“O oráculo deve ter dito isto, porque eu reconheço que nada Sei”.
Gostaria de convidá-los a aprofundar um pouco esta frase. Muitos entendem que ele teria dito isto movido por um sentimento de humildade. Ou por entender a limitação da mente humana que impede saber tudo ou que quanto mais conhece, mais enxerga o quanto ainda resta a conhecer.
Bem, eu creio que tal declaração de Sócrates se refere ao fato de manter a mente “espaçosa”.
No momento que admitimos ou entendemos que conhecemos alguma coisa, uma porta se fecha. Não cabe mais nada.
Na verdade, não há evolução, crescimento, o que ocorre é estagnação. Observe que quando falamos que sim, conhecemos algo, não há espaço para um novo conhecimento, uma nova perspectiva ou mesmo uma mudança.
Nossa vida diária é repleta de “conhecimentos” e desta maneira caímos na repetição tediosa e que na maior parte das vezes não leva a lugar nenhum.
Infelizmente, muitos segmentos de nossa sociedade e posso falar, com um pouco mais de propriedade, sobre a Ciência. Ela tem sido cercada de “conhecimentos” fechados, certezas arrogantes e tudo o que estamos conseguindo é não sair do lugar. Não obter resultados harmónicos que levem a crescimento.
Observe. Observe-se.
Não se sobreponha. Não julgue.
Texto Revisado





Compartilhe



Tania Orlando. Física com especialização em Astrofísica. Estudiosa da Ciência Sagrada, Filosofia e Espiritualidade. Mais sobre meu trabalho no site www.inteligenciaintegrativa.com E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |