Menu
Home > Autoconhecimento
Você não está no controle

Você não está no controle

por Paulo Tavarez
Facebook   E-mail   Whatsapp


Acredite...
Você não controla nada, não seja presunçoso; na verdade, você nunca esteve no controle, por mais que possa parecer estranho, tudo o que você fez, até hoje, foi reagir, negar, fugir e criar dificuldades para si mesmo.

Na verdade, você só atrapalha, pois a vida é incontrolável, a própria ideia de controle é uma ilusão; não há o que controlar, estamos aqui apenas para testemunhar um processo, deixar a Natureza agir e nos rendermos ao Absoluto. Infelizmente, insistimos em combater a realidade, negar o aprendizado e lutar contra os fatos. Com isso, acontece uma separação forçada e um falso eu é criado (ego). Esse opositor torna-se uma estrutura de conflito dentro do próprio ser e sem perceber, passamos a viver uma vida dual, lutando contra si mesmo.

O mito do anjo caído é isso, nos rebelamos e passamos a disputar com Deus, que nesse contexto, está representado pela realidade. Satan, em hebraico, significa adversário. Nos tornamos esse adversário de nós mesmos, pois passamos a nos opor aos acontecimentos e lutar contra os imperativos da existência que, na verdade, representam a Vontade de Deus. Essa Vontade se revela através de provas que precisam ser vividas e dos desafios que precisam ser superados. Qual é objetivo de tudo isso? Apenas promover o despertar da Consciência, pois enquanto estivermos identificados com esse ‘eu’ rebelde, estaremos adormecidos.

A vida, no entanto, alheia a tudo isso, segue com a sua lógica evolutiva, obedecendo programações que desconhecemos. É justamente no processo de enfrentamento destas forças que nos desenvolvemos. Não há melhor analogia para a condição humana do que a de um aluno diante de lições.

Ainda acreditamos infantilmente que nossas reações representam aquilo que chamamos de livre-arbítrio. Não há livre-arbítrio, só existe uma vontade em curso e essa vontade será atendida, com ou sem a anuência do nosso ego opositor, portanto, a melhor forma de evitarmos o sofrimento é aceitando, confiando e nos rendendo humildemente a essa Vontade. Quando o próprio Cristo pediu para que fosse afastado dele um cálice de sofrimento, não deixou de dizer, que, no entanto, deveria ser realizada a vontade do Pai em detrimento da dele.

Essa força é o seu Eu Superior, a Fonte, seu Self, Deus, dê o nome que quiser, mas pare de pensar que é o seu ego medíocre, pois esse personagem criado jamais estará no controle de nada. Essa Força pensa em uma outra esfera. Caetano chamava de "Força Estranha" e ele tinha razão, é totalmente estranha a nós.

É claro que eu respeito o seu direito de acreditar que está no controle. A vida permite que você brinque de senhor do próprio destino, faz parte do jogo. Na verdade, haverá sempre um momento certo para a mudança, a consciência se expande paulatinamente, pois a Natureza não dá saltos. É razoável que você pense assim e me julgue insano.

Diante de todo esse enunciado, podemos concluir que a Vida se resume em enfrentar e destruir um falso eu, ou seja, tudo aquilo que iremos enfrentar em nossas vidas será o próprio ego. Cada ser humano, nessa terra de feras, terá como missão, justamente, enfrentar o seu próprio ser.
Acredite, para o seu próprio bem, você nunca esteve no controle!
Texto Revisado
 

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


Atualizado em 5/10/2017

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa