Algumas pessoas prejudicam outras e pedem perdão, que pode ser aceito ou não; mas há algumas atitudes em que o único prejudicado é você mesmo. Se você vive apontando seu dedo indicador constantemente para seu próprio nariz, cuidado!
A culpa varia de acordo com crenças e valores que cada um traz consigo desde a infância e que muitas vezes não corresponde mais aos valores e crenças atuais. Culpa, remorso, arrependimento, são inimigos constantes de algumas pessoas e traz junto a humilhação, vergonha, o medo e a maior conseqüência: a autopunição.
Perdoar a si mesmo talvez seja um dos maiores desafios, pois está relacionado com a capacidade - e leia-se também dificuldade - que cada um tem de se amar e se aceitar. As pessoas não se amam por acreditarem terem feito algo muito terrível, às vezes isso até corresponde à verdade, mas muitas vezes não.
Algumas chegam ao máximo de se culparem por terem nascido e sentem-se como um grande fardo. Para compensarem essa rejeição sentida em algum momento de sua vida, passam a vida tentando mostrar aos outros o quanto são úteis, importantes, como que para provarem para si próprias que são merecedoras da vida.
Procure observar se busca aprovação e reconhecimento de pais, amigos, das pessoas em geral, se está sempre à disposição de todos, cedendo em quase tudo, pela necessidade inconsciente de agradar, ser aceito, mas que muitas vezes confunde-se com a desculpa de querer ajudar e que na verdade oculta a busca pelo amor e atenção.
Por exemplo, as pessoas por não se sentirem amadas quando crianças e não acreditarem em si mesmas passam a ignorar os próprios sentimentos e recorrem à fuga pela comida, como forma de compensação e obtenção do prazer. Com isso, se culpam e como punição, engordam.
Não conseguindo eliminar alguns quilos, mais culpas e assim, desviam o foco da origem de tudo para a comida. O foco passa a ser emagrecer e não o que as levou a engordar. Negam a si mesmas a subnutrição emocional que sentem e que pode levá-las a sentimentos de vazio e fome.
A comida passa a representar uma maneira de alimentar e preencher um vazio emocional. Ou seja, inconscientemente desviam a atenção dos problemas para a necessidade de emagrecer, os problemas continuam ou aumentam por não serem resolvidos e acabam consumindo mais calorias do que o corpo necessita, engordam, culpam-se, punem-se, criando-se assim, um círculo vicioso.
O perdão oferece saída para esse círculo vicioso, como uma escolha consciente de mudança. Será que a verdadeira causa está sendo considerada? Do contrário, tudo tende a piorar. Será que essa fome, esse vazio, não seria a necessidade, também inconsciente, de amor? É preciso perceber que a comida não será transformada em afeto, amor, mas apenas em gordura quando consumida de forma descontrolada. Por que não buscar outras fontes de prazer?
Uma maneira de cultivar a culpa é estar sempre exigindo perfeição de si mesmo. A anorexia e bulimia são exemplos disso. Nunca há satisfação consigo mesmo, gerando culpa, insatisfação e uma enorme dificuldade de se perdoar. Tudo que faz poderia ser melhor. Não importa o que faça ou conquiste. Ou o pior, não importa quem se é, parece que nunca é o bastante.
Para se livrar disso tudo faça uma lista de tudo aquilo que você se culpa, aquilo que fez e não fez. Seja honesto consigo mesmo. Depois, pense sobre as motivações que o fizeram fazer certas escolhas, agir de determinada forma e, ao invés de se culpar, punir ou se castigar, comece a lembrar que muitas escolhas foram feitas porque era o melhor que se podia fazer naquele momento e que na verdade, tudo foi avaliado com valores da época e que nem sempre serão os mesmos neste momento. Nunca julgue situações passadas com valores do presente.
