O poder da Presença

O poder da Presença
Autor Marcia Dario - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Em primeiro momento a comunicação verbal e a linguagem corporal impactam qualquer audiência ou meio-ambiente. Sua imagem, seu tom de voz expressam imediatamente sua presença, gerando simpatia, antipatia, desconfiança ou curiosidade.

Também acreditamos mais em pessoas que projetam entusiasmo, paixão, coragem, confiança, determinação e entusiasmo. Dessa forma, naturalmente, esses atributos mostram ao público o quanto conseguimos expressar nossa personalidade. O medo é o outro grande fator que indica estarmos desconfortáveis ou ansiosos: a musculatura do nosso corpo se enrijece, a voz pode ficar trêmula ou esganiçada, os olhos dilatam e a boca seca.

Não temos dúvida de que as primeiras impressões apresentam certo grau de fragilidade, pois algumas pessoas, após 5 minutos no palco, se acalmam, relaxam e tornam-se espontâneas e seguras.

A autora Amy Cuddy, especialista em Comunicação, compartilha alguns conceitos sobre Presença:

" 1. Presença é a remoção de julgamentos, barreiras e máscaras, de modo a criar uma conexão verdadeira e profunda, com pessoas ou experiências. (Pam, EUA)".

" 2. Presença é adorar as pessoas à sua volta e apreciar o que você faz por elas. (Anônimo, Croácia".

" 3. Presença é ser eu mesmo e me manter confiante, aconteça o que acontecer. (Abdelghani, Marrocos."

Em minha experiência, ao longo desses anos, "Presença" é a nossa capacidade de perceber, sentir o outro ao ponto de comunicar aquilo que ele quer ou precisa ouvir! Não teria uma melhor definição para mim!

Mas, cada um com suas experiências poderá ter um outro conceito, que fará sentido para ele e para o seu público.

Algumas características são apreciadas por pessoas e  tem a ver com transmissão de valores: caráter, humildade, empatia, sintonia, transparência e coerência. Algumas habilidades, como a de ouvir com atenção o seu público, transmitir conhecimento técnico e pertinente aos interesses, bem como transmitir de forma gentil, sem arrogância todo o potencial da apresentação.

Não é necessário demonstrar excessiva extroversão, os quietos também seu poder!

Por fim, precisamos abdicar do desejo de controlar o julgamento do outro! Faça o seu melhor, com alma, dedicação e acontecerá a sinergia e o resultado positivo!

O que a Cinesiologia pode fazer por você: desativar os padrões que impedem um profundo autoconhecimento, elevando sua autoestima e capacidade de fazer escolhas para o sucesso!









Abraços carinhosos!

Márcia Dario



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcia Dario   
Márcia Dario graduou-se em Letras (português e inglês). Especializou-se em Recursos Humanos, Marketing, Cibernética Social, Psicobiofísica, Psicopedagogia e em Cinesiologia Aplicada pela escola "Three in One Concepts", sendo facilitadora desde 1994. Fez também Locução, Rádio e Dublagem. É Coach, pelo Instituto Holos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.