PARÂMETROS ESPIRITUAIS DA FELICIDADE - 3ª parte de 5 partes

Autor: Marcos F C Porto - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp

Parâmetros Espirituais da Felicidade - 3ª Parte de 5 partes

Autor: Marcos F C Porto

Este texto que está subdividido em cinco partes tem sido apresentado em reuniões palestras e constitui uma das abordagens no trabalho psicoterapêutico da Psicoterapia Holística Transpessoal.
Caso seja do seu interesse aprofundar o tema em trabalho individual coloco-me à disposição para em conversa pessoal fornecer os esclarecimentos necessários no telefone: 11 3141-9925 ou e-mail: [email protected]

Distorções de atenção
Distorções de atenção é um princípio fundamental quando se olha para a forma como a mente percebe a realidade.
Pensamos muitas vezes que o que estamos observando em nosso mundo é a maneira como as coisas "são" e nunca que a nossa percepção é parcial.
Nós percebemos o mundo não como ele é, mas como nós somos.
As pesquisas mostram que as pessoas distorcem a atenção e concentram suas decisões com base em suas crenças e circunstâncias.
As pessoas que estão em um estado positivo e gratificante são mais propensas a observarem coisas boas acontecendo ao seu redor.
Condicionamentos, crenças e ‘manuais de como fazer’, nos fazem alterar nosso eu autêntico e interpretar as situações com percepção distorcida.
Quando se pede a uma pessoa de 50 anos insegura de perder o emprego e que mantém a crença, "É impossível conseguir um emprego após a idade de 50 anos”, para listar as pessoas que ela conhece com 50 anos e desempregadas, ela rapidamente enuncia uma longa lista de nomes. No entanto quando se pede a ela para listar pessoas que ela conhece que encontraram emprego aos 50 anos, ela reduz a lista a alguns nomes.
Karen Reivich psicóloga e professora da Penn University EUA chama isso de ‘velcro’ e ‘efeito teflon’ a evidência que as crenças aderem a nós como o velcro. A prova de que conseguimos nos libertar de crenças que refletimos para fora de nós como no Teflon (material utilizado para coletes à prova de bala).
Então, se estamos constantemente dizendo a nós o mesmo que não podemos fazer algo, estaremos assegurando a evidência para nos apoiar na crença de que “não podemos fazer isso”.
Caso digamos a nós mesmos constantemente “as pessoas não gostam de mim”, é muito provável que estaremos julgando que as pessoas ao nosso redor realmente não têm interesse em nós.
Quando estamos trabalhando ativamente para aumentar nosso otimismo, a consciência para a distorção de atenção é fundamental. Podemos confiar na nossa intuição.
A maioria de nós passa boa parte da vida não estando conscientes disso.
Acreditamos que, se o pensamento veio da nossa mente, deve ser verdade. Isto é muito verdadeiro quando estamos ouvindo nossa intuição a qual se manifesta livre de julgamentos.
Nossa mente poderá dizer coisas como: "Eu nunca vou conseguir fazer isso", "Eu sou gorda/o", "Até agora não tenho feito algo de bom", ou "Eles devem pensar que eu sou um/a estúpido/a", e que a partir daí iríamos realizar provas para esses pensamentos – para no final dizer: “Tá vendo, não falei!”.
A chave para aumentar nosso otimismo é duvidar da vibração da nossa mente pessimista. Perguntemos a nós mesmos, “Onde estão as provas desta crença?”.

Fluxo
O conceito de fluxo é baseado na pesquisa do Dr. Mihaly Csikszentmihalyi psicólogo chefe do Departamento de Sociologia da Universidade de Chicago EUA.
Ele estudou estados de intensa absorção, ou "estar em sintonia", que ele chama de fluxo.
Sua pesquisa mostra que estar em fluxo e nos sentindo realmente engajados em nosso trabalho, ou atividade é o caminho para expressar nosso sentimento de felicidade.
Fluxo é realizado através de um delicado equilíbrio de nossas forças e habilidades diante do desafio das nossas diferentes tarefas.
Caso o trabalho que estamos procurando realizar seja muito desafiador e nossos pontos fortes não se alinham com ele, iremos experimentar ansiedade. Por outro lado caso nossas habilidades superem o desafio do trabalho, então experimentamos tédio.
Há muitas maneiras de criarmos mais fluxo em nossas vidas.
Em apenas criarmos e estabelecermos uma pressão de tempo como "vou começar essa tarefa e finalizar em ‘X’ tempo" poderá tornar uma simples tarefa na mais desafiadora e envolvente.
Para atingirmos ponto ideal nos fluxo, precisamos conhecer nossos pontos fortes, equilibrá-los diante da tarefa, desligando nossa vibração de mente julgadora e nos permitindo ser totalmente absorvidos na atividade.

Estabelecimento de metas
O estabelecimento de metas é fundamental para uma vida bem sucedida, próspera e onde possamos expressar nosso sentimento de felicidade.
É o que nos dá a emoção e vitória de nos sentir como somos participantes ativos na vida.
Por décadas, pesquisadores vêm estudando fórmulas para definição de metas.
Um acrônimo, ou seja, palavra formada pela primeira letra (ou mais de uma) de cada uma das partes sucessivas de uma locução; exemplo: sonar [so(und) na(vigation) r(anging)].
Para a definição de metas o acrônimo poderá ser ESMERO.
Isto é, os objetivos que são (es)pecíficos, (m)ensuráveis, , (r)ealistas e (o)portunos.
Metas vagas, como: "Meu objetivo é perder peso", tendem a falhar mais do que metas específicas, tais como, "Eu vou perder 10 quilos nos próximos 3 meses".
Em alguns aspectos, objetivos vagos influem para o insucesso e levam à crença "tento definir metas, mas nunca consigo realiza-las".
No entanto, a própria meta é falha.
Além de metas ESMERO, é importante que os objetivos não redundem em metas evasivas.
Exemplo de um objetivo evasivo é afirmar "Não vou comer doces esta semana".
Comparando, uma meta ESMERO seria: "Eu vou cuidar bem da minha saúde física esta semana evitando frituras e doces tanto no almoço como no jantar".

Confiança
Confiança pode ser definida como acreditar, perseverar nos objetivos de longo prazo.
Pessoas confiantes tendem a perseverar, se auto regularem, empurrando-se para frente.
Martin Seligman no livro “Authentic Happiness” – Felicidade Autêntica - observa que a correlação entre a autodisciplina e conquista foi duas vezes maior que a correlação entre QI e realização.
Pessoas confiantes experimentam mais felicidade do que aquelas que se reportam sem condições de expressarem o sentimento de confiança.
Seligman diz que confiança requer a capacidade de sustentar o esforço e interesse.
Uma barreira na confiança é a mentalidade fixa das pessoas.
Acreditando em nós mesmos nos tornamos pessoas mais propensas a perseverar diante de obstáculos.
Entendendo que a maioria das coisas na vida não são fixas, nem permanentes nos inspiramos no esforço que conduzirá a resultados.


Valor: Consulte
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos.
E-mail: [email protected]
Visite o Site do autor

Visitas: 2188
Facebook   E-mail   Whatsapp

© Copyright 2024 ClubeSTUM - O conteúdo desta página é de exclusiva responsabilidade do Participante do Clube. O site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços oferecidos pelos associados do Clube, conforme termo de uso.