Como saber se um Relacionamento é Tóxico ou Abusivo?

 Como saber se um Relacionamento é Tóxico ou Abusivo?
Autor ROBERTO DANTAS - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Costumo receber muitas mensagem me fazendo este questionamento e mesmo em atendimentos não é raro algum paciente relatar que vive um relacionamento toxico, mas que se revelam durante a terapia como um relacionamento Abusivo.  

Esta dúvida é muito comum, por isso resolvi esclarece-la neste curto artigo para que possa solucionar a dúvida de mais pessoas. Muitas pessoas confundem e relatam muitas vezes um relacionamento Abusivo como um Relacionamento Tóxico.

Embora relacionamentos Tóxicos e Abusivos possam compartilhar algumas características sobrepostas, eles são distintos em suas dinâmicas e gravidade.


"Todo Relacionamento Abusivo é Tóxico, mas nem todo Relacionamento Tóxico é Abusivo"


Aqui está a diferença entre os dois:

Relacionamento Tóxico:

  • Um relacionamento tóxico é caracterizado por padrões de comportamento prejudiciais que afetam negativamente a saúde emocional e mental dos parceiros envolvidos.

  • Pode envolver comportamentos como críticas constantes, manipulação emocional, ciúme excessivo, falta de comunicação saudável, desrespeito aos limites pessoais e falta de apoio mútuo.

  • Embora esses comportamentos possam ser prejudiciais, eles podem não necessariamente cruzar a linha para abuso grave ou maltrato físico.

Relacionamento Abusivo:

  • Um relacionamento abusivo envolve um padrão de comportamento controlador, coercitivo e dominante por parte de um parceiro em relação ao outro.

  • Pode incluir abuso emocional, psicológico, verbal, físico, sexual, financeiro ou digital.

  • Os comportamentos abusivos têm a intenção de exercer poder e controle sobre o parceiro e podem causar danos físicos, emocionais e psicológicos significativos.

  • O abuso pode ser sutil no início e se intensificar ao longo do tempo, tornando-se cada vez mais destrutivo e perigoso.

Em resumo, enquanto um relacionamento tóxico pode ser prejudicial para o bem-estar emocional dos dois parceiros, isso pois se instala no plano psicológico e na maioria das vezes nem um dos parceiros percebe que estão envolvidos nesta trama pois é subconsciente.  

Já um relacionamento abusivo vai além, envolvendo um padrão consistente de comportamento prejudicial e controlador que pode ser na maioria das vezes consciente e intencional por parte do indivíduo Abusador que acessa mesmo que intuitivamente as fraquezas do parceiro vítima podendo ter como consequências danos graves e duradouros.

Hoje em dia existem muitas formas de lidar com este problema, mas antes de tudo é importante a pessoa perceber os sinais de ambos os tipos de relacionamentos e buscar ajuda e apoio para sair de situações prejudiciais, Mas mais do que saber diferenciar os dois tipos de relacionamentos é importante perceber que o relacionamento não está saudável, reconhecer que precisa de ajuda.




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: ROBERTO DANTAS   
Roberto Dantas, escritor e psicólogo, especialista em saúde mental, vínculos afetivos e relacionamentos. Atua há 26 anos na clínica. [email protected] – Whatsapp: 11 9 8155-9952
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.