Janela da Alma

Janela da Alma
Autor Tania Paupitz - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Diante do autoconhecimento, o processo da autodescoberta se descortina diante de nossos olhos físicos, permitindo que possamos ir de fato, ao encontro de nossa verdadeira essência, ampliando o leque de nossas percepções internas, efetivando-se um novo olhar para a vida e tudo os que nos rodeia, diante deste maravilhoso   mundo interno que nos habita.
Ao abrirmos a janela da vida, estamos sempre nos deparando com situações positivas e negativas que, ora nos colocam em estado de júbilo ou melancolia, porém, cabe a cada um de nós aprender a ressignificar tudo aquilo que desassossega nossa Alma, buscando dar um novo sentido as nossas experiências terrenas, para que nossa autoconsciência se fortaleça.

A Autoconsciência nos tira da posição confortável de “vítimas de um destino cruel e injusto”, ao invés de “Por que isto aconteceu comigo”, importante que nos façamos a seguinte pergunta:  “Para que/ qual a finalidade deste acontecimento na minha vida? ”, ou seja, o que eu tenho de fato a aprender com esta situação?

O autoconhecimento nos permite irmos ao encontro desta “autoconsciência”, onde paramos de PROJETAR nos outros, nossas mazelas e situações mal resolvidas, buscando tomar consciência daquilo que de fato nos pertence, diante de emoções perturbadoras, descontroles emocionais, embates pessoais, conflitos, culpas, raiva, ressentimentos, mágoas etc..

Diante da RAIVA, numa situação mal resolvida de trânsito, por exemplo, podemos criar caminhos internos que nos permitam sair da prisão que ela nos impõe, geralmente, repleta de certezas e verdades definitivas; onde acabamos ficando presos nas armadilhas do ego.  

Ficamos cegos, agimos de forma irracional, transformando-nos em verdadeiros algozes de nós mesmos, trazendo desequilíbrios de toda ordem no âmbito físico, emocional e espiritual.

Aprender a ressignificar uma emoção tóxica é a capacidade que todos temos e nem sempre temos consciência de encarar, de forma simples e prática, as situações conflituosas, trazendo-nos uma melhor compreensão de nós mesmos.

AUTOCONSCIÊNCIA deve caminhar lado a lado com o processo de auto-observação diante de qualquer processo  terapêutico, efetivando-se a  ressignificação dos eventos e situações adversas em nossas vidas.

 Texto Revisado

 

 



 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Tania Paupitz   
Tânia Paupitz é Artista Plástica e Professora de Artes, há 37 anos, sendo sua marca registrada as cores fortes e vibrantes, influência dos estudos de vários artistas Impressionistas. Cursos de Pintura em Óleo sobre tela, para iniciantes, adultos, terceira idade. www.taniapaupitzartes.blogspot.com waths - 48 9997234
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.