PSICOTERAPIA HOLÍSTICA TRANSPESSOAL

Autor: Marcos F C Porto - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp

O que é Psicoterapia Holística Transpessoal?

Marcos F C Porto
Terapeuta Holístico - CRT 44432 - modalidade: Psicoterapia Holística Transpessoal

Psicoterapia ou aconselhamento pessoal em terapia é um relacionamento interpessoal intencional com terapeuta holístico credenciado, para auxiliar o cliente nas dificuldades emocionais e problemas de vida.

O objetivo é melhorar o sentido individual do bem estar da pessoa. Inúmeras e diferentes técnicas estão disponíveis baseadas na estruturação do relacionamento experimental para mudanças no diálogo, na comunicação e no comportamento, e desta forma estas técnicas são orientadas para melhorar a saúde mental de pessoas individualmente ou no relacionamento em grupo, tais como a família.

Psicoterapia poderá ser praticada por profissionais de diferentes qualificações, sendo o terapeuta holístico uma das especialidades, o qual se qualifica e credencia assumindo o comprometimento com as normas técnicas setoriais voluntárias do SINTE – Sindicato dos Terapeutas, São Paulo, SP, única entidade reconhecida pelo governo federal na profissão de Terapia Holística.

A palavra holística tem sido utilizada para descrever as práticas que objetivam trazer às pessoas a harmonia aos estados, físico, mental emocional, e energético. E a palavra transpessoal vem do latim ‘trans’ significando além e através, e ‘pessoal’ significando personalidade. A psicoterapia holística transpessoal reúne todos os níveis da experiência humana, incluindo o espiritual, buscando revelar as pessoas além de suas personalidades.

A Psicoterapia Holística Transpessoal de agora em diante identificada como PHT, seguindo este princípio, busca proporcionar às pessoas o equilíbrio entre esses sistemas, cuja abordagem de acordo com o Manual Oficial do Terapeuta Holístico de autoria de Henrique Vieira Filho – Terapeuta Holístico - leva em consideração a pessoa como um todo, considerando todos os aspectos sócio-somato-psíquico. Faz uso da somatória das mais diversas técnicas, pois cada caso é considerado único, e deve-se dispor dos mais variados métodos, para possibilitar a opção por aqueles com os quais o cliente tenha maior afinidade. São as formas como a PHT enfoca as dificuldades emocionais do cliente, identificando e realçando as qualidades reveladas, é que marcam as diferenças com a psicoterapia tradicional, e revela sua particular eficiência de tratamento.

A PHT encoraja o crescimento e equilíbrio, observando o relacionamento sinérgico, ou seja, ao esforço coordenado de vários fatores que contribuem para uma ação integrada, entre todas as formas que vivenciamos em nós mesmos nos âmbitos dos pensamentos, sentimentos, ações e sensibilidades espirituais. O Terapeuta Holístico Transpessoal então canaliza este conhecimento através de técnicas e práticas que sustentam a integração entre os processos da mente pensante, dos sentimentos do corpo e as emoções do espírito para resultar em crescimento e equilíbrio.

Os métodos utilizados na PHT facilitam ao cliente a pensar, falar, sentir, agir de forma que as experiências se tornam controláveis, seguras, favorecendo o crescimento de confiança nos sentimentos para a superação das ansiedades, medos, inseguranças, resultando na solução de problemas, permitindo condições para que efetivamente o futuro da qualidade de vida seja planejado.

Exemplo: A PHT reconhece, a baixa auto-estima é um sintoma que poderá parecer ser o problema, mas na verdade é o mensageiro de que o cliente está apresentando uma falta de equilíbrio relacionado aos aspectos do seu ser interior. Baixa auto-estima é o sinal vermelho para que tanto o terapeuta como o cliente trabalhem juntos, encontrando respostas para esta manifestação bloqueadora da livre expansão da personalidade.

Pode-se considerar que a PHT é o equivalente à medicina preventiva.

O terapeuta holístico transpessoal irá durante as sessões acessar quais as áreas do interior do ser estão causando ansiedade, medo, angústia – na mente, no corpo, nos sentimentos, nas emoções, na Alma, e como estas áreas entre si estão se afetando umas as outras. O terapeuta holístico transpessoal com sua experiência prática está capacitado para auxiliar pessoas seja individualmente (jovens, adultos), em grupos, casais ou famílias, providenciando a orientação para aliviar conflitos e ansiedades, enquanto identificando práticas preventivas que evitem a recorrência.

A PHT não é uma terapia eclética, ou seja, formada de elementos colhidos em diferentes gêneros ou opiniões, ou uma coleção de técnicas aprendidas de uma vez em workshops. Muito mais é a integração consciente de métodos e práticas que seguramente apóiam o engajamento em formas de vivenciar pensamentos, sentimentos, emoções e sensibilidades das manifestações do sobrenatural, que relacionam com as pessoas com compreensão, respeito, aceitação e alegria.

A PHT reconhece que as pessoas têm todas as respostas e a função do terapeuta holístico é auxiliar as pessoas a acessarem estas respostas com competência, ação responsável, sentindo a sensação de saudável controle.

Sendo seu interesse em iniciar atendimento individual ou participar dos Grupos de Encontro e Reflexão esta intenção poderá ser manifestada através do e-mail: [email protected] pelo telefone (11) 3141-9925 e o endereço é  Rua Pitangueiras, 430 apto 01 térreo, Mirandópolis, São Paulo, SP. Fácil estacionamento ou Metro Praça da Árvore.

Entrevista pessoal será agendada para o conhecimento recíproco inicial, e havendo interesse já será integrada ao trabalho.

Fico então no aguardo do seu contato.

Agradeço sua atenção,
Marcos F C Porto-CRT 44432

Valor: Consulte
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos.
E-mail: [email protected]
Visite o Site do autor

Visitas: 8522
Facebook   E-mail   Whatsapp

© Copyright 2024 ClubeSTUM - O conteúdo desta página é de exclusiva responsabilidade do Participante do Clube. O site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços oferecidos pelos associados do Clube, conforme termo de uso.