Prestes - um mapa de uma vida

Prestes - um mapa de uma vida
Autor Ana Lucia Vieira Santos - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


É estranho falar de alguém que pertence à História e só agora pode ter sua vida compreendida por outros canais, além das notícias que foram contemporâneas à sua vida. Prestes foi um militar, nascido a 3 de janeiro de 1898,  em Porto Alegre, e que ingressou na Escola Militar do Realengo para ter uma vida mais sustentável monetáriamente para sua familia.

Sua mãe foi um personagem muito importante em sua vida e com o nome dela nomearia sua filha com Olga Benário nascida num campo de concentração : Anita Leocádia....

Prestes em sua juventude organizou caminhadas pelo país, a famosa Coluna Prestes em 1920, e numa época de outras politicas vigentes no Brasil acabou tomando conhecimento do tipo de vida que o povo fora das grandes capitais vivia nas comunidades rurais.

Contra Getúlio em outra época, Prestes organizou uma postura socialista dentro da vida brasileira. Seu objetivo era trazer o Comunismo para terras brasileiras, conforme o ideal que imperava na época – contra governos fascistas, como Getúlio se mostrava, o Comunismo seria a solução.

Começa em sua vida um período de banições, prisões e extradições, e esse homem que idealizava uma outra realidade para o país acaba indo viver na União Soviética, arcando com a responsabilidade de voltar ao Brasil de maneira anônima, com uma mulher que seria sua ajudante – Olga Benário, com quem acaba se envolvendo afetivamente e com quem gera Anita Leocádia – que por obras políticas do destino ficaria pouco com sua mãe natural e seria criada por sua avó, mãe de Prestes.

Dramas não faltaram na vida de Prestes.  Atividades políticas também. Após anos de vida publica, quando lida mais profundamente com o Partido Comunista Brasileiro e volta a ser preso outra vez, regressa a Russia e depois de alguns anos volta ao Brasil e aqui tem uma outra vida com um nova mulher, com quem tem vários filhos, e nesse ínterim, com o país vivendo uma abertura política, volta a ter voz ativa dentro da política. Era chamado “o Velho” por seus contemporâneos, e sempre voltado a organizar manifestações em prol do proletariado.

Não quero discutir seus pontos de vista, mas por seu mapa analisar o caráter desse líder que surgiu entre nós, numa época em que o Brasil começava a ter uma personalidade mais democrática tambem.

Com 4 planetas em Capricórnio havia nele uma resistencia sem fim para empreender jornadas, vislumbrar metas a alcançar e uma frieza sem par em relação a sentimentos. Sol, Mercúrio, Vênus e Marte em Capricórnio e nenhum planeta em signos de Água lhe deram uma mente racional em força e estilo de vida.        

Não é a toa que tinha uma força excepcional para organizar a caminhada pelo país como fez. Mas também tinha Lua em Touro, e isso deu a ele o gosto pelo prazer. Apaixonar-se pela agente que faria sua companhia quando estava aqui no Brasil , não estava nos planos de nenhuma atividade politica que dirigia....e aconteceu!

Apaixonar-se pela segunda mulher a quem foi confiado para ser cuidado, também não era o planejado pelos grupos que participava. E com ela muitos filhos vieram.. buscar sua biografia oficial confirma todas essas histórias.

Mas o mais forte eram as idealizações e habilidades intelectuais que concebia. Netuno e Plutão em Gêmeos lhe deram a convivencia com grandes lideres da oratória politica – Mussolini, Stalin, Hitler, políticos que na época faziam comícios ao vivo em frente às multidões para espalhar suas idéias. E Prestes tinha na leitura a capacidade de escrever artigos e de falar com convicção sobre suas idéias por mais que chocassem os sistemas vigentes. 

Foi um personagem à parte dentro da politica brasileira. Sempre contestou as classes poderosas tentando trazer para a sociedade uma organização onde as classes mais pobres pudessem ter voz tambem.

No seu fim de vida encontrou com Lula, que seria presidente do Brasil por 3 vezes , mas ainda o criticava pois dizia que “ Lula não lê!” e esse quando passou mais de 500 dias preso viu-se obrigado a essa função, talvez aí tenha adquirido o conhecimento que Prestes tanto exaltava entre as pessoas.

Prestes morreu em 1990,  quando o Brasil começava a entrar numa nova jornada política com as “ Diretas Já” e em seu mapa Saturno e Urano em Sagitário confirmavam ideais filosóficos e revolucionários que só o tempo poderia trazer, e ele não poderia viver em suas mentalizações – o futuro ficou distante para suas idéias, mas nem por isso elas deixaram de ser experimentadas no país em que viveu.

Com Júpiter em Libra expandia-se como um articulador, não como um combatente e isso lhe proporcionou uma atuação política ímpar. E foi no final de sua vida reconhecido como alguem que merecia ser ouvido por suas idéias, por mais utópicas que fossem.... Os 4 planetas em Capricórnio que teve tinham o Nódulo Lunar Norte ao seu lado – e isso indica uma missão de vida, uma força especial baseada numa meta – “na contenção e controle se chega a uma realização”. Mas sem muitos exageros, pois a carne é fraca e o prazer também é vital!

E esse foi o recado de sua Lua em Touro – que viveu intensamente junto a todas as restrições e imposições que  vida de um “esquerdista” pode ter lhe trazido, mas que cedeu ao amor quando ele forte bateu em seu coração. 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 41



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Ana Lucia Vieira Santos   
ASTROTERAPIA https://www.facebook.com/zodiana/
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.