Lua Nova, Urano em Touro, Marte em Aquário - Tempo de Mudar

Lua Nova, Urano em Touro, Marte em Aquário - Tempo de Mudar Autor Fabrizio Ranzolin - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Neste dia 15 de maio, sob céus de zodíaco tropical, ocorre a lua nova de Touro, marcando o início do mês lunar sob um pulso fixo de terra. Logo após o início do mês, dia 16, Urano ingressa em Touro, enquanto Marte ingressa em Aquário no mesmo dia, marcando a forte quadratura atual operante Touro/Aquário.

A quadratura Marte /Urano em fixos de ar - terra, respectivamente, que expressa o momento das instabilidades nas estruturas, a partir deste momento, se origina e difunde, cada vez mais para os movimentos coletivos. A pressão para mudanças terá origem no coletivo, em prol de novas perspectivas, a partir das mudanças necessárias das estruturas econômicas e sociais.

A estrutura econômica social atual não comporta mais quem as pessoas são e o que buscam em suas vidas, e assim, mudanças estão emergindo no horizonte de Urano em Touro. Muitas dessas transformações serão abruptas, Urano expressa uma essência rebelde extremista, que invoca mudanças de forma abrupta, e em Touro, o fixo de terra, as coisas podem se precipitar de forma impetuosa. Touro tende naturalmente a inercia e resistência, o domicílio de Vênus aprecia primariamente uma situação de conforto, e qualquer mudança significativa impõem, pelo menos inicialmente, uma fase desconfortável de ajustes.

Urano é o regente de Aquário, e Marte neste, o fixo de ar, rege a ação dos movimentos coletivos, onde as pessoas tendem a levantar um pouco mais a cabeça, e mirando um horizonte mais amplo, “acordam” e se movem de forma mais consciente para buscar o que realmente necessitam e é importante.

O ponto de equilíbrio será empreender as mudanças que devem ser feitas de uma forma gradual, onde um avanço inicial seja precedido de uma pausa de momento de ajuste, para um novo avanço seguido de pausa, e assim por diante. Se forçar mudanças, sem que o meio esteja preparado (Touro quadrado a Aquário) choques serão inevitáveis.

Este aspecto também traz algo muito forte no mundo atual, mesmo que de forma inconsciente, um grande questionamento, quase sempre silencioso, mas que irá começar a pressionar internamente as pessoas para a ação: o valor real do ser humano no mundo. A importância de uma pessoa no social versus o seu poder econômico. O valor do ser humano, os valores que diferenciam as pessoas umas das outras na sociedade serão cada vez mais questionados, inclusive podendo o ser de forma explosiva ou violenta. O questionamento sobre o valor real das pessoas “o sou”, versus “o possuo”.

O valor de uma pessoa na sociedade é definido por quem ela é, a partir de suas ideias, sentimentos e atitudes, ou pelo que ela possui e pelo poder que suas posses naturalmente lhe dão? Tem maior valor real na formação da realidade social quem é e sente ou quem tem e pode? O que diferencia em essência uma classe social de outra, e por quê? E, então, sob esse impacto de revolução dos valores e recursos econômicos em toque de desafio da evolução da consciência social, é que Urano em Touro inicia sua longa fase de 2018 até 2026.

Se o verdadeiro valor é pelo que somos, e não pelo que temos, a sociedade irá reconhecer esse valor em sua estrutura? E o que tem que mudar nas estruturas sociais para que possamos ser quem somos, e possamos expressar com maior liberdade o que necessitamos e buscamos? Que fator, seja econômico ou de valores, seja de raça ou de classe, na estrutura da sociedade atual não permite que as pessoas possam viver com liberdade para buscar os anseios que necessitam? Por que temos que seguir restrições que não nos permitem ser quem somos? E assim, Marte em Aquário quadrando Urano, promete muitos questionamentos e ações que tendem a eclodir e entrar em choque com o “status quo” que por décadas foi intocável.

Marte terá seu período de retrogradação de 27 de junho a 27 de agosto, e por isso este aspecto quadrático a Urano se repete forte no segundo semestre, especialmente em setembro.

Com a força dos fixos de terra, ar e água, ou Urano em Touro, Marte em Aquário e Júpiter em Escorpião, muitas pressões de mudanças e transformações abruptas tendem a se manifestar poderosamente nos próximos meses. Um período de instabilidades sociais e econômicas, onde toda força de contenção ou controle – fixos – apenas tende a aumentar o impacto das explosões a um prazo maior.

