OBSERVE A SI MESMO E APRENDA. - Blog Autoconhecimento
 


OBSERVE A SI MESMO E APRENDA.

Autor: Tania Paupitz
OBSERVE A SI MESMO E APRENDA.
Uma presença intensa se faz necessaria quando algumas situações provocam uma reação de grande carga emocional...

Podemos estar discutindo com uma pessoa e se não temos um certo controle emocional, tendemos a ficar insconscientes, pois a  reação  ou a emoção   negativa do momento,  acabam  nos dominando de uma tal maneira, que no  final  passamos a ser ela.

Estar no controle de qualquer situação, ou seja, de si mesmo é um ato que requer muita persistência, principalmente , nos dias de hoje, aonde por muito pouca coisa acabamos perdendo a paciencia...

Se nos lembrarmos dos varios momentos em que,  no transito ou numa imensa fila de banco, muitas vezes ficamos impacientes, irritadiços ou até em alguns momentos agressivos, não fica dificil imaginar o enorme esforço que temos que diariamente fazer para contermos nossos impulsos.

É somente quando começamos a experenciar  o momento presente, observando a nós mesmos, um maior grau de presença surge automaticamente em nossas vidas. 

Sempre que posso, no caso de alguma situação desse tipo: estar irritada com alguem ou alguma coisa que me desagrada, procuro sair de mim mesma,  ficando na posição de mera observadora ... é então que examino meus pensamentos, procurando sentir a emoção presente naquele momento especifico - se é raiva, tristeza, decepção ou mesmo uma pequena irritação momentanea.

Nesse momento,  é importante somente observarmos, não julgando nem analisando o que estamos observando. Apenas devemos prestar atenção ao pensamento, sentindo a emoção e observando nossa reação...

É então que algo  magico acontece... a emoção  negativa automaticamente se dilui e então podemos experimentar uma leveza e serenidade nunca antes sentida.

Percebemos que nossa força como meros observadores, supera toda e qualquer adversidade - deixamos de estar aprisionados pela mente.


Publicado em 11/10/2009


Comentário(s)


© Copyright 2024 ClubeSTUM - O conteúdo desta página é de exclusiva responsabilidade do Participante do Clube. O site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços oferecidos pelos associados do Clube, conforme termo de uso.