Jornada para a consciência

Jornada para a consciência
Autor Tania Paupitz - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Refletindo sobre o livro “O SER CONSCIENTE” de Divaldo Franco, através da mentora Joana de Angelis, encontramos:  

“O ser consciente deve trabalhar-se sempre, partindo do ponto inicial da sua realidade psicológica, aceitando-se como é e aprimorando-se sem cessar. Somente consegue essa lucidez aquele que se autoanalise, disposto a encontrar-se sem máscaras, sem deterioração. Para isso, não se julga, nem se justifica, não se acusa nem se culpa, apenas descobre-se”.
Refletindo sobre a frase acima, lembrei do tema “Autoconhecimento”; do quanto todos nós precisamos fazer esta viagem interna, sob pena de vivermos uma vida sem sentido.  Este processo torna-se no decorrer da vida uma necessidade imprescindivel, especialmente, para aqueles que desejam tornar-se seres mais “despertos”, mais humanizados; já que é através deste autoconhecer-se que nos tornamos mais conscientes das mudanças de comportamentos que, necessitamos efetuar em nossas vidas.

 Quem de nós nao desejaria ser uma pessoa mais serena, paciente, equilibrada, tendo um maior controle emocional, diante de todas situações adversas da vida?  A verdade é que, quanto mais conscientes somos de nossos estados internos, mais fortes estaremos diante de críticas ou julgamentos alheios e todas adversidades que a vida apresenta. O autoconhecimento faculta nos libertarmos dos aplausos ou de reconhecimentos externos, pois deixamos de esperar pelo outro, indo ao encontro de nós mesmos.

No livro “Reforma Intima sem Martírio” de Wanderley de Oliveira – espirito Ermance Dufaux, encontramos: “AUTOILUSÃO é aquilo que queremos acreditar sobre nós mesmos, mas, que nem sempre corresponde à nossa realidade interna, daquilo que verdadeiramente somos. É a miragem de nós mesmos ou aquilo que fantasiamos a nosso respeito".

Comenta Joana de Angelis (O ser consciente): “Quem posterga o autoconhecimento, não se realiza satisfatoriamente, porque permanece perdido em um espaço escuro, ignorado dentro de si mesmo”.
Chico Xavier, complementa: “Quem abandona o cultivo de si mesmo permite que o matagal de suas imperfeições tome conta da alma”.
A conquista de si mesmo, portanto, resulta de um esforço continuo e persistente de nossa parte, na busca do aprimoramento do Ser.                                                                                                                                                            
O homem que supera a si mesmo encontra dentro de si todas as ferramentas básicas que o levam ao encontro de uma autoestima saudável, a autoaceitação, a autoconfiança, vivenciando o autoamor em sua plenitude, indo ao encontro de uma vida mais feliz e harmoniosa.
Há um provérbio africano que incita nossa reflexão: "Quando não há inimigo dentro, os inimigos de fora não podem fazer mal algum".
 
Joana de Angelis (Divaldo Franco), conclui lindamente: “A conquista de si mesmo está ao alcance do querer para ser, esforçar-se para triunfar, do viver para jamais morrer...”
 
Texto Revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Tania Paupitz   
Tânia Paupitz é Artista Plástica e Professora de Artes, há 37 anos, sendo sua marca registrada as cores fortes e vibrantes, influência dos estudos de vários artistas Impressionistas. Cursos de Pintura em Óleo sobre tela, para iniciantes, adultos, terceira idade. www.taniapaupitzartes.blogspot.com waths - 48 9997234
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.