PARÂMETROS ESPIRITUAIS DA FELICIDADE - 2ª parte de 5 partes

Autor: Marcos F C Porto - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp

Parâmetros Espirituais da Felicidade - 2ª Parte de 5 partes

Autor: Marcos F C Porto

Este texto que está subdividido em cinco partes tem sido apresentado em reuniões palestras e constitui uma das abordagens no trabalho psicoterapêutico da Psicoterapia Holística Transpessoal.
Caso seja do seu interesse aprofundar o tema em trabalho individual coloco-me à disposição para em conversa pessoal fornecer os esclarecimentos necessários no telefone: 11 3141-9925 ou e-mail: [email protected]

Dimensão Física
Saúde - Lazer - Prazer

Sintonizemo-nos com a forma como o corpo se sente quando estamos felizes.
Esta dimensão nos ajuda a experimentar a vida através de nossos sentidos do corpo, e a energia que nos cerca.
Nossa saúde, a aparência e capacidade de desfrutar de alegria, prazer residem aqui.
Quando nutrimos nosso ser físico, somos mais capazes de lidar com questões de saúde, imagem corporal, estresse e várias fases da vida, seja profissional, afetiva, espiritual e no nosso crescimento de idade.
Também é possível construir o que podemos chamar "memória de felicidade" assim como construímos a memória muscular por estarmos conscientes de como nosso corpo se sente quando estamos contentes e depois fazendo um esforço para recapturar esse sentimento.

Quociente Corpo
Nossa vida não é para ser uma experiência que despreza o corpo.
Mas muitas vezes é.
Às vezes ficamos tão envolvidos com nossos pensamentos e na eficiência de nossas multitarefas que nos esquecemos de checar e observar o que nosso corpo está dizendo para nós!
A seguir está um pequeno questionário projetado para nos ajudar a determinar o quociente de consciência corporal (QC), e para melhorá-lo.

Como determinar o seu QC:
1. Quantas vezes você nota a qualidade da sua respiração?
Agora, você está ciente se sua respiração é superficial, profunda, relaxada, curta ou agitada? Respire fundo e observe.

2. Quantas vezes você conscientemente faz uma pausa a partir do que está fazendo para algumas respirações profundas, cheias, e relaxantes?

3. Quantas vezes você analisa o seu corpo para se conectar com a forma como você realmente está se sentindo?
Por exemplo, se você verifica se seu abdômen, seus ombros, seu queixo, suas mãos estão relaxados?

4. Quando você se sentir desconfortável com alguma sensação de dor, ou emoção em seu corpo, sua tendência é entrar em sintonia com ele por alguns momentos, ouvindo o que ele pode estar dizendo, ou você ignora ou tenta se livrar de imediato deste sentimento?

5. Você mantém um vocabulário corpo amigo, ou diz coisas como: "Aquela pessoa me aborrece tanto que me dá dor de cabeça", ou, "Este trabalho me faz mal, me fazendo sentir dor no pescoço e pressão nos ombros"?
Você poderia dizer coisas ainda mais duras como "Eu odeio meu corpo"?

6. Você está ciente de quão congruentes suas palavras e linguagem corporal são, ou seja, em harmonia com o fim a que se destina?
Você percebe quando sua boca está dizendo uma coisa e seu corpo está se comunicando algo completamente diferente?

7. Quando você toma grandes decisões ou mesmo as pequenas, você tem um momento para consultar a forma como seu corpo se sente antes de decidir, ou você apenas usar a sua mente? Você checa com o que você está sentindo em seu coração?

8. Em uma escala de um a dez, quão confortável você geralmente se sente em sua própria pele? Quão conscientemente conectado é você com seu corpo, seus sinais, postura, hábitos, e as mensagens que ele transmite?

O que esta reflexão de alguns minutos poderá revelar sobre o seu relacionamento com o seu corpo? Quais os passos que você poderia fazer para melhorar seu próprio QC, beneficiando assim a sua própria saúde e bem-estar?

Dimensão Intelectual
Razão - Lógica- Desempenho

Aquietar da mente a cada dia, com foco no momento.
Esta dimensão governa nossas mentes e nos permite raciocinar, aplicar a lógica, e apreciar a qualidade, e precisão no nosso desempenho.
Ela também nos permite aprender, acumular conhecimento, tomar decisões racionais.
Tudo isso é bom, mas muitos de nós passamos muito tempo em nosso QI que é o ser intelectual.
Pensando no trabalho, planejando ou pensando no passado e no futuro poderá nos desarmonizar.
Quando isso acontece, é difícil apreciarmos o Aqui Agora de nossas vidas, e nós perdemos muitas oportunidades de experimentarmos a felicidade através de nossas outras dimensões.

Quociente Inteligência

Quociente de Inteligência = habilidade mental: como nossa mente funciona.
O mental refere-se às questões da mente que afetam nosso desenvolvimento.
Isto inclui o que pensamos durante o dia, crenças, percepção, intuição.
Alguns temas em relação à mente incluem:

Distorções de atenção

Fluxo

Estabelecimento de metas

Confiança

Conhecimento é poder! Gostar de aprender sobre como nossa mente funciona.



Valor: Consulte
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos.
E-mail: [email protected]
Visite o Site do autor

Visitas: 2150
Facebook   E-mail   Whatsapp

© Copyright 2024 ClubeSTUM - O conteúdo desta página é de exclusiva responsabilidade do Participante do Clube. O site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços oferecidos pelos associados do Clube, conforme termo de uso.