Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade


Matrix Capítulo 3: A visita ao Oráculo e o traidor  
Home > Corpo e Mente

Matrix Capítulo 3: A visita ao Oráculo e o traidor

por Rodolfo Fonseca


Sentindo que Neo está pronto, Morpheus o leva para conhecer o Oráculo. Toda a equipe é inserida no mundo da Matriz e segue em missão. Ao entrar na humilde casa onde o oráculo reside, Neo – aguardando ser atendido - depara-se com várias crianças, cada uma manifestando uma espécie de poder oculto. Outros “predestinados” em potencial, como o próprio Neo.
Finalmente Neo é chamado e encontra uma senhora nos seus 50 anos preparando bolachas na cozinha. Começa então um dialogo onde Neo deixa claro que não acredita ser o “predestinado” e também pensa que ninguém pode controlar o seu destino. A sábia senhora diz que ele tem o Dom, mas parece que Neo está esperando algo... e ela lamenta que esse “Dom” não será desperto nessa vida... mas também o alerta para um futuro problema com Morpheus, dizendo que este, em caso de necessidade, estaria disposto a sacrificar a sua própria vida para salvar a de Neo.

Ao tentar sair da Matriz, numa cilada, todos são surpreendidos pelos super-agentes da Maquina e na fuga, para proteger Neo, Morpheus fica para trás e é capturado. A traição foi perpetrada por Cypher, que, por estar cansado de receber ordens de Morpheus e lutar contra a Matriz, tinha feito um acordo para ser novamente inserido no sistema, entregando seus colegas. Para piorar a já desastrosa situação, Cypher é o primeiro a voltar à nave de base, que se encontra fora da Matriz, rendendo todos os tripulantes e começando a eliminar integrantes do grupo que ainda estavam mentalmente dentro da Matriz desconectando os aparelhos de seus corpos. Felizmente o operador da nave, mesmo que gravemente ferido, consegue controlar a situação e eliminar o traidor pouco antes que ele consiga matar Neo e Trinity.

Conclusão e comentários:

Morpheus leva Neo para dentro da matriz para ver o oráculo. Os oráculos são como instrumentos de auto-investigação inconsciente como as Runas e o Tarot - que podem fornecer respostas sobre nós mesmos com base na situação que estamos vivendo, de uma forma quase magica e para muitos incompreensível e inaceitável, mas extremamente efetiva.

Ao chegar na casa do Oráculo e ver toda a aquela simplicidade (Uma casa muito modesta), Neo se predispõe a não acreditar em suas iminentes revelações, alimentando aí um sentimento muito conhecido por nós: o preconceito.
Neo ainda crê que tem controle sobre sua vida e não acredita no destino, e por isso as revelações que o oráculo faz sobre a sua capacidade especial de pouco adiantariam nesse momento; vai ser preciso ainda mais sofrimento e vivência. A sábia mulher começa a surpreende-lo com seu conhecimento, mas a mente de Neo ainda está muito descrente. É difícil passar parte da sua vida, baseando-se em conceitos pobres e limitadores, e de repente tornar-se flexível, aberto e disponível para novos ideais e estilos de vida. Não podemos aqui julgar a descrença de Neo e sim tentar perceber como nós reagiríamos em uma situação similar que colocaria à prova todo nosso sistema de crenças.

É fabuloso encontrar neste trecho a abordagem ao milenar Oráculo de Delfos, com a placa sobre a porta da cozinha que leva a inscrição em Latim “Tecum Nosce” mais lembrado como “Conhece-te a ti mesmo”.

Outra parte interessante é a traição do fraco Cypher. Após anos vivendo e lutando fora da Matriz, arrependido por ter escolhido o caminho da liberdade, cansado de receber ordens de Morpheus e ainda sem resultados efetivos, o frustrado Cypher desiste da luta. Ele quer voltar à Matriz e à sua vida falsa e irreal, porém prazerosa; acaba traindo seus próprios companheiros e por fim é eliminado. Podemos chama-lo de o Judas da Matriz. Mas esse Judas ajudou a despertar a coragem em Neo que tentará salvar Morpheus e concretizando assim as previsões do Oráculo.

Prepare-se para os 2 próximos capítulos!

Especial Matrix: Veja todos os capítulos abaixo
Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4 Parte 5
Compartilhe

Rodolfo Fonseca é co-fundador
do Site Somos Todos UM
Visite seu Site

Email: rodolfo@somostodosum.com.br
Visite o Site do Autor

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.
 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 52 – KEN – A QUIETUDE
A parada faz parte do caminho. Afaste-se da tensão e acalme-se. Só então será possível retomar a ação.


energia
Runas: Talismã dos Sonhos realizados
Positivismo é o seu milagre! Sonhos também realizam.


25
Numerologia: Espiritualidade
Dedique algum tempo para os assuntos de natureza espiritual, reflita e espere, aperfeiçoe hoje seus planos e idéias para agir amanhã. A energia não é favorável para assinar contratos ou fazer acordos legais.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
2. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
3. O que significa ter sonhos repetidos?
4. Sonhar com a própria morte
5. Limão para tratar o Sistema Digestivo
6. Quero ser uma pessoa afrodisíaca!
7. O Limão na Gravidez e Amamentação
8. 3 sinais de que ele não está a fim de você de verdade!


 
Voltar ao Topo
Siga-nos
Facebook Twitter Instagram Gogole Plus Youtube
© Copyright 2000 - 2018 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade