Veja Todos os Comentários do Blog:
ESPECIAL STUM: Errar é humano, perdoar é divino
4/10/2008 12:48:46 PM -
Autor(a)
Esta mensagem chegou em boa hora para mim hoje. Estava precisando mesmo.
4/10/2008 12:29:48 PM -
Autor(a)
Inspirado Sérgio do Stum:
Muito Obrigada,
Suely Eller
4/10/2008 12:12:48 PM -
Autor(a)
FIQUEI MUITO EMOCIONADA... TAMBÉM TENHO RECEBIDO QUASE QUE SEMPRE MENSAGENS QUE, POR UMA SERIE DE RAZÕES... POR PRECONCEITO OU MEDO NÃO LEVO ADIANTE... QUE DEUS ESTEJA SEMPRE CONOSCO, OBRIGADA! SE POSSÍVEL, POR INTERMÉDIO DO MEU E-MAIL, ESTAREI SEMPRE ÀS ORDENS.
4/10/2008 12:06:25 PM -
Autor(a)
Olá, adorei e tive uma ponta de inveja boa, gostaria muito de ter encontrado o Ramon, vou começar a fazer os exercícios e tentar me perdoar.
Minha mãe faleceu de repente, dia 16 fazem 05 meses, me culpo por achar não ter feito tudo o que precisava, todos os dias acho que poderia ter feito isso ou aquilo, ela confiava tanto em mim e eu não fiz o melhor, mesmo sabendo que quando chega a hora, não tem acerto.
Até.
4/10/2008 10:55:35 AM -
Autor(a)
Aprendi que perdoar vai muito além de uma simples frase. Não basta apenas dizer que perdoa, mas buscar estar em harmonia com o outro, com tudo e com todos. O maior beneficiado desse novo estado de alma, somos nós mesmos! Imediatamente logo após o perdão essa energia pesada, à qual estávamos conectados, de ódio e mágoa, se dissipa instantâneamente. É incrível como simultâneamente, as coisas boas começam a reaparecer em nosso caminho, como que verdadeiros milagres! (experiência própria!)
Hoje tenho uma maior consciência de que o desenho de meu futuro está no hoje, decido não querer mais esta energia ruim turvando meu caminho e atrapalhando meu novos traços! O natural é estar em paz, é ser feliz! è cuidar das nossas emoções, lapidando-as para fazer brilhar o nosso Verdadeiro Eu, libertando nosso Deus interior!
Este boletim é maravilhoso! E o perdão mais importante, é perdoar aos Pais, porque através deles é que pudemos concretizar nossa maior oportunidade, nosso maior presente, A VIDA!
4/10/2008 10:49:52 AM -
Autor(a)
Meu Deus, obrigada pela mensagem do Perdão! Eu acordei hoje e procurei na internet e não achei nada sobre perdão que servisse para uma amiga que eu quero ajudar... e para minha surpresa ao abrir meus e-mails hoje o que recebi? Esse presente de Deus!!
Obrigada a vocês por esta oportunidade.
4/10/2008 10:42:12 AM -
Autor(a)
Hoje, dia 10 de abril, ao abrir este e-mail...
Parei e resolvi ler até o final. Quem não têm seus problemas??? Quem não guarda mágoas??? Ou você se desliga e deixa pra lá, ou terá que conviver com isto. É doloroso. Diria triste. As lágrimas, realmente, vêm. E, por mais que você tente se libertar e diga pra si: hoje eu vou esquecer. Eu quero esquecer. Sempre volta à tona o mesmo sentimento. Tudo o que você passou, o sofrimento que a pessoa te causou. É fácil falar:
Perdoe. O difícil mesmo é PERDOAR. Não só quem te fez o mal. Perdoar também a si mesma por algum erro, talvez, algo de outra vida, que tenha ficado no Passado e que não ficou claro.
Esta vida é uma passagem. Nascemos, vivemos e morremos. Nós não levamos nada material. Mas a carga emocional, as palavras duras, o sofrimento... estes sim, te acompanham.
Eu juro, e digo, todos os dias, que estou fazendo o possível pra perdoar a quem me faz ou tenha me feito. Não digo praticar só o Bem. Mas sim praticar o PERDÃO. PAZ a todos.
4/10/2008 10:31:53 AM -
Autor(a)
Hoje não sei por que estou tão chateada e com sentimento reprimido. Esta mensagem confortou o meu coração e acredito também que o amor faz toda a diferença. Forte abraço
4/10/2008 10:19:59 AM -
Autor(a)
Confesso que recebi este e-mail como um presente. Até porque não é fácil a prática do perdão. Acreditamos que por nos doarmos ao outro em várias ações conseguiremos atingir o perdão com a mesma facilidade.
Agradeço pela mensagem.
Beth
4/10/2008 10:19:51 AM -
Autor(a)
Sérgio, mais uma vez você demonstrou que quando se fala com o coração, toca-se o coração. Suas palavras chegaram mansas, como quem não quer nada, e no final você deu o recado: é preciso abertura, entrega, humildade, presença, verdade, para que a gente possa vivenciar o amor. E só com amor se perdoa...
Agradeço por este momento que você me proporcionou.
Mani
4/10/2008 10:10:28 AM -
Autor(a)
Bom Dia! Quando li este e-mail pareceu-me que foi enviado justamente para mim... Ontem à noite estava rezando antes de dormir e pedindo a DEUS que me ajusasse a perdoar meu ex-namorado que me fez sofrer muito; faz dois meses que acabamos e não consigo perdoá-lo, so que estou me sentindo mal por isso, sei que ele não é uma má pessoa... Mas as feridas criadas por varios outros motivos me deixam triste e não consigo perdoá-lo! Gostei muito do email... E vou tentar perdoá-lo e e tirar essa mágoa do meu peito!
4/10/2008 10:01:14 AM -
Autor(a)
Obrigado por mais essa oportunidade, o perdão é a base do começo do ensinamento de Jesus. Lembre-se de que as afirmações divinas são verdadeiras leis, e governam todas as coisas. Foi dito: Se tens fé cumpre saber que tudo é possível àquele que a tem. Lei imutável, quando fizer um pedido peça por alguém com quem não simpatiza ou que o tenha tratado mal, enfim, interceda por ela com uma oração e perdoe a esta pessoa, mesmo que a razão a leve fora desta Lei divina (perdoar pra caminhar adiante consigo mesma e aceitar as diferenças). O ressentimento é barreira número um da força espiritual, emocional e material. A medicina tem progredido muito, mas ainda não descobriu nenhum remédio ou vacina que possa libertar os nossos temores ou os nossos conflitos emotivos. Só uma compreensão melhor do nosso íntimo, sob a presença de Deus em nós, trará paz. Diga: eu o perdoo e ele(a) já me perdôou e eu perdoo e liberto e Deus já nos perdôou. Obrigado, obrigado, obrigado...
4/10/2008 9:41:14 AM -
Autor(a)
Palavras abençoadas Sérgio!! Deus, ao deixar seu grande livro escrito, deixou cravados apenas dois verbos (o restante é história) AMOR E PERDÃO. Se não soubermos trabalhar nosso coração e mente, focados nestes dois verbos profundos e significativos, adoeceremos de alma e de corpo.
Que os anjos continuem tanto te inspiração para que tudo isso seja trabalhado e mudado nos corações de nossos irmãos necessitados.
Abraços
4/10/2008 9:40:12 AM -
Autor(a)
Olá, gostei muito e gosto muito de receber seus boletins... mas gostaria muito de poder entrar em contato com um de vocês, pois vivo doente, nao consigo me encontrar, tento perdoar alguém, mas sei que lá no fundo não o fiz, pois vem à tona a todo instante. Um grande abraco e obrigada pela atenção.
4/10/2008 9:39:47 AM -
Autor(a)
Olá Sergio Bom dia, adorei o seu testemunho, é algo que nos faz interiorisar, embora todos saibamos que sem Perdão não há Amor, e o Amor é fonte de Vida. Mas como Seres Humanos que somos temos tendência a esquecer essa verdade, por isso eu lhe agradeço por nos lembrar e fazer Relectir sobre o Perdão, que é tão importante para todos nós e é um Balsamo para a Alma. Obrigada e um Abraço com muita ternúra e Felicidade.
4/10/2008 9:31:38 AM -
Autor(a)
Preciso urgentemente me livrar do ressentimento e da mágoa que tenho da família de meu marido, preciso me libertar, me achar. Me faz mal, me contamina, e faz com que fique amarga, triste, desconfiada das pessoas. Gostaria de pedir ajuda, como me libertar desse sentimento tão ruim.
