Ninguém é melhor do que ninguém!

Ninguém é melhor do que ninguém!
Autor Paulo Tavarez - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


É surpreendente como aqueles que ainda não estão prontos para despertar são exatamente os mesmos que defendem com fervor o sistema que os escraviza. No filme "Django Livre", dirigido por Quentin Tarantino, o mordomo negro, criado na casa grande, é quem demonstra maior indignação e preconceito racial diante do negro liberto que é recebido como hóspede pelo dono da casa (seu dono), evidenciando o quanto o sistema o condicionou.

Estamos em uma época de grandes conflitos, onde aqueles que expandem a consciência e conseguem enxergar a realidade de forma sistêmica muitas vezes se revoltam com as dificuldades daqueles que ainda estão presos a velhos padrões lineares e cartesianos de pensamento. Isso cria trincheiras, abraça-se ideologias e a possibilidade de encontrar soluções fraternas para as contendas que se apresentam torna-se cada vez mais distante.

É crucial compreender que a manga só cai do pé quando está madura, portanto, não devemos interferir no processo de maturação de uma consciência, pois essa tarefa pertence à própria Natureza e não ao homem. É necessário deixar o Universo agir, e aqueles que conseguiram sair da caverna devem ser muito compreensivos com aqueles que ainda não estão prontos e optaram por permanecer nas sombras da ilusão em que sempre viveram.

A Lei da Sociedade é uma Lei Natural, parte da ordem cósmica. Os mais adiantados são constrangidos a conviver com os mais atrasados com o propósito de servirem de exemplo e referência. Eles trazem prerrogativas de auxílio, amparo e orientação para mostrar o caminho, não para impor conceitos à força. Devem utilizar o amor como instrumento de transformação para aqueles que ainda não enxergam a realidade, e não insistir em viver enclausurados para combatê-los ou hostilizá-los.

Não podemos acelerar o fluxo do rio; a vida tem seu próprio ritmo. Embora as intenções sejam boas, é importante reconhecer que o inferno está cheio de pessoas bem-intencionadas.

Seja a luz que iluminará todos ao seu redor e preocupe-se apenas em tornar-se cada vez mais iluminado. Quanto mais poderosa for essa luz, maior será seu alcance, alcançando mais pessoas. Se deseja ajudar alguém, ajude a si mesmo. Se quiser mudar alguém, mude a si mesmo. Esteja certo de que todos se beneficiarão com o seu progresso. Um dia, todos compreenderão que só podemos ajudar e mudar a nós mesmos, pois só existe esse "nós mesmos"; todo o resto é ilusão.

São Francisco de Assis dizia: "Para pregar a paz, primeiro você deve ter paz dentro de si". Portanto, qualquer discurso autoritário, agressivo, voltado para impor opiniões ou conduta, é apenas um reflexo de nossa pequenez. Faz parte do antigo hábito querer transformar o outro à nossa imagem e semelhança. Enquanto insistirmos em remover os ciscos alheios, não estaremos atentos à trave que existe em nosso próprio olho.

Os verdadeiros gurus revelam-se através de seus exemplos, não de suas retóricas. Marco Aurelio dizia "Não perca mais tempo discutindo sobre o que um bom homem deve ser. Seja um". Os verdadeiros revolucionários são aqueles que enfrentam os limites do próprio medo. Que força teria o discurso de um Tiradentes se ele não tivesse sido enforcado? Como inspirar coragem no coração de um povo dominado, covarde e combalido, se ele mesmo não nos desse exemplo dessa mesma coragem? Aprenda a ser o exemplo daquilo que deseja ver no mundo, afinal, um grama de exemplos vale mais do que uma tonelada de conselhos.

Somos todos iguais, todos possuímos o mesmo DNA Divino. Nossa essência é perfeita e reflete a obra de um Grande Artífice; portanto, não devemos nos entregar às ilusões de superioridade, nem nos considerarmos especiais por compreendermos coisas que a grande maioria ainda não compreende. Se você conseguiu despertar, isso é maravilhoso, mas respeite aqueles que ainda dormem.

Texto Revisado
 
 
 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 12



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Tavarez   
Conheça meu artigos: Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador, escritor, nada disso me define. Eu sou o que Eu sou! Whatsupp (só para mensagens): 11-94074-1972
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.