O Despertar da Melhor Idade!

O Despertar da Melhor Idade!
Autor Tania Paupitz - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Lendo o livro “O DESPERTAR DO ESPÍRITO” de Divaldo Franco, através do Espirito Joana de Angelis, encontrei um estudo interessante, sobre os diversos mitos e receios que envolvem a questão da velhice ou terceira idade, diante da materialidade da vida. 

Segundo a mentora JOANA: “A terceira idade, conforme se convenciona chamar hodiernamente de velhice, deve representar sabedoria, riqueza decorrente das experiências, período próprio para o repouso, devendo ser considerada inevitável e ditosa pelo que encerra de gratificante, após as lutas cansativas de buscas e realizações”.

Podemos pensar que, somos o reflexo de nossos pensamentos e comportamentos diante da existência terrena, procurando buscar através da alegria do viver, do autoamor e de uma autoestima saudável, preservando-se o pensamento ativo, indo ao encontro do bem servir, mantendo-se útil em qualquer área da vida, contribuindo positivamente em favor dos grupos familiar e social.

 Obviamente que, com o avançar da idade, muitos problemas podem surgir, não somente físicos, mas tambem emocionais e espirituais. 
Lidar bem com a nova fase da melhor idade, é termos coragem de nos reinventar a cada momento, traçando rotas seguras, para que a nossa viagem interior, torne-se cada vez mais prazerosa, especialmente, diante do SER em detrimento do TER.
Compreender de antemão que, diante da inevitavel morte do corpo fisico, nada  levaremos em termos materiais, vamos pouco a pouco, exercitando a prática do “desapego”, em prol de nossa conquista interna, transformando o “homem velho”, arraigado a velhas crenças e valores distorcidos, em um “ homem novo”, disposto a efetuar seu processo de burilamento, tal qual a borboleta que ao desprender-se do casulo, voa formosa e radiante, ao encontro de uma nova vida.

 Li uma frase (Jorge R Nascimento) que achei interessante compartilhar:  “IDOSO é quem tem muita idade; VELHO é aquele que perdeu a jovialidade” -   “A idade causa degeneração das células, enquanto a velhice a degeneração do Espírito”.

Ainda segundo a mentora Joana de Angelis/Divaldo Franco: " Há muitos jovens fracos pela sua constituição orgânica, o que não os impede de crescer e realizar-se. O mesmo ocorre com os velhos, que podem ser fracos ou fortes, com estrutura muito bem equilibrada ou deficiente, sem que isso lhes afete o comportamento social, espiritual e humano”.

Naturalmente, a prática de exercícios físicos específicos à faixa etária de cada um, a alimentação saudável e bem orientada, o cultivo de bons pensamentos, as leituras enobrecedoras, a prática da prece diária e o sentimento de gratidão, constituem cardápio excelente para chegar-se a uma velhice plena e realizada.

Segundo o livro “O despertar do Espirito", a  mentora complementa:  “O conceito materialista de que a morte arrebata a existência, torna-se um suplício para o idoso, ou qualquer pessoa, por constituir-se condenação da vida e aniquilamento“.  É natural que na velhice tenhamos receio da morte, especialmente, para aqueles que enxergam a vida somente, sob a ótica materialista. Buscar um “sentido” para própria existência, torna-se imprescindível para que possamos ampliar nosso olhar, para um futuro mais ditoso.

Lembremos do autor “Vitor Frankl” que viveu num campo de concentração durante o nazismo, onde em seu livro “O Sentido da Vida” comenta: “ O sentido da vida é único para cada pessoa e muda de acordo com a época e situação de cada um, (não é o mesmo a vida inteira), é concreto (podemos realizar) e acessível a todos.    Entretanto, para Frankl: “o sentido da vida não deve ser egocêntrico, pois felicidade e prazer não são motivos para a existência, eles são efeitos colaterais.

 “É preciso dedicar-se a algo maior que si mesmo, a uma causa ou ao amor a outra pessoa. E mesmo diante do sofrimento é possível encontrar sentido. Você é capaz e livre para escolher o que lhe traz sentido e, portanto, responsável por suas escolhas. 

A VIDA sempre oferece um sentido, cabe a nós discernir qual o nosso, portanto, lembre-se: “Não deixe de aproveitar cada segundo”.

E VOCÊ JÁ PENSOU QUAL O SENTIDO DA SUA VIDA?

Texto Revisado

 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 64



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Tania Paupitz   
Tânia Paupitz é Artista Plástica e Professora de Artes, há 37 anos, sendo sua marca registrada as cores fortes e vibrantes, influência dos estudos de vários artistas Impressionistas. Cursos de Pintura em Óleo sobre tela, para iniciantes, adultos, terceira idade. www.taniapaupitzartes.blogspot.com waths - 48 9997234
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.