4/10/2008 9:31:20 AM -
Autor(a)
È muito importante perdoar e amar é se doar sem nada pedir nem cobrar.
No entanto, é dificil saber se realmente perdoamos.
Como saber se em todas as minhas meditações eu sempre emito vibrações de perdão e tambem peço perdão até por erros dos antepassados.
Com carinho PAZ PROFUNDA a todos.
Cleide
4/10/2008 9:18:11 AM -
Autor(a)
Bom Dia.
Linda matéria.
Obrigada Sérgio, vivo lutando para esquecer as mágoas, perdoando de coração.
Fique com Deus.
4/10/2008 9:14:23 AM -
Autor(a)
Bom dia! Essas palavras vieram de encontro com o meu momento. Minha esposa faleceu dia 07/02/08 e me sinto muito culpado por muitas coisas que aconteceram com ela no passado. Passo horas chorando e clamando seu perdão. Gostaria de ter a certeza de que ela me perdôou, onde quer que esteja, e que esteja muito bem. Novamente, eu venho pedir: Eliane, me perdoe, por favor, me desculpe por todos os meus erros, por tudo que deixei de fazer por você, por não ter ficado com você antes. Meu amor, por favor, me perdoe! Te Amo!
4/10/2008 9:08:13 AM -
Autor(a)
Como sempre cada palavra vem cumprir o papel de tocar as pessoas que dela precisam. Faz muito pouco tempo aprendi que perdoar é esquecer. Fato é que existem sensações que nós não conseguimos bloquear, agora de posse do vosso conhecimento tenho convicção que conseguirei. Pois vou exercitar o perdão como ato de amor ao mundo.
Obrigada!
4/10/2008 9:05:23 AM -
Autor(a)
Bom dia,
Devo acreditar sim que muitas vezes o Universo conspira, às vezes a favor e às vezes contra. Entendo que quando é contra, está na realidade nos avisando das coisas que estão ao nosso redor.
Lendo a matéria de hoje me faz refletir mais ainda, pois justamente ontem, em trabalho no centro que frequento e onde executo minhas colaborações, fui incumbido de ler o evangelho e passar uma mensagem, que foi da pag. 161, que descrevia o DUELO.
O que você cita na sua mensagem vem de encontro ao que falei na noite passada. Obrigado por fazer com que veja que estou no caminho certo.
Um abraço e continue com este esplêndido trabalho.
4/10/2008 9:02:24 AM -
Autor(a)
Estava mesmo precisando de algo parecido... mexeu muito comigo, adorei o boletim recebido... muito obrigada
4/10/2008 8:54:59 AM -
Autor(a)
Caro Sergio, ainda bem que você também sabe perdoar e eu, Carlos, te perdôo também, pela trapalhada em que você me colocou, eu estando de fora e você insistindo para eu te ajudar.
Bem tudo passou e ficou a lição de que a gente não deve se meter em assunto alheio. E que os Mestres te acompanhem em mais uma jornada terrena e que o amor incondicional pelas pessoas seja cada vez mais exercido. Boa Sorte.
O Site responde: Perdoar é viver, Carlos...
Gostaria de saber o que aconteceu, pois não entendi a que se refere em seu comentário!
Somos um só!
Sergio
4/10/2008 8:24:12 AM -
Autor(a)
Interessante... estou num processo similar. Achava que estava tendo sucesso, que tinha conseguido perdoar, mas não... e eu quero, de todo coração, me libertar da mágoa e libertar todos que me magoaram. Acho que é um estado de espírito, algo mais profundo, uma compreensão que eu ainda não alcancei. Não quero ser tragada pela dor, não quero magoar, mas não paro... fico me observando mas é sempre tarde demais, já respondi à provocação e sinto que é algo do passado, não é o momento. Foi muito bom ler o artigo, posso ter esperança de vencer a mim mesma e seguir essa estrada sem odiar ou ser odiada.
4/10/2008 8:18:06 AM -
Autor(a)
Bom dia Sergio
Nesta manhã, abrindo seu e-mail, senti muita paz no coração, pois tenho lutado muito em relação a perdoar as pessoas que me magoaram.
A sua experiência foi com certeza muito interessante e especial.
Agradeço por poder participar contigo deste momento.
