É uma grande aliada para aquele que busca a melhora de aspectos emocionais. Trata-se de um método baseado na fala, que busca elementos inconscientes e auxilia a tomada de consciência, proporcionando auto conhecimento e apropriação de suas escolhas e de sua vida.
Como funciona a análise?
As sessões são feitas por um psicólogo/psicanalista. A análise é um processo e depende de cada paciente. Geralmente, a frequência é semanal. A base da análise é a fala, por isso é necessário dizer ao profissional todo o conteúdo que exista internamente, para que sejam trabalhados todos os elementos necessários, para uma melhora na qualidade de vida.
Quando buscar ajuda profissional?
Não há um momento exato em que devemos iniciar a análise. Decidir iniciar um tratamento psicológico depende do nosso autoconhecimento. Admitir que estamos vulneráveis e fragilizados requer um movimento de olhar para dentro, para nossa alma e não é fácil. Buscar terapia é um ato de coragem, amor próprio e bem estar.
Abordagem Psicanalítica
Criada por Sigmund Freud, com essa abordagem as pessoas podiam ser curadas tornando conscientes seus pensamentos e motivações inconscientes. O objetivo dessa terapia é trazer a tona emoções e experiências reprimidas, de forma a tornar o inconsciente em consciente. Ela é capaz de tratar transtornos e perturbações psicológicas como depressão e ansiedade. O alvo da psicanálise é facilitar o processo de cura e reabilitação dos pacientes.