Sobre a Reencarnação

Autor Guilhermina Batista Cruz - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


“ (...)ora, havia um homem, entre os fariseus, chamado Nicodemos, senador dos judeus, que foi à noite encontrar Jesus e lhe disse: “Mestre, sabemos que vieste da parte de Deus, para nos instruir como um doutor; Porque ninguém poderia fazer os milagres que fazeis, se Deus não estivesse com ele."
Jesus lhe respondeu: Em verdade, em verdade, vos digo: Ninguém poderá ver o reino de Deus se não nascer de novo. ”
Disse-lhe Nicodemos: "Como pode nascer um homem já velho? Pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, para nascer segunda vez?"
Retorquiu-lhe Jesus: "Em verdade, em verdade, digo-te: Se um homem não renasce da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. - O que é nascido da carne é carne e o que é nascido do Espírito é Espírito. - Não te admires de que eu te haja dito ser preciso que nasças de novo. - O Espírito sopra onde quer e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem ele, nem para onde vai; o mesmo se dá com todo homem que é nascido do Espírito. "
Respondeu-lhe Nicodemos: "Como pode isso fazer-se?" - Jesus lhe observou: "Pois quê! és mestre em Israel e ignoras estas coisas? Digo-te em verdade, em verdade, que não dizemos senão o que sabemos e que não damos testemunho, senão do que temos visto. Entretanto, não aceitas o nosso testemunho. - Mas, se não me credes, quando vos falo das coisas da Terra, como me crereis, quando vos fale das coisas do céu?"
O Evangelho Segundo O Espiritismo - Capítulo IV

O significado da palavra Reencarnação no Espiritismo é o retorno da alma ou Espírito, à vida corporal, mas em um outro corpo novamente formado para ela, e que nada tem com o antigo.
O Evangelho Segundo o Espiritismo – Capítulo IV – item 4

O objetivo principal de nossa vida na carne (ou encarnação) é, segundo o que nos fala Allan Kardec: "atingir a perfeição através de provas e expiações, e também de nos colocarmos em condições de cumprir nossa parte na criação como colaboradores do Pai nas leis que regem o universo."
O Livro dos Espíritos - Cap II – Questão 132

Para cumprir uma missão, prova ou expiação, o Espírito se utiliza temporariamente de um aparelho(corpo físico), correlato com a matéria essencial do mundo onde viverá, e ali, vivenciará situações que propiciarão o seu despertamento espiritual, e, o fará concorrer para a obra divina, onde, começando simples e ignorante, irá, aos poucos, adquirindo conhecimentos e despertando através deles seus sentidos materiais e espirituais, que ensejarão a implantação nos mundos onde vive, de condições materiais e morais mais avançadas, até atingir a perfeição, tornando-se então, colaborador direto de Deus na sua obra divina.

O Espírito traz ao renascer, a experiência adquirida através de suas múltiplas encarnações, apresentando virtudes e vícios, e problemas a enfrentar, por meio de vitórias, ou perdas e sofrimentos. Todos começam” simples e ignorante, “ mas, o livre arbítrio, necessário à nossa experiência individual, pode fazer com que o Espírito se desvie da rota mais correta, levando-o a quedas morais.

O Dogma da Reencarnação baseia-se na justiça de Deus, e permite que, através dela, os espíritos possam em novas existências, completarem ou concluirem provas que ficaram pendentes em existências anteriores. Aí é que está colocada a justiça divina, ao permitir aos espíritos rebeldes e recalcitrantes no mal, à transformação visando à perfeição dos mesmos, e esta transformação ele adquire em provas e expiações, suportadas em várias existências, onde, vai burilando em cada uma delas, uma parte de seu caráter, adequando-os às leis divinas.

A Doutrina Reencarnacionista responde a várias indagações sobre a justiça de Deus em relação aos homens, pois, através dela, podemos entender as disparidades que ocorrem com pessoas que: nascem com problemas de saúde, sofrem reveses drásticos, são deficientes mentais, além de passarem por inúmeros problemas desde o seu nascimento, sem uma explicação satisfatória que nos diga o porque disso tudo.

Esses irmãos, através das situações restritivas que nascem ou que venham a adquirir, estão refazendo, muitas vezes a pedido deles mesmos, a sua integridade espiritual, e Deus, através de suas sábias leis, permite que eles refaçam pelas expiações e provas a sua caminhada evolutiva.

Está escrito nas leis divinas que, todos alcançaremos a perfeição suprema, mas, por caminhos diversos, pois, existem os que desde o início fazem sua caminhada evolutiva na senda do bem, sem provocar mal a seus irmãos, enquanto outros, o fazem pelo caminho mais difícil, através de dores e tormentos infligidos a eles próprios, como também ao próximo.

Quando O espírito renasce, traz a experiência adquirida através das vidas anteriores e, as qualidades já incorporadas ao seu ser, ficam adormecidas, para que outras experiências possam ser ativadas ou aprendidas, visando a despertá-lo em todos os sentidos, como um ser integral.

Para que possamos conviver harmonicamente no universo é necessário vibrarmos todos pelo mesmo diapasão, e, aqueles que se encontram num estágio de vibração inferior, precisarão atingir, pelo burilameto de seus espíritos, através de provas e expiações, os méritos necessários ao aprimoramento espiritual.

Muita gente, ao assistir um desastre ou acontecimento fatal, geralmente se pergunta o porquê de tal acontecimento ou fatalidade, por que irmãos inocentes padecem tantos males e sofrimentos, sem terem feito nada na atual existência para isso; mas, até nas fatalidades, devemos enxergar a misericórdia divina ao permitir o resgate das ações menos dignas, e, através das várias existências, oser que percorreu caminhos contrários ao amor, pode refazer sua trajetória em direção às leis do Pai, do qual receberá sempre a misericórdia e a benção do recomeço.

O que os ensinamentos espirituais nos falam é que o universo é regido por leis, e que todos nós estamos sujeitos a elas; se trilharmos nosso caminho segundo os princípios das leis divinas, delas receberemos o retorno, através de bênçãos e luzes espirituais; porém, se as infringirmos, vamos receber o troco de nossas transgressões, a fim de que aprendendo pelo erro, possamos encontrar o caminho do bem, a que todos chegaremos um dia, uns mais cedo, outros mais tarde.

Através das vidas sucessivas o espírito vai amadurecendo e despertando moralmente, até chegar ao estágio purificado, onde não será mais necessário passar por provas nem expiações, é precisamente nesse estágio, que ele se transforma num emissário de Deus, colaborando para que as leis divinas se cumpram em sua plenitude, e gozando uma felicidade ainda desconhecida para aqueles que se encontram em estágios mais materializados, que só a vislumbram vagamente, sem terem realmente a noção de sua dimensão sublime.


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 39



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Guilhermina Batista Cruz   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.