Um grande abraço
4/10/2008 7:57:00 AM -
Autor(a)
Sérgio, realmente é uma experiência fantástica... passei por algo parecido em uma reunião mediúnica... é uma sensação de leveza, de paz... é muito diferente dos sentimentos que acostumamos vivenciar... sinal que precisamos aprender a perdoar... que não praticamos este maravilhoso sentimento.
Abraços
4/10/2008 7:03:06 AM -
Autor(a)
Gostei muito do seu artigo, Sérgio, não só pelo tema, mas pela espontaneidade e simplicidade com que o escreve. Sobre o tema... quem somos nós para perdoar... Tal como diz, perdoar é divino, porque só Deus não erra! Nós, humanos, que erramos, não obstante não o desejarmos, mas porque essa é a limitação do nosso estado evolutivo, como não aceitar que os nossos irmãos também errem, porque é essa, também a sua limitação?... Se somos todos UM, esse erro do nosso irmão está, algures, em nós próprios, nesta ou noutra vida... Não será assim? E, se não compreendemos isto, ao menos que pensemos: se Deus tudo nos aceita, com um amor incondicional, quem somos nós, para não aceitarmos os nossos irmãos, incondicionalmente? Isso não significa deixarmo-nos prejudicar pelos seus erros... Mas isso já seria um tema para outro artigo...
Obrigada, Sérgio!
4/10/2008 6:57:12 AM -
Autor(a)
Bom dia...
Hoje é o 2º dia que recebo boletim do Stum. E para minha surpresa o negócio é mais sério do que pensava. Entrei neste site buscando apenas conhecer mais sobre os ciganos, pois sou bisneta de ciganos e não entendo nada do meu povo...
Hoje, quando li a mensagem, descobri o quanto ainda preciso perdoar o passado... achava sinceramente que tudo isso de perdão já estava resolvido dentro de mim...
Obrigada pelo seu texto... obrigada pela abertura dos olhos que me causou...
Agora tenho sede de aprender mais!!!
Muita Luz e Paz!
4/10/2008 6:17:31 AM -
Autor(a)
Oi, bom dia para todos vocês! Eu vos leio aqui, do outro lado do Atlântico, mas acreditem que estou mesmo aí, vocês me fazem sentir mesmo aí, pertinho de vocês.
Ao Sergio, que me levou hoje a escrever, quero agradecer suas palavras e as sensações que me transmitiu. O tema do perdão tem andado na minha vida, tem avançado e recuado e hoje sinto-me bem confortada com ele e suas palavras me fizeram sentir acompanhada e entendida. Às vezes é dificil, muito dificil. Todos merecíamos sentir que somos capazes e que é preciso perdoar e sentirmo-nos perdoados.
Muita paz, daqui, da minha cidade luminosa - Lisboa - para todos, todos vocês!
4/10/2008 5:48:34 AM -
Autor(a)
Quem agradece do fundo do coração sou eu, o SOMOS TODOS UM - Sergio Stum... Perdoar os outros e nós mesmos é um trabalho que requer coragem e conseguir entrar no vazio abençoado é para poucos. Virar a Chave do Amor não é facil, principalmente quando estamos em situação de conflito, entre o que queremos e aceitar o que se tem; na maioria das vezes adoecemos e mudar a freguência vibratória para curar o CORPO E A ALMA é o caminho mais conplicado de seguir.
4/10/2008 4:57:37 AM -
Autor(a)
Caro Xará, gostei de seu artigo. Também procuro perdoar a mim mesmo e ao próximo, e seu texto me clareou muitas dúvidas. Não adoto a linha mística, mas aquela que diz que é pelo amor ao próximo que Deus se nos revela.
Um abraço agradecido.
Guimarães SV
4/10/2008 12:01:49 AM -
Autor(a)
Recebo e leio frequentemente os textos, que são excelentes e como sempre este não foi diferente, pois fala sobre um tabú da humanidade(perdoar e ser perdoado). O planeta seria um lugar bem melhor para cumprir nossas missões se a arte do perdão fosse realmente feita de dentro para fora. Más o vil metal neste planeta destruiu e continua destruindo tudo o que há de bom em seus habitantes; pois os encarnados neste planeta respeitam só e somente suas arrogâncias, suas prepotências e tudo que a moeda pode pagar. As pessoas têm que acordar para o mundo espiritual, pois se acreditassem nesta realidade mudariam completamente sua vida. Obrigado.
4/9/2008 11:10:49 PM -
Autor(a)
Texto maravilhoso. Leio sempre os boletins e os acho ótimos. Mas este se superou. Só através do perdão mútuo as pessoas alcançarão a paz e o equilíbrio necessários para a construção de um mundo melhor.
4/9/2008 10:51:12 PM -
Autor(a)
BOA NOITE! Tal foi minha alegria ao receber este e-mail, pois esta semana diante de alguns sinais divinos, resolvi perdoar depois de dois anos a pessoa com que me relacionei no passado. Hoje tive certeza que estou no caminho certo, pois o texto reflete tudo que sinto e devo fazer com relação à vida.
4/9/2008 10:04:55 PM -
Autor(a)
Sergio, quando abri meus e-mails e li teu artigo me veio a certeza que me caberiam tuas palavras e quando li o pedido de perdão aos teus pais fiz o mesmo aos meus, acredito que senti uma emoção parecida com a tua e chorei. Me vejo muita pequena aos mistérios que existem, porém sei que mesmo em minha pequinez tenho que praticar o perdão a mim e aos que me rodeiam.
Obrigada
4/9/2008 10:03:04 PM -
Autor(a)
Achei maravilhoso!!!
Sempre preciso desse tipo de diálogo com DEUS, uma vez que estou buscando melhorar como ser humano.
Esta mensagem chegou em boa hora!! Também aguardo um dia manter contato com meu mentor! É um dom divino!!!
Fiquem com DEUS!!
4/9/2008 10:00:49 PM -
Autor(a)
Achei maravilhoso o texto. É um dos temas que tenho trabalhado, junto com o amar o próximo como a você mesmo. A arte do perdão é um caminho demorado e eu ainda não sei o que é mais difícil: se perdoar ou pedir perdão.
Agradeço por me fazer pensar sobre temas tão importantes.
4/9/2008 10:00:23 PM -
Autor(a)
Que palavras lindas e que lindo texto; sempre prescisamos ser lembrados da importância do perdão, pois não o praticamos com certa frequencia como deveria. Se ele fosse mais praticado não teríamos tantas tragedias acontecendo...... tantos sofrimentos causados pelo simples medo de nos expormos os nossos verdadeiros sentimentos.... e se pedimos perdão a alguém é como se fóssemos fracos...... quando na realidade damos mais importância ao estado racional e não ao emocional... vamos olhar pra trás e ver onde erramos e tentar em primeiro lugar nos perdoar, sentir a força desse perdão agindo em nossa vida... e dai pra frente praticá-lo com toda a força existente em nós e colhermos os frutos bons que ele certamente nos dará.... pois será com certeza a chave para uma porta que se abrirá para nos, mostrando que novos caminhos mais lindos e cheios de maravilhas se escondem por trás do perdão.......
4/9/2008 9:57:37 PM -
Autor(a)
PARABÉNS!
Mais uma vez você consegue me emocionar com suas transformadoras palavras. Penso que você tem mesmo o dom da comunicação e consegue articular as frases certas num momento de pura inspiração!
Me sinto leve e feliz só em ler seu texto!
A verdade é fruto de profundo conhecimento.
Que você seja sempre um instrumento da verdade!
Abraços de uma amiga virtual!
Ivani
4/9/2008 9:56:24 PM -
Autor(a)
O tema PERDÃO só é entendido quando unimos nossos pensamentos com o CORAÇÃO. Lamento que poucos entendam esta conexão, mas devemos ajudar aqueles que são leigos em relação ao Plano Espiritual.
4/9/2008 9:56:00 PM -
Autor(a)
Só posso agradecer a Jesus por todas as mensagens que tenho recebido da parte de vocês. Elas são para mim como um bálsamo - a cada dia procuro melhorar e aprender como ser humano - e são esses ensinamentos enviados que a cada dia me fortalecem, engrandecem cada vez mais a minha fé e a continuar no caminho do perdão e do amor.
Que a luz dos mentores continue a iluminá-los para que possamos a cada momento de nossas vidas nos tornarmos melhores.