Para perdoar-se é preciso rever todas suas crenças, valores, que muitos esquecem que com o tempo podem, e devem, se modificar. Analisar o que fez ou deixou de fazer para poder mudar e crescer é válido, como sentir remorso pela dor que pode ter causado a alguém e pedir perdão. Mas se esse remorso começar a dominar sua vida, estará alimentado seu papel de vítima e a autopiedade. Livre-se disso. Você deve aprender e crescer com a experiência passada e isso não quer dizer se punir eternamente por algo já feito.
Perdoar a si mesmo exige uma completa honestidade e integridade para que se alcance a cura de tantos males, de tanta falta de amor-próprio. É um processo de reconhecer a verdade, assumir a responsabilidade pelo que fez, aprender com a experiência, reconhecer os sentimentos que motivaram determinados comportamentos, abrir seu coração para si mesmo, ouvir seus medos, curar certas feridas e isso você pode conseguir sendo amoroso e responsável consigo mesmo.
Você pode e deve se livrar de certos padrões de pensamentos e sentimentos. Mude o que não acredita mais, livre-se de tudo que te faz mal, cure a ferida que mais lhe dói, cure sua vida emocional. A verdadeira cura é fazer as pazes consigo mesmo. O poder curativo do perdão e do amor talvez seja o remédio mais poderoso que temos. E está nas mãos de cada um de nós. E você pode começar com você mesmo!
Rosemeire Zago
é psicóloga clínica com abordagem junguiana.
7/30/2009 12:34:38 AM -
Tenho uma amiga que foi ferida por amor aconselhei ela a ler ela se recusou então li pra ela ela disse que nada a faria mudar, ela foi magoada por um menino que gostava de mim, ela jamais me perdoou e se perdoou eu realmente não sei o que eu não faço já pedi perdão já disse que eu não conseguiria fazer ele mudar de gosto por ela, mas ela não se aceita e nem me aceita, o que eu faço... já me livrei de tudo, mas a cada dia fico mais preocupada com ela. Ela vai acabar ficando obesa; alguém me ajuda por favor! Eu necessito de ajuda para minha amiga, ela já se declarou mas não adianta; ele já disse que não gosta dela e sim de mim, então ela disse pra mim aproveitar e deixar ela pra lá, ela era uma garota cheia de vida e agora perdeu sua luz... o que eu faço? Alguém me ajuda? Ela está morando na minha casa de tanta preocupação... alguém me ajuda por favor!
10/7/2008 3:14:32 PM -
O artigo é muito bom e acredito que as mulheres em geral são as que têm mais dificuldades de encontrar o seu "lugar ao sol", pois desde pequenas somos educadas a sermos submissas aos pais, aos professores e às autoridades religiosas. Todo e qualquer erro fica marcado e, se de conhecimento de alguém, este alguém faz questão de calcar a culpa de forma velada ou ostensivamente pois ele(a) também já sofre ou sofreu com algum deslize cometido. Perdão significa esquecimento do mal sofrido, mas quem consegue esquecer se antes de tudo nosso mental nos cobra e depois os outros - como se livrar disso? O que importa não é pensar o que fiz e sim pensar que lição devo aprender da consêquencia (boa ou má) dos meus atos!!!
10/4/2008 2:59:09 PM -
Ótima mensagem! Mas, amigos, não é vc. se perdoar que já é difícil, o pior é ter que encarar a família lhe cobrando coisas que já é difícil administrar e superar, coisas como: "você devia ter feito isso e aquilo" etc. Gente, quando estamos desejando nos perdoar toda ajuda é bem vinda, precisamos sempre de muita compreensão e amor de quem nos rodeia. Abraços.