Se você sente que nada mais será como antes, e está percebendo isso e fazendo algo concreto para se adaptar, aceitar e mudar as coisas, você está no caminho certo. As estruturas e crenças a que nos segurávamos antes estão caindo, sejam crenças sobre dinheiro e valores, sejam crenças sobre a sociedade, a política ou a família e amigos. Nada mais parece ser sólido o suficiente.

Assim, serão necessárias novas perspectivas, de valores, de crenças, de sociedade. Algo que reflita a beleza mais verdadeira do ser humano, e que, por serem verdadeiras, serão respeitadas por sua essência. Touro invoca o lado mais belo da natureza, que é sagrada e temos que proteger e cuidar, do talento artístico que evidencia o que as pessoas trazem algo belo e divino e que pode inspirar aos demais. Seja por atitudes nobres ou dons recebidos do universo infinito, o verdadeiro valor do humano está em ser a partir de seus talentos de alma. Dinheiro não compra uma linda voz, não compra o talento para música, para a escultura, pintura ou poesia. Pode comprar um lindo piano e uma caneta de ouro, mas somente um ser humano nascido com a música na alma, ou um poeta com a poesia, poderá abrir e fornecer essa beleza para o mundo. A beleza também está em sentir, proteger, cuidar e amar, Urano vai tocar em bom aspecto a Netuno lá na frente, e espero que esta seja a luz que ilumine este novo ciclo. Tenho fé e vibro no melhor.

A revolução das estruturas de valor e da beleza – Urano em Touro irá trazer novas tendências para a economia, e também a moda e a estética. Touro tem relação com os valores monetários, os bens, a moda, a estética e o luxo. E também com a arte e a beleza, o que inspira e traz maior sensação de graça e harmonia através dos sentidos físicos – a Vênus em fixo de terra. Na economia se enfatiza a revolução dos bancos e do “dinheiro digital”, do trabalho através da internet, com mais liberdade, mas também controle e imposições, e as tendências das novas tecnologias regerem completamente a relação valorar – vender – comprar, quanto mais inovadora a tecnologia de ponta, relacionada ao bem, maior valor ele alcança, seja a casa, o carro, a roupa etc. Embora de impactos, serão mudanças graduais e contínuas, é apenas o início desta longa fase de Urano, mas seus ventos se farão sentir desde agora. Urano entra em retrógrado dia 7 de agosto, para posterior retorno a Áries em novembro, retomando o movimento direto na entrada de 2019.

Observe atentamente em seu mapa astral onde se encontra o signo de Touro e Aquário, pois serão a partir destes posicionamentos que revoluções importantes se darão na sua vida a partir de agora.

A última passada de Urano em Touro - 1934 a 1942 - trouxe grandes e radicais mudanças na estrutura social mundial, da política e da economia, na arte e moda no mundo. Apenas a título de nota, na moda se iniciaram os cortes mais ousados, como os decotes exagerados “libertinos”, surgindo novas roupas e estilos. A música - Vênus - iniciou uma nova fase em 1936 o “Swing”, abrindo para novas tendências. i

Nos EUA pegou o início do período de recuperação da grande depressão, entre 1936 e 39, da crise após a quebra da bolsa em Nova York. No Brasil, a derrocada do movimento da revolução de 32, impulsionou o movimento para a nova constituição, promulgada em 1934. Mas, no Brasil, acredito que o movimento mais significativo de Urano em Touro tenha sido a mudança da estrutura econômica, com a queda gradual do antigo no modelo agrário centralizada nos produtores de gado e café, “Café com Leite”, para um novo modelo, o atual, da industrialização.

Urano em Touro refletiu-se também em profundas radicalizações sociais raciais, que acarretaram a abertura para a segunda guerra mundial. No período outras guerras também seguiram em andamento. Em brevíssima resenha sobre a segunda guerra, observa-se que Adolf Hitler ascendeu ao poder, o “Füher”, em agosto de 1934 (Urano ingressou em Touro em Junho de 34) e iniciou planos de estratégias econômicas militares e políticas para a guerra a partir do ano seguinte. A segunda guerra iniciou-se oficialmente a primeiro de setembro de 1939 (Urano em Touro mudou para retrógrado em 29 de agosto de 1939 e Marte ingressou em Aquário a 29 de setembro de 39) com a invasão da Polônia, quando França e Reino Unido declararam guerra à Alemanha Nazista. As derrotas de Hitler e do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) se iniciaram de forma gradual e contundente entre 1942 e 1943, diante dos países Aliados, logo após a saída de Urano de Touro para ingresso em Gêmeos. Essas derrotas consecutivas foram minando o poder do Eixo, culminando com o colapso do regime Nazista e fim da guerra em 1945, com vitória dos países Aliados. Os países Aliados que se uniram e combateram na segunda guerra contra o Eixo foram, principalmente, EUA, Reino Unido, União Soviética, China, Polônia e França, além de dezenas de outros países, incluindo o Brasil.

