Menu

São Gregório Palamas

Atualizado dia 21/09/2008 07:00:37 em Autoconhecimento
por Marcos Spagnuolo Souza


Facebook   E-mail   Whatsapp

Existe diferença entre religião e misticismo. A religião vivencia o ritual e cada religião possui os seus dogmas transmitindo uma moral que visa o viver em harmonia com as outras pessoas, mostrando também com clareza a existência de Deus criador de todas as coisas. O misticismo, diferente da religião, procura uma vivência direta com Deus, sendo um trabalho individual de cada pessoa que transcende o dogmatismo e o ritual visando o encontro vivo com Deus, sendo esse o objetivo da vida do místico. O místico pode ser um religioso ou ter uma existência totalmente descomprometida com qualquer religião, no entanto, busca vivenciar o encontro pessoal com Deus. São Gregório que foi Arcebispo de Tessalônica foi ao mesmo tempo um religioso e místico deixando-nos o exemplo da realização do encontro entre Deus e o ser humano.

A concepção do místico a respeito da frase “seguir o caminho com Cristo” não significa ter um comportamento moral ou ritualístico dentro de determinado dogma religioso e sim atingir a divinização, pois, o objetivo de ser humano é se divinizar, realizar a comunhão íntima com Deus, ter o encontro consciente com Deus. O encontro entre o ser humano e Deus não é simplesmente uma comunhão ritualística ou perfeição moral. O ser humano realmente encontra Deus quando a energia divina o envolve verdadeiramente nesta vida presente de oração silenciosa e abandono dos desejos materiais. A partir da comunhão entre o ser humano e Deus toda a existência humana fica permeada pela Presença de Deus. Deus permite a comunhão conSigo.

O místico sabe que o ritual é uma forma simbólica que materializa um significado, assim sendo procura transcender a forma simbólica e realizar o significado do ritual em sua própria vida. A eucaristia é um ritual, uma indicação da possibilidade do encontro entre o ser humano e Deus, onde o ser humano absorve Deus. O místico não vê a eucaristia como sendo um ritual, mas o encontro vivo e verdadeiro entre o ser (alma) e o SER (Deus). O místico São Gregório passou pela vida mostrando e demonstrando a possibilidade do grande encontro entre Deus.

São Gregório Palamas nasceu no ano 1296 em Constantinopla. Com quase vinte anos de idade, retirou-se para Monte Athos no ano 1316 e virou noviço do mosteiro Vatopedi. No mosteiro foi tonsurado e começou o caminho de ascetismo. Um ano depois, o Evangelista João apareceu a ele numa visão e prometeu a ele sua proteção espiritual. Passou a ser um hesicasmo, isto é, a pessoa que se dedica a oração mental em solidão e silêncio. Em suas orações via a luz não material que lhe trazia paz.

São Gregório Palamas explicava que Deus não é alcançável em Sua Essência, mas Se revela através de Suas energias, que são direcionadas ao mundo e são percebidas como luz não material e nem criadas. Através da perfeita quietude da mente e do corpo o cristão pode chegar a ter uma visão da Luz de Deus. O ser humano recebe pela luz divina a profunda visão interior. Está luz imaterial é um presente de Deus ao ser humano que O busca através da oração silenciosa e eliminação dos desejos temporários.

São Gregório estando em silêncio em sua vida solitária viu a si mesmo segurando um vaso cheio de leite que transbordava e depois o leite se transformou em vinho transbordando do vaso encharcando suas vestes. Aparece um anjo emitindo radiante luz e disse: “Por que você não dá aos outros sua magnífica bebida que você está desperdiçando sem cuidado ou você não tem consciência que isto é o dom da graça de Deus?” Gregório respondeu ao anjo: “Mas se não há ninguém em nosso tempo que sente necessidade para tal bebida, para quem eu deveria dar em alimento?” O anjo disse: “Tendo alguém ou não tendo ninguém sedento para tal bebida, você é obrigado a cumprir sua dívida não negligenciando o dom de Deus.”

São Gregório passou a combinar seus deveres sacerdotais com a vida de eremita passando cinco dias da semana em silêncio e oração, e somente no sábado e domingo saia para celebrar missas e pregar os evangelhos transmitidos pelos apóstolos de Jesus.

No dia de Santo Antônio os monges o chamaram para os serviços que seriam realizados durante toda a noite, mas ele permaneceu em silêncio na sua cela enquanto todos os irmãos foram à igreja. Santo Antônio apareceu subitamente a ele e disse: “Silêncio perfeito é bom, mas às vezes é necessário estar com os irmãos.” Convencido por esta revelação, Gregório imediatamente foi à igreja para a alegria de todos os monges.

Na véspera do abandono do seu corpo físico São João Crisóstomo apareceu a ele numa visão. Com as palavras “Para as alturas! Para as alturas!” São Gregório Palamas adormeceu no Senhor em 14 de Novembro de 1359.

Referência: São Gregório Palamas: Pilar da Ortodoxia. Disponível em
https://ortodoxiabrasil.com/site//index.php?option=com_content&task=view&id=35&Itemid=33. Acesso em 17 de Janeiro 2008.



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Marcos Spagnuolo Souza   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa