Depreciando a si mesma - Blog Autoconhecimento
 


Depreciando a si mesma

Autor: Tania Paupitz
Depreciando a si mesma
Muitas vezes nos pegamos ruminando uma magoa antiga, ou nos percebemos irritados por algo ou alguma coisa que não sabemos bem definir... Se de fato pararmos para nos perceber, de verdade, tendo a coragem de nos encarar de frente, podemos ter a impressão de que estamos diante de uma pessoa desconhecida, pois na verdade, é o que somos ,na maioria da vezes, desconhecidos de nós mesmos.
Talvez, em função da total inconsciencia que constantemente estamos mergulhados, não possamos enxergar de fato quem nós somos. As máscaras com as quais convivemos são muitas e na maioria das vezes, somos quase que obrigados a usá-las , principalmente, quando estamos diante de pessoas ou situações que se encontram para nós, ainda mal resolvidas. É o filho que guarda magoa do pai porque não foi um bom marido para sua mãe , ou foi simplesmente , um pai ausente; é a mulher que se sente abandonada afetivamente, buscando no parceiro aquilo que ele nunca poderá lhe dar; e assim são inumeras as situações que podemos encontrar, de desencanto, decepção, que acabam nos levando para o campo da negatividade, da irritação,do mau humor, no sentido de estar-se de mal com a vida, o que no fundo representa um estar de mal consigo mesmo. Ficamos irritados no transito, xingarmos alguem que nos ofende, reagimos intempestivamente ante uma agressão , tudo isso acaba demonstrando para nós mesmos, que há muito mais coisas escondidas e mal resolvidas, debaixo do tapete do que imaginamos. É preciso coragem para esse enfrentamento de nos olharmos de frente, entrando no nosso intimo, procurando uma maneira de nos observarmos , descobrindo que ainda podemos alterar o rumo das situações e circunstâncias que acabamos criando na nossa vida.
Aquele que está de mal consigo mesmo é o pior prejudicado, pois é ele quem sofre, é ele quem se irrita e se ofende a toa... As pessoas com as quais convivemos podem até se aborrecer perante nossa atitude, porem, para elas, esse é um problema nosso , e nós é quem temos que resolver. Então surge a pergunta: porque sofrer, se irritar ou se ofender? Talvez através dessa pergunta que fazemos para nós mesmos, esteja a chave para compreendermos quem de fato nós somos e, quem sabe, tirarmos alguns aprendizados importantes , que gerem mudanças significativas na nossa vida. Não adianta sairmos ofendendo, agredindo ou mesmo nos irritando com alguem, pois o que fazemos é trazer de volta para nós, toda essa carga de energia negativa que acabamos, despejando em cima de uma pessoa. E de fato, ninguem consegue nos aturar por muito tempo dessa forma, muitas vezes, nem mesmo nós próprios. Por isso, perceba o quanto é importante uma mudança de foco da sua parte, uma decisão firme e corajosa de que quer realmente sair dessa sintonia negativa. Uma coisa é verdade, somente voce pode se ajudar, ninguem mais. Muitas pessoas podem lhe dar conselhos, orientações, enfim, tudo o que voce precisar em termos de apoio, porem, a ajuda principal parte do principio basico da vida: ajuda-te, que os céus te ajudarão.

Publicado em 29/08/2008


Comentário(s)


© Copyright 2024 ClubeSTUM - O conteúdo desta página é de exclusiva responsabilidade do Participante do Clube. O site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços oferecidos pelos associados do Clube, conforme termo de uso.