Mais recentemente, da última vez que Urano mudou de signo, exatamente em 11 de março de 2011, dia do ingresso de Urano em Áries, ocorreu o sismo seguido de tsunami, que atingiu a costa leste do Japão. Foram quase 16 mil mortos e cerca de 2500 pessoas desaparecidas. Além de milhares de mortes, ocorreu a explosão da central nuclear de Fukushima com danos irreparáveis advindos desta tragédia. O Japão recebeu apoio e ajuda humanitária de diversos países e entidades internacionais, equipes de resgate de 45 países foram disponibilizadas, sendo diretamente atuantes na tragédia a Austrália, Nova Zelândia, Coreia do Sul e EUA; a Alemanha enviou especialistas do Technisches Hilfswerk e o Reino Unido colaborou com dezenas de técnicos e cães farejadores para localizar sobreviventes soterrados. Além das equipes de resgate, Taiwan, através de seu presidente, ofereceu a doação de 100 milhões de dólares taiwaneses do Japão. Houve cooperação inclusive de agencias espaciais para compartilhamento de satélites a fim de auxiliar nas buscas.

No momento, desde o início de maio, temos a iminência de uma erupção e explosões com consequências mais devastadoras do vulcão Kilauea, no Havaí, que está devastando toda a região. Por esses dias as atividades de vulcanismo e terremotos dentre outros, que sejam explosivas e abruptas podem ocorrer ou piorar. É como se fosse necessário que a pressão interna seja liberada, em tudo. Por isso, do ponto de vista pessoal, devemos manter um centro interior de calma e serenidade a fim de remediar eventos violentos pontuais. O que há de comum nos dois eventos trágicos mundiais ligados a Urano mencionados acima, guerras e tsunamis, é a união das nações em prol de algo de interesse maior, sendo necessária a troca e colaboração superior e racional entre os diferentes povos e países. Urano regente de Aquário tem como direcionamento, ou consequência, o reconhecimento do que deve ser modificado em prol do todo maior, que está além do indivíduo, e que converge para o coletivo. A percepção de ligação e conexão entre as pessoas para o melhor do todo pode amenizar os grandes sofrimentos do mundo. O crescimento da humanidade está em reconhecer o valor da vida e partir para as conexões necessárias para esta finalidade. Infelizmente, muitas vezes é necessário que grandes e trágicos eventos despertem a consciência de humanidade e fraternidade das pessoas. Enquanto cada pessoa não perceber o sofrimento de forma intensa e real, não fará nada para tentar amenizá-lo.

Assim, vibro com minha alma para que cada pessoa deste planeta comece a auxiliar ao próximo que sofre. Que desperte para esta consciência e aja no agora. Que não fique parada diante dos sofrimentos que lhe rodeiam e faça algo que seja possível. Se cada pessoa for capaz de sentir o sofrimento de outro ser, e ao fazer isso, despertar para a realização de uma ação positiva para minimizar esse sofrimento, mesmo que pareça pouco, multiplicado por bilhões de pessoas, mudará o mundo.

Qualquer ação para reduzir o sofrimento e realizada com desprendimento e de coração já está mudando o mundo.O uso da liberdade com o coração muda o mundo. Pode ser algo pequeno, como comprar um agasalho para quem passa frio, ou uma refeição a quem tem fome. Pode ser escutar, perdoar e ajudar sem julgar alguém que muito necessita. Pode ser escutar o seu próprio coração por mais tempo na sua vida. Meu coração me disse muito claramente: não fuja, sinta esse sofrimento e faça alguma coisa que mude essa realidade. Que tem coragem de sentir e de mudar a sua vida, também pode ajudar a mudar a vida de todo mundo.

imagem da carta astral da lua nova em facebook.com/fabrizio.ranzolin
 


Gostou deste Artigo?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6

Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Sobre o Autor: Fabrizio Ranzolin   
Fabrizio Ranzolin é astrólogo, escritor e professor em cursos holísticos alternativos. Membro CNA Astrologia do Brasil. Ativista ambiental na preservação da natureza.
E-mail: [email protected]
Visite o Site do autor e leia mais artigos.