PARÂMETROS ESPIRITUAIS DA FELICIDADE - 1ª parte de 5 partes

Autor: Marcos F C Porto - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp

Parâmetros Espirituais da Felicidade - 1ª Parte de 5 partes

Autor: Marcos F C Porto

Este texto que está subdividido em cinco partes, tem sido apresentado em reuniões palestras e constitui uma das abordagens no trabalho psicoterapêutico da Psicoterapia Holística Transpessoal.
Caso seja do seu interesse aprofundar o tema em trabalho individual coloco-me à disposição para em conversa pessoal fornecer os esclarecimentos necessários no telefone: 11 3141-9925 ou e-mail: [email protected]

Introdução
A melhor forma de abordarmos a medição dos parâmetros espirituais da felicidade é avaliar até que ponto os nossos "requisitos de felicidade" são atendidos, ou seja, como estamos em relação a nossa qualidade de vida cujos requisitos são condições necessárias (mas não suficientes) da nossa felicidade - aqueles parâmetros que "sem os quais nenhum membro da raça humana poderá ser feliz".

O que é Qualidade Vida - QV?
QV pode ser definida como bem-estar subjetivo, ou seja, como somos seres humanos espirituais únicos, está em cada um de nós esta resposta, ainda que poderemos compartilhar com a/o outra/o este nosso estado de ser.

Reconhecer a subjetividade da QV é chave para a compreensão deste conceito, o que transcende a busca exclusiva de bens e confortos materiais, se bem que sejam necessários.
QV reflete a diferença entre nossas esperanças e expectativas e nossas experiências no Aqui Agora.
Nossa adaptação humana é tal que as expectativas de vida são geralmente ajustadas de modo a se situarem dentro do domínio do que nós percebemos ser possível.
Isso permite as pessoas que tenham condições de vida difíceis, possam manter uma qualidade de vida razoável.
Qualidade de vida está ligada à nossa percepção de "sentido" “significado” “propósito”.

“A busca de sentido de vida é fundamental para a condição humana, e que são trazidos em contato com um senso de significado quando refletimos sobre o que temos criado, amado, acreditado e deixado como legado”. Victor E Frankl no livro “Em busca de sentido” (1905-1997) médico psiquiatra, austríaco, fundador da escola da Logoterapia, que explora o sentido existencial do indivíduo e a dimensão espiritual da existência.

Sendo assim nossa definição de QV poderá em princípio ser: O grau em que nós desfrutamos as possibilidades importantes de vida. Possibilidades que resultam das oportunidades e limitações que cada pessoa tem em sua vida e refletem a interação de fatores pessoais, ambientais e espirituais.

Os termos "qualidade de vida", "bem-estar" e "felicidade" denotam diferentes significados, às vezes eles são utilizados como um termo guarda-chuva para todo o valor, e as outras vezes para denotar méritos específicos.

Três domínios importantes da QV são identificados: Ser, Pertencer e Tornar.

A conceituação de Ser, Pertencer, e Tornar como domínios de QV foram desenvolvidos a partir das ideias de diferentes autores.

O domínio do Ser inclui os aspectos básicos de "quem se é" e tem três subdomínios.
Ser físico inclui aspectos de saúde física, higiene pessoal, nutrição, exercícios, roupas e aparência física.
Ser psicológico inclui a saúde psicológica da pessoa e de ajuste, cognições, emoções, sentimentos e avaliações sobre o autocontrole.
Ser espiritual reflete os valores e padrões pessoais de conduta, o nível de consciência, fé espiritual, a intimidade com o Ser Maior Criador Deus, que podem ou não estar associadas a religiões organizadas.

Pertencer inclui nossos ajustes com os ambientes e também tem três subdomínios.
Pertencer fisicamente definido como sendo as conexões que a pessoa tem com o seu local de trabalho, seus ambientes físicos, tais como casa, bairro, escola e comunidade.
Pertencer socialmente inclui entrosamento com ambientes sociais e inclui o sentido de aceitação por outros íntimos, relacionamento afetivo, familiares, amigos, colegas de trabalho, e de bairro e comunidade.
Pertencer na comunidade representa o acesso a recursos normalmente disponíveis, como renda, saúde e serviços sociais, emprego, programas educacionais e de lazer, e atividades comunitárias.

Tornar se refere às atividades intencionais realizadas para alcançar objetivos pessoais, esperanças e anseios.
Tornar na prática descreve as ações do dia-a-dia, como atividades domésticas, profissionais, de trabalho, escola ou voluntárias.
Tornar no lazer inclui atividades que promovam relaxamento e redução do estresse. Tornar nas atividades de crescimento pessoal promovem a melhoria ou manutenção de conhecimentos, habilidades e competências.
Tornar em espiritualidade como nos diz Mary Mageau, escritora espiritualista australiana – “é a pessoa estar consciente que a sociedade humana está em constante estado de mudança evolucionária, assim ambos ela ou ele estarão continuamente lidando com as possibilidades, que todas as novas oportunidades trazem”. E que isso está além do nosso controle pessoal.

Quociente Felicidade
Você já pensou "Por que não posso ser feliz?”.
Caso seja assim, a resposta pode estar em olharmos bem no espelho.
Nós todos temos dentro de nós os atributos e qualidades para sermos felizes, mas muitas vezes ficamos tão envolvidos no dia a dia que deixamos partes importantes de nós mesmos, que nos trazem contentamento e mesmo alegria.
Felicidade começa com o entendimento de que somos criaturas multidimensionais que operamos em quatro níveis distintos: físico, intelectual, emocional e espiritual.
Quando todas as quatro dimensões estão em harmonia é muito mais fácil de alcançarmos um estado de paz interior e felicidade.

Quatro Dimensões
As quatro dimensões são iguais em importância, mas impactam nossas vidas de formas diferentes.
Aprender o propósito e as qualidades de cada uma, nos ajuda a compreender a nós mesmos e aos outros de forma mais clara, nos dando a visão sobre como podemos melhorar nosso QF Quociente Felicidade.


Valor: Consulte
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos.
E-mail: [email protected]
Visite o Site do autor

Visitas: 2704
Facebook   E-mail   Whatsapp

© Copyright 2024 ClubeSTUM - O conteúdo desta página é de exclusiva responsabilidade do Participante do Clube. O site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços oferecidos pelos associados do Clube, conforme termo de uso.