COMPROMISSO

Autor Rose Romero - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Em nossa cultura certas palavras e atitudes estão tão fora de uso que até esquecemos seu significado. Uma delas é o compromisso.
No dicionário encontramos a definição de compromisso como um comprometimento ou obrigação, promessa solene.
Sinto que a palavra assim como a atitude quase caiu em desuso, devido a necessidade irrefletida de liberdade de nossa época. Uma liberdade que não leva em consideração nem o comprometimento com os valores mais próprios e essenciais de nossa essência como indivíduos.

O compromisso é um dos fundamentos mais importantes do caráter, e é a base de todos os relacionamentos, porque é dele que nasce a confiança, fiar-com, tecer-com, entrelaçar-com. E a confiança, ou a falta dela, geralmente está envolvida nas primeiras feridas de todo ser humano, na geração da maior parte dos problemas de insegurança e baixa auto-estima.

Nossa primeira providencia em relação ao cuidado com a nossa inteireza, com a criança ferida que há em nós, é o de entrar em contato com ela e assumir o compromisso de cuidá-la, de ouvi-la, de acompanhá-la e principalmente de amá-la. Olhar para si mesmo e resgatar o sentido de valor próprio no que diz respeito ao que é mais valoroso e importante para a nossa própria nutrição como indivíduos.
Parar um segundo e com intenção firme se perguntar: O que me nutre como pessoa? O que me faz sentir inteira, completa, feliz?
Muitas vezes vamos descobrir que todo suporte material que almejamos ou conquistamos é apenas suporte mas não base, fundação, estrutura.

Assumir um compromisso consigo mesmo requer um mínimo de ética e expectativa da própria alma, afim de não decepcionar a parte moral (a justiça, o dever) e a parte divina (a necessidade da alma) de nós mesmos, pois um compromisso deve ser honrado não importa o que acontecer.

Esse primeiro contato deverá ser buscado em lembranças, sentimentos, situações, que sugiram um não compromisso básico na infância daqueles que eram importantes para a sua criança. Situações, sentimentos, lembranças que você sente que possam ter deixado alguma marca na sua auto-estima, autoconfiança e mesmo confiança nos outros e no mundo.
Dessa forma, além de dar atenção e cuidado a você mesmo, estará fazendo o trabalho que muitas vezes esperamos que outros façam magicamente, pois os outros além de desconhecerem nossas necessidades não as podem suprir já que estas são basicamente nossas e só podem ser nutridas com a nossa energia e do nosso jeito.

Quando assumimos um compromisso com a nossa saúde, o nosso desenvolvimento, alegria ou felicidade, pró-agimos e descobrimos uma força interior que nos guia para o nosso verdadeiro caminho, singular, próprio e original. E o que é melhor, verdadeiramente nos sentimos livres, pois não depositamos mais no outro as expectativas e a Graça da vida.
Finalmente podemos perceber que a Graça está em nós, que a Graça somos nós!

Rose Lane Romero da Rosa
Psicóloga Junguiana e Pesquisadora de Teologia Feminina
E-mail: [email protected]

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 102



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Rose Romero   
Psicóloga Junguiana, Teóloga e Facilitadora das Oficinas ArteVida de Meditação do Projeto Labirinto
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.