SAUDE / DOENÇA E AS ESSÊNCIAS FLORAIS

SAUDE / DOENÇA E AS ESSÊNCIAS FLORAIS
Autor Rita Maria Brudniewski Granato - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


O Dr. Eduard Bach dizia que a doença tem suas causas nas atitudes mentais e emocionais de cada ser humano, que ao serem tratados, fariam desaparecer a enfermidade. Por isso individualizava cada caso, buscava as causas da enfermidade na atitude mental do paciente, que era produto de sua vida mesmo, e utilizava as essências florias, que atuavam sobre os sintomas mentais e emocionais em desequilibre, permitindo retomar por si mesma a mudança do caminho de sua saúde e bem estar.

A doença, então, não é somente o conjunto de sintomas desagradáveis resumidos em um nome qualquer. São todas as manifestações do ser para adaptar-se a vida, já que não há enfermidade e sim enfermos que padecem. Por isso para corrigir a doença, isto é, para equilibrar o enfermo, tem-se que ir muito mais a frente de um simples alívio dos sintomas orgânicos que incomodam. É possível buscar as causas na vida do ser, entende-las e atuar sobre elas de maneira coerente para cada caso. E esse trabalho deve ser tanto do terapeuta como do paciente.

Com freqüência as manifestações orgânicas são unicamente a ponta de um "iceberg" de nosso doente e se somente trabalhamos com estas, estamos esquecendo tudo que teria causado esse problema. O melhor é o paciente ter consciência de seu ser e de tudo que ocorre, para ser responsável por sua vida e sua saúde e não sofrer conseqüências desagradáveis com elas.
Denomina-se "Medicina Floral" o sistema terapêutico descrito pelo Dr. Edward Bach, onde são utilizadas as essências florais como "medicamentos".
A Terapia Floral é uma poderosa ferramenta terapêutica, mas não é a panacéia universal. Ela atua como auxiliar de tratamentos da Medicina convencional, das Psicoterapias, etc.

Quanto à eficácia das essências, pode ser observada nos pacientes de forma imediata, às vezes em médio prazo, onde o paciente precisa de auto-observação, paciência e confiança no processo, para que os bloqueios ou as tensões sejam desfeitos.
As essências Florais atuam em várias síndromes, auxiliando no tratamento destas:
Depressão, Doença do Pânico, Obsessão, problemas da adolescência, doenças auto-imunes, problemas escolares, Insônia, distúrbios da TPM e da Menopausa, Stress, doenças terminais e tc.

As Essências Florais podem ser administradas em qualquer fase da vida do paciente, podendo até ser utilizadas no desenvolvimento de atitudes ou qualidades no caso de artistas e desportistas. Também para a ajuda em momentos transcendentais da vida, como nas mudanças, nas tomadas de decisão, nos conflitos, nos rompimentos afetivos, etc.
Em doenças terminais podem tornar mais fácil o processo de vida que está chegando ao fim, de uma forma diferente e com mais tranqüilidade.
Existe um axioma básico para quem trabalha ou para quem se trata com essências florais: "Não há doenças e sim doentes". (Dr. Edward Bach)

Dra. Rita Maria Brudniewski Granato www.ritagranato.psc.br


Especialista em Terapias Florais
Tel./Fax: 0xx 21 3325.0301



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 569



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
Conteúdo desenvolvido por: Rita Maria Brudniewski Granato   
Sua metodologia atual de trabalho combina diversas áreas da Psicologia tradicional e moderna, com resultados altamente eficazes comprovados pela recuperação de centenas de pacientes ao longo dos seus mais de 30 anos de profissão Especializou-se em atendimento a adultos, adolescentes, crianças, casais e família.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.