PARÂMETROS ESPIRITUAIS DA FELICIDADE - 5ª parte de 5 partes

Autor: Marcos F C Porto - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp

Parâmetros Espirituais da Felicidade - 5ª Parte de 5 partes

Autor: Marcos F C Porto

Este texto que está subdividido em cinco partes tem sido apresentado em reuniões palestras e constitui uma das abordagens no trabalho psicoterapêutico da Psicoterapia Holística Transpessoal.
Caso seja do seu interesse aprofundar o tema em trabalho individual coloco-me à disposição para em conversa pessoal fornecer os esclarecimentos necessários no telefone: 11 3141-9925 ou e-mail: [email protected]

Quociente Espiritual
Há uma questão que é frequentemente apresentada nas reuniões de pessoas espiritualmente orientadas, é "Como posso começar a minha prática espiritual?”.
Estamos muito acostumados ao estilo dos ‘manuais’ das organizações religiosas e também pensamos que tem de haver um único código de conduta para a pessoa que tenha a vontade para perceber que a existência dela é para o Divino, ou que toda a existência é uma manifestação final da energia Divina, ou ainda que toda existência é um cosmos – incluindo a vida do planeta e nós seres humanos espirituais – regulado pela lei da harmonia do Universo.
Embora a autenticidade e sinceridade de muitos de nós buscadores, não é a de duvidar de si mesmo, mas o próprio conceito de que o meio para alcançar o fim desejado pode ser um tipo de currículo de educação padronizado.
Assuntos como amor, sabedoria, espiritualidade, hierarquia de valores interiores, para citarmos alguns, não desprezando outros todos importantes, são assuntos do coração e não podem ter um currículo de ensinamento padronizado.
Estas são questões de autotransformação de nossas características físicas, mentais, psíquicas e espirituais.
Elas estão relacionadas com o caminho do conhecimento ou discernimento intelectual, mais especificamente da sabedoria vivenciada dentro de nós como seres humanos espirituais, sendo o propósito principal remover da nossa mente as emoções de uma percepção errônea de nós mesmos e da vida em si, para que se possa vivenciar a Realidade do Ser ou Espírito.
Culturalmente temos uma distinção tênue entre educação e conhecimento.
Uma lâmpada acesa é luz, mas a percepção de objetos iluminados na luz é conhecimento.
Estas constatações vivenciais perceptivas nos conduzem a um processo autoevolutivo.
Sem esta preparação poderemos obter e agrupar algumas informações, mas não necessariamente conhecimento.
Tradição Guru Shishya ou relação professor discípulo é um relacionamento espiritual dentro da tradição que está centrada na transmissão de ensinamentos de um guru professor a um discípulo. O termo shishya dificilmente equivale ao termo ocidental discípulo.
A historia dos velhos tempos do Guru Shishya da transmissão de conhecimentos nas ermidas, as pessoas desejosas de conhecimento espiritual eram convidadas a passar meses e anos no eremitério, ou seja, lugar onde ficam os eremitas, sem qualquer ensino formal antes de o professor achar que se encaixavam para começar a transmitir seus conhecimentos.
Caso pensemos profundamente, não será difícil encontrar algum sentido neste sistema, mesmo porque há grande similaridade com a postura de Mestre Jesus com os apóstolos e a multidão que o acompanhava na sua jornada.
No entanto há outro aspecto interessante.
Este é exclusivo somente àqueles que entendem e acreditam na imortalidade da Alma, que acreditam na evolução ascendente contínua de Alma, que acreditam na transmigração da Alma, que acreditam no renascimento.
Quando a Alma nos movimentos de evolução desde o nascimento até o renascimento, de uma vida para outra, carrega influências adquiridas de cada vida vivida.
Estas influências deverão ser entendidas como dons adquiridos e não lesões de extensão capazes de desencadearem perturbações psíquicas.
Cada um de nós que viemos a este mundo e para a vida presente, com nossas próprias influências dos dons adquiridos.
Não existem dois de nós com idêntica influência.
As influências determinam o grau de desenvolvimento espiritual que cada um de nós adquiriu.
Como não há duas pessoas com QI igual, da mesma forma que não há duas pessoas também com o mesmo QEsp, assim, o que exatamente é ainda mais necessário para a sua progressão de uma pessoa é diferente para a outra e assim de pessoa para pessoa.
O verdadeiro buscador reconhece isso e não se compara.
Ele acende o fogo no coração, abre seus olhos para o caminho mais apropriado entre muitos caminhos, refletindo qual o mais propício e benéfico para o discípulo, embala-o com a informação básica de que o tesouro está à frente dele, quais obstáculos e distrações que se encontram na estrada e como manobrar a si mesmo e, em seguida, coloca-se no caminho para seu objetivo de autotransformação.
A viagem em si e assim como o buscador são sustentados pela graça do Senhor Maior Criador Deus, que muitas vezes passa como sendo o Guru.
Então a questão é entre o buscador e o Senhor Maior Criador Deus.
A essência por trás de tudo isso é dizer, enquanto nós nos fortalecermos com toda a assistência que recebemos de todos os lados, nossa intensidade na busca espiritual será resultante do esforço e iniciativa de cada um de nós.
As pessoas muitas vezes não estão preparadas para aceitar estas responsabilidades para si.
Todas as grandes Almas que ascenderam alto em sua escalada espiritual traçaram seu próprio curso.
Como já dissemos o caminho varia de pessoa para pessoa.
Caso olhemos ao nosso redor, iremos encontrar milhares de tratados e instruções escritas e que estão sendo escritas.
Elas são baseadas em alguma experiência e percepção individual do conhecimento como realizado por quem escreveu.
Ao dizer isso, não vamos subestimar claro, o grande valor destas instruções.
Elas são como milhares de janelas que permitem a luz entrar, e expulsar a escuridão dentro de nós.
No entanto expulsar a escuridão em nós é nossa tarefa.
Mas é em última análise, nossa maneira de descobrir o tesouro que está dentro de nosso quarto, é o que importa.

EM ÚLTIMA ANÁLISE, NA SALA DE AULA DA MINHA EDUCAÇÃO ESPIRITUAL, EU SOU O ÚNICO ESTUDANTE E O SER MAIOR CRIADOR DEUS É MEU ÚNICO PROFESSOR.

Conclusão

Os parâmetros espirituais da felicidade revelam a importância do nos olharmos como seres integrais, ou seja, a felicidade não é um sentimento que está fora de nós, mas que deverá ser revelada considerando todos os elementos intrínsecos que já estão conosco e que necessitam serem despertados e desenvolvidos.


Valor: Consulte
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos.
E-mail: [email protected]
Visite o Site do autor

Visitas: 2163
Facebook   E-mail   Whatsapp

© Copyright 2024 ClubeSTUM - O conteúdo desta página é de exclusiva responsabilidade do Participante do Clube. O site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços oferecidos pelos associados do Clube, conforme termo de uso.