4/9/2008 9:50:33 PM -
Autor(a)
No momento atual a oração do Perdão é realmente a que desfaz as nuvens da ilusão de um passado; pedir perdão é como se pudesse retirar todo o peso que se carrega, pois o acumulo de contraditórios que fizemos aos nossos antepassados vai se tornando vultuoso, e se não recorrermos a nos esvaziar de alguma forma, pela meditação, já que eles não estão mais entre nós, nossas mentes serão aliviadas, e o pedir perdão a si mesmo, pois em determinados momentos não estivemos à nossa disposição e nos cobramos preços altos por não ter efetuado determinada atitude. Nos negamos, e o perdão vem e nos cura daquela falta, daquele sem chão que ficamos diante daquele oportunidade que tivemos de fazer e não fizemos.
4/9/2008 9:48:35 PM -
Autor(a)
O artigo me levou a refletir a respeito da dificuldade que temos de perdoar e da facilidade de perdir perdão. Sim, é mais fácil pedir do que perdoar.
O verdadeiro perdão, o que vem do coração, da alma, esse é muito difícil para muitas pessoas fazê-lo.
Parabenizo-o pelo artigo e rogo aos Seres superiores que continuem sempre lhe iluminando.
4/9/2008 9:03:55 PM -
Autor(a)
A prática do perdão me persegue. Talvez porque eu tenha muito ainda a aprender e perdoar. Por mais sentimento de amor que tenhamos, por tudo e todos, acho que sempre existe algo, lá no fundo, a ser examinado e transformado...
4/9/2008 8:55:51 PM -
Autor(a)
LINDO. Adorei. Você é uma pessoa iluminada. Não é facil praticar o "eu te perdoei".... mas estamos aqui aprendendo e caminhando. Muito obrigada pela força em suas palavras. Com carinho Ligia Lara
4/9/2008 8:55:40 PM -
Autor(a)
Não acredito em acasos, e quando abri meu e-mail, vi que ali estava exatamente o que eu estava precisando. Vivenciei momentos muitos difíceis no trabalho, quase entrei em depressão. Depois de muitas voltas, depois de muita oração, de momentos de angústias e de calmarias, encontrei o caminho que me trazia paz. O caminho que me foi mostrado era: permanecer no mesmo local de trabalho, porém em outro setor, para que eu e a pessoa envolvida no conflito tivéssemos a oportunidade de nos perdoarmos.
Sei que agora isso está bem mais claro. Não sei quanto à outra parte, mas vou pedir a Deus que me ajude nesse processo. Reconheço que o meu orgulho também atrapalha um pouco, mas desejo aprender a perdoar.
São de grande valia as mensagens que vocês nos enviam. De coração, MUITO OBRIGADA!
4/9/2008 8:55:13 PM -
Autor(a)
É INCRÍVEL! PORQUE CADA VEZ QUE LEIO ESTES TEXTOS CAEM DIREITINHO EM MIM, NA HORA CERTA.
SOU FÃ DESTE SITE E AGRADEÇO TODAS ESTAS MAGNÍFICAS LIÇÕES, SE É QUE POSSO CHAMÁ-LAS ASSIM, PORQUE APRENDO A CADA DIA COM A VIDA. TENHO 52 ANOS E RECICLO MINHA VIDA A CADA DIA.
DEUS ABENÇOE A MIM E A TODOS VOCÊS.
BJOS NO CORAÇÃO,
ILVANIA
4/9/2008 8:53:57 PM -
Autor(a)
Parabéns pelo artigo, meu amigo!
Que os mentores continuem orientando você. Assim, poderemos refletir mais e mais através de seus artigos. Muito obrigada pela oportunidade de conhecer este site. Quanto bem tem me feito. Sempre que posso repasso os textos recebidos para amigos e amigas. Beijos no coração
4/9/2008 8:45:53 PM -
Autor(a)
Parabéns, Sergio!
Maravilha, era tudo o que eu precisava ler.
Continue nos enviando estas maravilhas para que possamos aprender mais e mais. Tu és iluminado!
Deus te abençoe!
Muito obrigada!
abraço fraterno da,
Celine
4/9/2008 8:32:06 PM -
Autor(a)
Olha, achei maravilhoso este artigo e sinto que o mais incrível é que eles aparecem em meu e-mail quando mais necessito de ler algo tão importante. Artigos como este é prazeroso ler e poder entender, porque são colocados de forma clara e com uma enorme sabedoria. Parabéns!
pagina: 2 de: 3 [Anterior] [Proxima]
|Voltar|