Menu

Netuno: Vício e Virtude!

Publicado por Graziella Marraccini em Astrologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Na semana passada, comecei a refletir sobre um problema muito comum em nossa sociedade e que influencia a vida de todos nós, com maior ou menor intensidade. Esse problema (uma praga de nossa sociedade) é chamado de vício, que, como já concluímos, é o contrário de virtude. Porém, esta semana quero falar em 'astrologuês'. Ou seja, o que indica, no mapa de uma pessoa, que ela é mais sujeita a se viciar? Por que uma pessoa pode beber sem se tornar um 'alcoólatra', outra pode usar um baseado de vez em quando e não se tornar um 'drogado', etc. etc. Esta 'dependência' que os médicos já definiram como doença pode ser vista no mapa astral da pessoa, isso indicando que alguns 'nascem' com esta propensão e outros não. Ou seja, está no DNA astrológico!

Quando eu iniciava meus estudos de astrologia (há muitos anos!) estudei o mapa da cantora Elis Regina (que morreu por uma combinação de drogas com álcool) e também de Janis Joplin, Jimmy Hendrix e outras pessoas de minha geração que morreram em conseqüência de overdose. O fato dos três serem músicos me chamou atenção e, então, fui estudar os seus mapas para encontrar um denominador comum que me explicasse a razão desta dependência. Procurei a relação eventual entre os aspectos de Netuno (os maus aspectos principalmente) e os luminares (Sol e Lua) e também outros indicadores plentários. Um dos meus livros de astrologia (Georges Antarès - Manuel Pratique d' Astrologie) ensina que um dos signos mais sujeitos a este tipo de vício é o signo de Peixes e, conseqüentemente, que a ação da 'dependência' se relaciona com seu regente: Netuno. Veja bem que Netuno é também o planeta que explica a genialidade, a inspiração, e que, juntamente com a presença de muitos planetas em signos de Ar e conectados com a Lua, Mercúrio e Urano, pode explicar gênios como Einstein!

Sabemos que a Lua em astrologia é relacionada com o emocional e com o psíquico. Mercúrio tem relação com o intelecto e com o pensamento. Urano promove intuição, especialmente se aspectado com Netuno e com a Lua em posição angular. Os aspectos mútuos entre Netuno, Lua, Urano e Vênus direcionam a pessoa para o campo musical e indica originalidade. Por ultimo, o alcoolismo, a dependência a drogas e outros vícios (addiction, em inglês quer dizer = dependência) implicam também haver uma Lua aflita por Marte e/ou por Netuno em signo de Água. Já o aspecto Netuno-Marte indica, por si só, o desejo de fumar e a dependência ao fumo, vício tão comum e tão pernicioso à nossa saúde.

Então, analisemos os mapas: Jimi Hendrix tinha a Lua em conjunção com Júpiter no Meio do Céu e Netuno em Libra. Janis Joplin tinha a Lua e Júpiter em Câncer e Netuno em Libra em retrogradação. Elis Regina tinha o Sol em Peixes e Netuno em Libra. E Marte? Precisamos também examinar Marte já que é ele que provoca o impulso, a ação. Elis tinha Marte em Aquário; Janis Marte em Sagitário; Jimi Marte em Escorpião. Em comum temos os signos de Ar (genialidade) de Água (sensibilidade e emotividade) e a Lua envolvida em aspectos com estes planetas. Este é sem dúvida um denominador comum.

A geração que possui Netuno no signo de Libra (pessoas que nasceram entre os anos 42 e 54 aproximadamente) ofereceu ao mundo os maiores músicos, (cantores, autores e interpretes) como Tom Jobim, Toquinho, Chico Buarque, João Gilberto, no Brasil, como os Beatles ou os Rolling Stones, por exemplo. Eles pertenceram à geração de Woodstock, aquela geração que sonhou com um mundo de Paz e com a chegada da Era de Aquário como sendo uma era de fraternidade e igualdade. E eles todos ou fumavam, (foi neste período que aconteceu a maior expansão do cigarro), ou bebiam (nunca se bebeu tanto whisky e champagne) ou se drogavam! Eram utópicos, sonhadores e românticos, como os filmes desta época. Não é por acaso que o cinema também é regido por Netuno. Lembrei-me também de nosso grande poeta, Vinicius de Morais, que tinha o Sol em Libra e Netuno em Câncer.

O que eles tinham em comum é que não aceitavam a realidade nua e crua imposta por nossa civilização materialista e procuravam, através do sonho e da inspiração, recriar um mundo melhor, mais belo e especialmente com mais amor. E não foi por causa da influência de Netuno que alguns deles morreram de overdose, mas por causa de suas fraquezas. Netuno tem sua simbologia relacionada com o mito do deus Grego-Romano Poseidon (Netuno) do qual possui o nome e, portanto, as características. Netuno é o planeta da inspiração, do gênio, da estética, mas também do misticismo, da espiritualidade e da mediunidade. Ele simboliza e rege a água e o mar (ou seja, as emoções), a genialidade e a inspiração (musical, poética, artística), a mediunidade e as faculdades psíquicas paranormais, e também o misticismo, a religiosidade e a elevação espiritual. Porém, seu lado negativo é terrível! Quando Poseidon sai das águas do oceano enfurecido com seu tridente nas mãos... salve-se quem puder! Netuno não perdoa: ou você se eleva nas esferas superiores da espiritualidade ou cairá nas profundezas do oceano obscuro! Se sua energia não for bem canalizada, Netuno promove o caos e a confusão, torna as pessoas dependentes, provoca perturbações psíquicas (terrores, transtornos depressivos, loucura e até suicídios) e físicas (doenças e contaminações por vírus, bactérias, promove epidemias). No aspecto negativo, ele é responsável também pela auto-indulgência que influencia negativamente o caráter da pessoa, tolhendo sua capacidade de reagir e, portanto, promove a dependência às drogas, ao álcool e ao fumo, principalmente.A canalização adequada da energia netuniana irá depender de nosso grau de espiritualidade e de nosso desenvolvimento pessoal fruto do autoconhecimento. Na Árvore da Vida (Cabala) a Esfera que representa Netuno se chama Conhecimento! (leiam os artigos no meu site pessoal na seção da Cabala).

As 'vias' (ou caminhos) de desenvolvimento de Netuno são três, com vibrações em oitavas diferentes: a vibração inferior nos leva ao vício e à dependência; a vibração do meio nos direciona para o campo artístico e a vibração superior nos encaminha para a espiritualidade. A nós cabe escolher. Tudo irá depender do plano em que nos encontramos. Lembrem-se de que as pessoas que possuem os aspectos acima citados não devem se assustar porque sua elevação irá depender somente de sua própria vontade e que os aspectos astrológicos citados neste artigos indicam inclinações e não 'obrigações astrológicas'! Você tem Livre-Arbítrio, use-o! Os astros inclinam, mas não obrigam.

Concluo essa minha reflexão de hoje, salientando que o autoconhecimento nos eleva e, portanto, diminui os efeitos negativos de qualquer aspecto planetário, por mais difícil que ele seja! Mãos à obra, então: vamos nos conhecer melhor e vamos, sobretudo, canalizar positivamente as energias negativas para que elas nos sirvam de aprendizado e elevem nosso espírito aos planos superiores.

Desejo a todos uma semana de Paz e Harmonia Interior! Se formos sinceros em nosso propósito, o Plano Superior irá encaminhar seus guias para nos proteger no caminho da evolução.

São Paulo, 27 de outubro de 2010


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


Sobre o autor
graz
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. Conheça meus serviços on-line
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa