PARÂMETROS ESPIRITUAIS DA FELICIDADE - 4ª parte de 5 partes

Autor: Marcos F C Porto - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp

Parâmetros Espirituais da Felicidade - 4ª Parte de 5 partes

Autor: Marcos F C Porto

Este texto que está subdividido em cinco partes tem sido apresentado em reuniões palestras e constitui uma das abordagens no trabalho psicoterapêutico da Psicoterapia Holística Transpessoal.
Caso seja do seu interesse aprofundar o tema em trabalho individual coloco-me à disposição para em conversa pessoal fornecer os esclarecimentos necessários no telefone: 11 3141-9925 ou e-mail: [email protected]

Dimensão emocional
Relacionamentos - autoimagem

Observemos como nos sentimos quando nos concentramos no positivo.
Provavelmente, este seja o maior desafio das dimensões, este núcleo rege nosso relacionamento com nós mesmos e com os outros.
Dimensão emocional saudável nos permite sermos autoconfiantes, ampliando nossa compreensão das emoções tanto nossas como as do outro.
Também nos ajuda a estabelecer e manter relacionamentos satisfatórios.
Muitas vezes nos debruçamos sobre as emoções negativas e isso nos leva a bloquear todo o bem que podemos receber das outras dimensões.

Quociente emocional
A inteligência emocional não é apenas sobre como controlar as respostas emocionais para nosso benefício próprio ou do outro.
É também sobre o uso de emoção, onde for adequado.
A emoção é afinal, no coração a sinceridade que tranquiliza, convence e oferece confiança, emoção desencadeia fuga ou luta, em algum momento, de forma adequada, a emoção é necessária se quisermos lidar, por exemplo, com o luto; emoção pode estar na fonte de nossas maiores alegrias.
Os inteligentes emocionalmente são como mestres para as suas próprias emoções, reconhecendo as suas necessidades, amá-las, entregando-se quando necessário, incentivando suas criatividades ainda restringi-las a partir do comportamento insensato, destrutivo ou descortês.
Para ampliar a metáfora, os inteligentes emocionalmente não são nem da escola que acredita que as emoções devem ser reprimidas - "percebida, mas não ouvida", nem dos que permitiriam os “queridinhos” de "expressarem-se livremente ao desconforto ou desânimo do outro”.
Caso não estejamos à vontade com nossas próprias emoções, acharemos que é difícil nos relacionarmos com o outro e de responder adequadamente a eles.

Dimensão Espiritual
Crenças-Conceitos Criatividade-

Permitir que a beleza da natureza, e a criatividade sejam partes do quotidiano de nossas vidas.
Enquanto a maioria das pessoas pensa o espiritual no sentido religioso, em termos dimensionais se refere ao plano conceitual de nós mesmos.
Ele governa nossos sistemas de crenças e inspira nossa criatividade e amorosidade.
Quando a nossa dimensão espiritual está em alta, enxergamos o mundo fora de nós mesmos e com maior clareza, acessando as características positivas das outras dimensões mais facilmente.
Quando permitimos desfrutar o lado sensorial da vida, desengatando nossa mente nos momentos certos, nos conectando conosco mesmo e com os outros, encontramos sentido através de crenças bem elaboradas ou da criatividade e iremos experimentar uma vida de maior harmonia.
As influências determinam o grau de desenvolvimento espiritual que cada um de nós adquiriu.


Valor: Consulte
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos.
E-mail: [email protected]
Visite o Site do autor

Visitas: 1975
Facebook   E-mail   Whatsapp

© Copyright 2024 ClubeSTUM - O conteúdo desta página é de exclusiva responsabilidade do Participante do Clube. O site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços oferecidos pelos associados do Clube, conforme termo de uso.