Menu

O caminho de Vênus no Zodíaco

por Graziella Marraccini em Astrologia
Atualizado em 03/06/2023 11:52:30


A estrela de cinco pontas

Porque a astrologia associa o planeta Vênus a uma simbologia do amor e da beleza? A astrologia é principalmente baseada nos mitos ou seja, nos arquétipos ou deuses da mitologia grega e romana. Os nomes dos planetas são associados então a um tipo de 'deus' que na cosmologia grega tinha uma determinada expressão caracterológica. Por essa razão, quando pensamos em Vênus, pensamos na deusa da beleza e do amor. Apesar de Vênus não ter somente essa atribuição, até mesmo porque existem muitas manifestações do universo feminino representado por essa deusa, podemos considerar que a atribuição dada pela astrologia tradicional ainda é considerada correta. Alexander Rupert (astrólogo alemão nascido em Stuttgart em 23 de maio de 1913) indica que os ciclos de Vênus são associados à experiência da individualidade e são importantes no processo de conhecimento interior e do amadurecimento emocional. Interessantes trabalhos publicados por astrólogos renomados indicam que haveria principalmente duas expressões de Vênus (seria a tão falada dualidade feminina?) ou seja, uma Vênus passiva e outra ativa, uma Vênus da beleza e uma da guerra! Os antigos astrólogos da babilônia indicavam que quando Venus aparecia como estrela matutina, ou seja, surgia no horizonte leste antes do nascer do Sol, devia ser considerada uma deusa guerreira. Em contrapartida, quando apareceria no final do dia, ou seja, era a Vênus vespertina, ela teria as qualidades de uma deusa feminina do amor. Deriva daí o nome grego atribuído a esta Vênus matutina que era Phosphoros, que significa Luz, ou ainda, Lúcifer em latim, o Anjo da Luz.

A Kabala diz que cada sefiroth (esfera) da Arvore de Vida tem uma metade feminina ou receptiva em relação á esfera superior e uma metade masculina, ou seja ativa, em relação à esfera inferior. Cada esfera sendo representante de uma energia manifestada que, tendo um planeta como "modelo de organização biológica" nos ajuda a compreender essa manifestação da energia divina. Portanto essa manifestação seja passiva que ativa se aplicaria a qualquer planeta, e também a Vênus considerado o "Pequeno Benéfico".

Vênus ao aparecer no céu, durante sua circunvolução de 224,701 dias terrestres, descreve ao longo de um período de nove anos uma estrela perfeita de cinco pontas ao redor do zodíaco. Cada ponta da estrela leva um ano e oito meses para voltar novamente no mesmo lugar do horizonte. Segundo Pitágoras, o Pentagrama (de penta = cinco) era considerado o símbolo da perfeição. Galileu Galilei em 1610 classificou o ponto mais brilhante do céu como planeta. Consequentemente, quando o pentagrama se conclui no momento em que Vênus se junta ao Sol na aurora, (Vênus matutina) estaria se delineando no céu um momento de perfeição divina, um momento de renascimento e de iniciação, que simboliza a perfeição da humanidade criada por Deus. Ao surgir de manhã, na maior elongação ocidental, Vênus, que ficou invisível no céu durante nove meses, renasce e faz renascer em nós a esperança e a fé, difundindo um sentimento de amor. Os astrólogos astecas diziam que esta manifestação era o Guerreiro Espiritual "Quetzalcoatl", que voltava da batalha do mundo da Xibalba, onde havia enfrentado os Senhores da Noite e da Morte.

Em 4 de junho de 2023 Vênus apareceu vespertina em sua maior elongação oriental e brilhará intensamente oferecendo um espetáculo maravilhoso no Oeste. No dia 13 de junho Vênus passará perto da Constelação das Abelhas, na Constelação de Câncer, e a 28º do signo de Câncer, quase adentrando o signo de Leão. No dia 22 de junho a Lua passará perto de Vênus no signo de Leão oferecendo um espetáculo imperdível.
Em 1º de Julho Vênus estará se aproximado de Marte na constelação de Leão e no dia 20 de julho a Lua estará novamente perto de Vênus na constelação de Leão.

Na lunação de 4 de junho, Vênus se encontra na oposição a Plutão, enquanto o Sol e a Lua se opõem um à outra, com a o Astro Rei a 13º de Gêmeos e a Lua a 13º de Sagitário teremos tendência a reivindicar mais atenções daqueles que nos rodeiam, seja no ambiente familiar que no ambiente profissional.

A Lua vespertina de Leão pode salientar as dores do coração e do amor. Dependendo onde ela estará no nosso mapa, ou seja, em que área (Casa) ela irá se manifestar, precisaremos observar nossos sentimentos, emoções, reações de integridade do eu exterior com o nosso valor interior. O chakra cardíaco será muito ativado e poderá reabrir velhas feridas ligadas ao coração. Isso não tem relação somente com o amor, com o relacionamento amoroso, mas com o reconhecimento do nosso valor pelos outros. Podemos aproveitar esse período para examinar nossos relacionamentos, nossa forma de nos doar aos outros, nossas atitudes generosas em relação àqueles que amamos.

Dentro de nove meses, (584 dias) Vênus fará a sua aparição matutina, como uma Vênus guerreira, ativa, combativa. Ela era associada à deusa Isthar pelos povos da babilônia, e era considerada uma Deusa lunar. Lua nova em Áries, conjunção Sol e Vênus em Áries. Sendo ela a chamada Estrela Matutina (como é também lembrada nas ladainhas a Nossa Senhora do universo católico) estaria consequentemente nos mostrando que, para enfrentarmos de forma ativa este período de lutas e de enfrentamentos, que nos espera neste momento, devemos usar a força feminina de maneira ativa. Sim, as mulheres podem ser guerreiras, podem pegar em armas, podem levantar a voz, como o fazem quando querem defender sua prole, suas crias, seu ninho de amor. Seria esta uma atitude ativa, mas ao mesmo tempo mitigada pelo sentimento de amor. As mulheres, seres complexos e completos, podem com seu poder dual indicar o caminho para a humanidade. A mulher é Sacerdotisa e é Papisa, (no tarô) ela tem a sabedoria e sabe defender aquilo que ama. A Vênus matutina, portanto, pode estar nos dando este recado: mulheres vão à luta se quiserem salvar a humanidade!

Em sincronia com o universo e se quisermos modificar algo em nossa vida pessoal, ao mesmo tempo em que nos unimos às forças celestes na manhã do dia 04 de junho 2023 sugiro que façamos uma meditação focalizando nosso chakra cardíaco, fazendo com que a Luz do Sol e de Vênus inunde nosso ser com sentimentos de amor e paz. Podemos também usar em nosso pescoço (sobre o chakra cardíaco) um pentagrama que nos protegerá dos males que atingem principalmente nosso coração (os males de amor!) O Fogo do Sol é um poderoso cicatrizante e a harmonia de Vênus será um lenitivo para nossas feridas. Podemos desenhar um pentagrama no chão, com giz, e nos sentar dentro dele para meditar. Se pudermos, podemos acender uma vela em cada ponto da estrela de cinco pontas e unir nossos corações femininos ao universo para pedir a tranquilidade da Paz Interior.
Esse será um dia ideal para podermos dar um uma volta por cima, deixando para tras aquilo que nos feriu e nos magoou. Vamos acender uma centelha de esperança em nossos corações.

Feliz Lua Cheia de Morango!

São Paulo, 02/06/2023


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


graz
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. Conheça meus serviços on-line
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Astrologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa