A presença como prática espiritual

A presença como prática espiritual
Autor Rafaela Machado - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Outro dia li uma frase de uma monja budista chamada Jetsunma Tenzi Palmo  que dizia mais ou menos assim: "Dizemos que não temos tempo para praticar, mas toda nossa vida é nossa prática".  E, sua fala, tão simples, coerente, profunda e verdadeira ressoou muito comigo. E, principalmente, com o que eu vivo e busco sustentar.

Só que para a maioria de nossa sociedade, que vive adormecida, anestesiada, em estado de sono profundo, totalmente desconectada da presença e do seu verdadeiro eu, pode parecer apenas uma frase clichê, como tantas outras nesse mundo de informação, ou melhor desinformação, tão carente de sabedoria.

Nossa humanidade, em sua maioria, ainda separa o espiritual da matéria, como se isso fosse possível. Mais que isso, acredita que só quando pausa sua rotina para fazer uma prática ou vai há um espaço "religioso" e/ou "espiritual", está de fato praticando seu "sadhana" ( uma palavra sânscrita que significa "prática espiritual") . Algo como, enquanto estou ali, estou presente e consciente, saí desse "lugar e espaço", volto a agir de forma automática, desprovida de presença, não me importando com minhas escolhas e ações.

Isso de fato se dá, porque estamos sempre vivendo das memórias do passado ou projetando o futuro, sem nenhuma ação prática e real, raramente estamos presentes no momento presente. Só a presença plena é capaz de dissolver o passado e o futuro.

Eu falo isso, porque passei muitos anos da minha vida brigando com fantasmas e recriando/ revivendo esse passado como se fosse presente. E, não só isso, nossa humanidade vive recriando as dores e traumas e com isso criando mais conflitos e guerras a nível macro. Só que o macro nos mostra como está o micro. E o chamado é trabalharmos cada um em si, e assim, iluminarmos o todo. Nos libertarmos da nossa própria ignorância.

Que possamos estar presentes em nossas vidas, com consciência e clareza que nossa vida é a nossa prática. E, se você não souber por onde começar, comece trazendo presença para seu mundo interior, se preencha dessa consciência que você é, e toda ação que se propor a fazer será plena de inteireza. Gratidão por estarem aqui!
Texto Revisado


 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 22



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Rafaela Machado   
Sou Consciência, mas estou Mulher, Mãe, Pedagoga fora da caixa, Terapeuta Integrativa, Alinhadora Energética, Regida pela Lua, Filha da Terra, Guardiã do Ventre e Facilitadora de Processos Inconscientes.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.