Menu
Home > Corpo e Mente
A Dança da Vida - Parte 5: A concepção holística

A Dança da Vida - Parte 5: A concepção holística

por Sônia Imenes
Facebook   E-mail   Whatsapp


A visão fragmentada do corpo humano como se fosse uma máquina vai cedendo lugar para uma visão holística. Nesta, compreende-se que existe uma interrelação e dependência essencial de todos os fenômenos: físicos, biológicos, psicológicos, sociais e culturais.

Assim, a questão da saúde e dos métodos terapêuticos caminha para uma integração de todas as áreas do conhecimento (física, biologia, psicologia, medicina, sociologia, arte etc.) numa abordagem completa, sistêmica, do indivíduo em sua relação com o meio em que vive.

Esta “nova” abordagem não é nova. Está de acordo com muitas concepções tradicionais não só de outras culturas, como a oriental, como também encontra raízes num antigo sistema da medicina ocidental: a medicina hipocrática. A saúde, de acordo com os escritos de Hipócrates (Grécia, 400 a.c) requer um estado de equilíbrio entre influências ambientais, modos de vida e os vários componentes da natureza humana. Dentre estes, alguns eram descritos como “humores” e “paixões”. Os “humores” estariam relacionados com o equilíbrio químico-hormonal e as “paixões à interdependência da mente e do corpo.

Hipócrates também reconhecia que existiam forças curativas inerentes aos organismos vivos, o que chamou de “poder curativo da natureza”. O papel do médico consistia em ajudar estas forças mediante a criação de condições mais favoráveis para o processo de cura. O significado original da palavra terapia vem do grego “therapeuin” e significa “dar assistência a”, “cuidar de”. O poder de autocura só pode realmente ser admitido dentro de uma concepção na qual se enfatiza o papel da autoconsciência do indivíduo.

A autoconsciência que só pode ser recuperada dentro destas “novas” abordagens terapêuticas, que devolvem ao corpo o seu poder de falar; ao indivíduo, a sua capacidade de se auto-observar, compreender seus conflitos e se transformar.

Leia também: A Dança da Vida - Parte 1

Se você quiser aprender esta técnica, informe-se sobre o Curso Livre de Massagem Thaiacessando aqui
 


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


Atualizado em 10/10/2016

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa