Uma jornada para dentro!

Uma jornada para dentro!
Autor Tania Paupitz - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


A importância do autoconhecimento nos confere uma série de benefícios, entre eles: o desenvolvimento de uma autoestima saudável, o acesso a uma personalidade mais autoconfiante e serena, a capacidade nata de desenvolvermos em nós o autoamor, a oportunidade de melhor gerenciarmos, de forma eficaz, nossas questões emocionais, através do Autocontrole.

Aprendemos através da AUTOCONSCIÊNCIA a não mais nos questionar sobre os motivos dos acontecimentos negativos da vida, colocando-nos na confortável posição de vítimas de um destino cruel, da injustiça divina, dos pais ausentes, do filho malcriado, e tantas outras situações.

A AUTOCONSCIÊNCIA nos traz uma melhor compreensão em relação aos fatos do passado, quando trocamos o “por que isto aconteceu comigo”, de forma vitimesca, pelo “para que isto aconteceu”, ou seja, “o que literalmente tenho que aprender com relação a este fato”, para que não volte a se repetir.

O autoconhecimento abre portas para que possamos “viajar para dentro” pois, é somente dentro que conseguiremos resolver a maioria dos nossos conflitos pessoais, geradores de desequilíbrios e emoções tóxicas de toda ordem: a raiva, o descontrole emocional, a ansiedade, o estresse, os ciúmes, a inveja, a maledicência, a irritabilidade, entre outros.

Lidar com a sombra é um processo lento e gradual, porém, seguro, quando constatamos que, efetivamente algo mudou dentro de nós.
Se antes, impacientes, intolerantes, raivosos, magoados, agora através do processo de auto-observação, abrimos nossos olhos para uma outra realidade que, até então nos era desconhecida.

Não há uma única criatura, na face da Terra, PERFEITA, portanto, como podemos julgar, condenar, criticar, quem quer que seja, inclusive a nós mesmos?   
Precisamos, sim, através desta busca interna, aprender a melhor nos conhecermos, efetivando nossa REFORMA INTIMA, compreendendo e aceitando que nossas sombras/ defeitos, fazem parte das nossa jornada.
Afinal, sabemos que LUZ e SOMBRA caminham lado a lado, portanto, fazem  parte da nossa trajetória de vida.
 
Texto Revisado



 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 12



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Tania Paupitz   
Tânia Paupitz é Artista Plástica e Professora de Artes, há 37 anos, sendo sua marca registrada as cores fortes e vibrantes, influência dos estudos de vários artistas Impressionistas. Cursos de Pintura em Óleo sobre tela, para iniciantes, adultos, terceira idade. www.taniapaupitzartes.blogspot.com waths - 48 9997234
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.