10/4/2008 4:02:56 AM -
Acredito que este foi o sinal que Deus me enviou depois que o pedi. Vivo isso por anos e 24h ao dia. Não sei mais o que fazer. Leio tudo sobre estes assuntos para me curar. Na verdade eu necessito me reeducar mentalmente. Chego a me agredir fisicamente... Sei que tudo que acabo de ler é verdade, mas não consigo colocar em prática, é muito difícil. Quando faço algo que não agradou a alguém eu peço perdão para Deus insaciavelmente, oro em prantos e me golpeio porque tenho medo que Deus me castigue pelo que fiz de errado. Por favor gostaria de ler mais artigos sobre este assunto. Tenho muita vontade de me livrar destas perturbações mentais. Abraços e parabéns pela matéria.
11/28/2007 9:03:55 PM -
Muito interessante o artigo. Estou vivendo um momento muito complicado e precisando realmente me perdoar, vai me ajudar a refletir bastante sobre o problema.
11/28/2007 9:52:19 AM -
Foi bastante esclarecedor esse artigo: tem tudo a ver com os meus sentimentos. Vivo numa eterna autopunição. Mas vou procurar seguir as sugestões. Gostaria de receber mais artigos como esse. Obrigada.
11/28/2007 8:32:31 AM -
É importante q se fale mais sobre isso... parece q há uma tendencia concentrada ai no cuidado com o orgulho, a vaidade, a arrogancia... Penso que se deve falar mais sobre valorização de si mesmo... inicio de uma vida feliz
10/31/2007 8:15:02 AM -
Muito legal o artigo. Acredito mesmo que somente com o autoperdão, nos livramos dos fardos e estaremos preparados para dar continidade a novas experiências.
10/24/2007 9:33:49 PM -
Realmente este é o maior desafio. Obrigada pelo lindo texto. ;) https://www.respostadavida.blogspot.com Aguardo sua visita.
10/24/2007 4:16:39 PM -
Nada é por acaso.... Lendo este artigo que chegou em tão boa hora, percebi que realmente procurar perfeição em nós e no outro é coisa dos homens. Deus está em todos os lugares nos observando e nos dando a oportunidade de crescimento. O que temos a fazer é nos preocuparmos em digerir todos os aprendizados; isso sim é o maior objetivo, caminhar rumo a uma sabedoria suprema.
10/17/2007 4:09:26 PM -
Tenho uma pessoa muito querida que está fazendo quimio para curar um cancêr no braço. Sei que essa mensagem vai fazer bem a ela, que tem 17 anos e é linda. Grata.
10/17/2007 1:57:20 PM -
Lendo este artigo, parei para pensar em algumas atitudes... é muito difícil perdoar a nós mesmos. Por que exigimos tanto de nós? Reconhecimento de pais, de amigos, da sociedade; será que não é para provarmos a nós mesmos que não somos apenas mais um no meio de tanta gente. Nesse ponto, paro e lembro de Jesus, para Ele nós somos exclusivos e únicos. Abraços, Guilherme.
10/17/2007 11:04:09 AM -
Adorei a leitura, gostaria de receber mensagens em relação a este tema, pois foi de grande proveito para mim. Obrigada. Alessandra.
10/17/2007 12:27:22 AM -
Gostei muito, descobri que preciso me perdoar pelos erros que cometi no passado... sei que vai ser difícil mas só eu posso fazer isso por mim...
10/10/2007 6:36:49 PM -
Neste texto está tudo, é só termos vontade e sinceridade para perdoarnos a nos mesmos; é uma luta mas que vale a pena. Abraços.
10/10/2007 4:01:48 PM -
O poder curativo está mesmo no amor e no perdão, temos que nos curar. Talvez você tenha sido bombardeado com os mais diversos problemas pessoais... diga chega! Romper com esse ciclo e mudar as expectativas é um bom início e acreditando em Deus atrairá coisas melhores para sua existência.
10/10/2007 12:40:18 PM -
Adorei, porém tenho certeza que este é o maior e mais difícil dos desafios para com nós mesmos. Parabéns
10/3/2007 4:33:04 PM -
Exelente, seu artigo é uma grande resposta para os problemas de obeosidade e vice-versa, tenho certeza que todos que leram poderão constatar isso. Parabéns muito bem explanado.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.