e profissional.

Olhar para seus pensamentos internos e comportamentos externos quando o problema ocorre é querer entender como realmente é, traz clareza de suas atitudes, intenções e comportamentos, gera possibilidades de querer conhecer a  outra pessoa como ela realmente é, cria uma comunicação mais autentica, aprende a viver a experiencia de buscar a solução mais adequada a ambos, pois ninguém se torna maior porque ganhou na argumentação, desfavorecendo o outro lado, sendo que a melhor solução é aquela que fica bom para ambos em um acordo real e verdadeiro.

A vida se apresenta sempre com alguma situação e temos que dar importância ao que tem importância.

Que maravilha depois que toda humanidade sempre soube compreender e aceitar como é, assim como compreende e aceita as pessoas como são.






Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Margareth Maria Demarchi   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.