Casamento: É Possível Evitar o Stress? 2ª Parte

Casamento: É Possível Evitar o Stress? 2ª Parte
Autor Priscila Gaspar - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Como vimos anteriormente, os fatores de stress podem ser reais ou imaginários. Para se prevenir ou minimizar o stress nessa fase tão atribulada, inicialmente deve-se separar os fatores reais dos imaginários, lembrando que um compromisso marcado é um fator real, mas a preocupação antecipada com esse compromisso é um fator imaginário!
Quanto aos fatores reais, manter uma agenda e a organização, verificando o que pode ser realizado por outras pessoas. É interessante que, feita uma lista de todas as providências, compromissos e respectivos prazos, os noivos verifiquem o que pode ser delegado a outras pessoas. Isso vale também para as outras áreas da vida, como compromissos de trabalho. Quanto menor a carga de trabalho real neste período, melhor. É muito importante reservar um período para o descanso e o relaxamento, permitindo-se não pensar em nada. Praticar alguma atividade física, yoga, meditação ou simplesmente deitar-se e ouvir uma música podem combater efetivamente os males orgânicos do stress, revertendo o processo e possibilitando maior disposição. Uma boa alimentação é indispensável para que o organismo possa resistir melhor ao stress. Frutas, legumes e verduras são fontes de minerais e vitaminas essenciais para o equilíbrio orgânico.
Já com os fatores imaginários, deve-se a princípio tomar consciência deles, começando por fazer cada coisa no momento certo, evitando a “pré-ocupação” (ocupar-se previamente) e a ansiedade com os fatores reais. Aceitar suas eventuais dúvidas, medos e fantasias faz parte de um processo de auto-conhecimento e amadurecimento, essencial para que a relação do casal se estabeleça em bases sólidas. Também ter em mente que a realidade nunca é da forma que a idealizamos, fortalece o sujeito para suportar eventuais frustrações. Assim, ele poderá desfrutar melhor dos bons aspectos dessa fase e do próprio relacionamento.
É imprescindível estar preparado para coisas que não dão certo: o atraso da costureira, o salto quebrado, do sofá que não foi entregue, a madrinha que ficou doente e assim por diante. Saber lidar com os contratempos poupa os noivos de desgastes desnecessários. Rir diante do que deu errado, procurar ver o lado bom de tudo e rir até de si mesmo, são formas de atenuar o stress e permitir a busca de soluções viáveis, sem criar dramas que só agravariam a situação.
Assim, com organização, colaboração, descanso, expectativas realistas e bom humor, com certeza os noivos estarão muito bem preparados e com pique para iniciar a nova vida!
QUADROS-RESUMO:
FATORES DO STRESS
REAIS
- excesso de atividades;
- prazos e horários;
- interferência de outras pessoas.
IMAGINÁRIOS
- preocupação;
- medos, insegurança;
- fantasias quanto ao: papel social, identidade pessoal e identidade do casal.

DICAS
- organizar os compromissos em uma agenda;
- delegar tarefas;
- minimizar conflitos com familiares, buscando consenso;
- diminuir, dentro do possível, a carga de trabalho;
- reservar momentos para o descanso e o relaxamento;
- praticar atividade física;
- ter uma alimentação balanceada;
- aceitar seus medos e dúvidas;
- procurar apoio em alguém que tenha um posicionamento neutro;
- ter expectativas realistas, evitando frustrações;
- encarar com bom humor os pequenos dissabores.

Leia a 1ª Parte deste artigo:https://www.somostodosum.com.br/clube/artigos.asp?id=9114


Precisando de carro para NOIVA?
Peugeot Preto, com motorista.
Contato: Eduardo Henrique (31)98250-7163 ou [email protected]



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Priscila Gaspar   
Priscila Gaspar é Psicanalista, Terapeuta de Regressão e Terapeuta de Casais, com especialização em Sexualidade Humana. Atende em psicoterapia individual e de casal.Contato: [email protected]
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.