Mapa Astral e Astromitologia (com exercício)

Autor Cristina Marchese - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


O que é um Mapa Astral.

O Mapa funciona da mesma maneira que um mapa rodoviário: situa e mostra os caminhos; quem decide por onde ir é o motorista.

Cada Astrólogo tem sua forma de analisar e abordar um Mapa Astral, de acordo com sua formação, experiência e crenças.

A escola que mais me atraiu nestes anos de aprendizado e experiência foi a da “Astropsicologia”, que considera o Mapa astral como um instrumento de autoconhecimento e de despertar de consciência, embora nem sempre seja fácil ou agradável despertá-la.

Pensar no Mapa astral como forma de “adivinhar” o futuro, de prever quantos casamentos e filhos uma pessoa pode ter ou se vai ou não ganhar na loteria (tem pessoas que, ao saberem que sou Astróloga, me pedem os melhores números para jogar!!!) é muito angustiante, por me ser atribuído um poder que não acredito os astros poderiam me dar.

Gostaria de compartilhar algumas informações para quem tem curiosidade em saber, afinal, o que é um Mapa astral voltado para o autoconhecimento, que tipo de elementos podem obter com uma leitura de um Mapa ou o estudo da Astrologia.

Um mapa é composto de Planetas, Casas e Signos. Os planetas indicam O QUÊ acontece; os signos mostram COMO acontece e as casas simbolizam ONDE as coisas acontecem.

OS PLANETAS INDICAM:
(Sol e Lua são luminares, mas vamos simplificar e chamar tudo de planeta)...

Sol – nosso destino, nossa realização maior, nossa identidade.
Lua – nosso lado criança, do que precisamos para nos sentirmos emocionalmente bem e os pontos a serem amadurecidos por esta criança.
Mercúrio – a forma e capacidade de aprender e comunicar.
Vênus – a forma e a capacidade de compartilhar afeto.
Marte – a forma e a capacidade de conquistar o que se deseja.
Júpiter – a forma e a capacidade de se relacionar com a vida; também os exageros.
Saturno – a forma e a capacidade de se estruturar; também os medos e as limitações. Saturno e o erro trágico: onde e de que forma criamos nossos bloqueios e medos.
Urano – onde somos rebeldes, contestadores, diferentes; também as rupturas e a falta de método.
Netuno – nossos sonhos, idealizações e fé, também os devaneios, enganos e confusões.
Plutão – onde conseguimos sobrevier e transformar; também o controle e a obsessividade.
Nódulo Norte: o propósito de nossa alma nesta vida.

AS CASAS
São 12 as casas que compõem o Mapa Astral, cada uma tem seus significados e derivações. Finanças, estudos, romances, saúde, casamento, heranças, viagens, vida profissional, amigos, segredos, espiritualidade, são alguns dos temas encontrados nas casas.

O ASCENDENTE
É a Primeira Casa e indica como o mundo nos vê e como nos mostramos ao mundo.
O Planeta regente do ascendente: onde nos expressamos com maior naturalidade e onde desejamos nos expressar com maior naturalidade.

As casas e os Planetas estão em determinados signos e através de uma contagem é feito um balanço de Predominâncias e Ausências dos elementos FOGO, TERRA, AR e ÁGUA com indicações de exercícios complementares para compensar o excesso ou a carência de determinados elementos.

PREVISÕES
Existem várias técnicas para as previsões, mas basicamente todas convergem para a análise do momento do ciclo em que estamos e como lidar com as crises que podem gerar transformações. Através da Revolução Solar - Mapa do aniversário – é possível analisar e em alguns casos indicar o local ideal para se passar o aniversário.

ASTROMITOLOGIA
É uma técnica muito interessante para se analisar um Mapa Astral: se visualizarmos o mapa como se fosse um reino, encontramos os seguintes personagens:

O REI / A RAINHA – Comandam o reino e como este Rei ou Rainha acreditam que este reino deva ser.

A CRIANÇA – qual o lugar que a criança ocupa neste reino, ou seja, onde ela brinca, do que ela precisa para sentir-se confortável e nutrida, onde expressa sua criatividade e onde precisa de limites para amadurecer e crescer.

MERCÚRIO - O arauto, aquele que comunica as idéias, projetos e objetivos do Rei ou da Rainha.

VÊNUS – A donzela do Reino, ou seja, como ela recebe as pessoas nas ocasiões sociais e quais os seus mecanismos para compartilhar com os habitantes as riquezas do reino; como ela seduz o futuro príncipe ou - para os mapas masculinos - como seu lado cortejador seduz.

MARTE – O guerreiro do reino, que vai lutar para conquistar os objetivos e desejos do Rei ou da Rainha, com influência da Donzela.

JÚPITER – O mago do reino, aquele das poções de cura e que estabelece as crenças.

SATURNO – O Velho Sábio do reino, aquele que analisa as situações de risco e que cria os limites.

URANO – O Anjo rebelde ou libertador, aquele que deseja reformar as coisas estabelecidas; negativamente representa as mudanças abruptas e rupturas.

NETUNO – O anjo para quem o Reio ou a Rainha rezam quando querem falar com Deus; negativamente representa as ilusões e desvios do herói em sua jornada.

PLUTÃO – O feiticeiro ou mago alquimista, encarregado de lidar com os aspectos sombrios do reino e transformá-los; negativamente pode relacionar-se com desejos inconscientes de poder e feitiçarias.

O HERÓI: é o regente do Ascendente e tem uma tarefa ou missão em relação ao Rei.

Para trabalhar com esta técnica, é interessante escrever uma estória do tipo: "Era uma vez...". Analisa-se a jornada do herói, suas lutas, derrotas e conquistas, suas dificuldades, a fase do paraíso, do paraíso perdido e do paraíso reconquistado. Esta forma de interpretação é muito atuante em nível de inconsciente profundo.

EXERCÍCIO SUGERIDO PARA ANÁLISE – enviar por email

Primeiro procure esvaziar a mente de todos os pensamentos, ansiedades e preocupações. Em seguida imagine que você é o Rei ou a Rainha e que seu reino é próspero, as pessoas são felizes, tudo é perfeito e você está satisfeito(a), pleno(a), feliz. Descreva como é este reino, como são as pessoas, o que você faz para esse reino viver em paz e harmonia. Mande esta descrição por email com sua data de nascimento para uma análise. Quem tiver scanner pode fazer um desenho deste reino e enviar, em vez de escrever ou como complemento da descrição.
Referência bibliográfica: Interpretação do Horóscopo - Técnicas e Estilos - organizado por Valdenir Benedetti
email: [email protected]

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 380



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Cristina Marchese   
Estudo e Trabalho com astrologia desde 1988.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.