Matizes D’Alma

Matizes D’Alma
Autor Maria Helena Neves de Albuquerque - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Imagino que o Ego e o Existir, enquanto Realidade Psicofísico e Conexões Mente-Matéria no Espaço-Tempo nos pregam ciladas e se não estivermos atentos aos matizes D´Alma com todas as suas miríades, encontraremos dificuldades para nos conectar com o Universo das subjetividades enquanto artífices e sujeitos da história. 
O tema em epígrafe está afeto às subjetividades das Deusas da Mitologia Viva e é; um tema extremamente palpitante, pois todas as beldades femininas vivenciam de modo sutil e a cada amanhecer os matizes D’Alma quando amadas, espezinhadas, amarguradas, reprimidas ou negada em completude e inteireza até na calada da noite cósmica.
Por outro lado, para os estudiosos da psique, a Deusa Interior é considerada pela Mitologia Viva como o eterno Arquétipo da psique humana, e eu ainda diria que é com Ela que se aprende a arte de viver e de amar os eternos mitos que moldam várias vidas e numa constante interação com os nossos pares individualmente, membros de grupos e comunidades de modo harmônico e transformador.  
De fato, de acordo com esses matizes transcendentais foi observado pelos estudiosos dos povos antigos e enquanto contemporaneidade que a deusa-Atená é a que mais se identifica com o feminino ao interagir ou dialogar com os seus iguais. Isto porque essa Deusa-Mulher configura em sua completude e inteireza um perfil arquetípico em postos de comandos na sociedade dos nossos dias.
Em verdade, na mitologia viva, a Deusa Atená é considerada uma mulher experiente, ativa, extrovertida, amorosa, buscadora. Enfim, ela vive repleta de sabedoria para contracenar com os seus pares nos diversos escalões desse planeta azul. Desta forma, compreende-se que essa Deusa-Mulher está sempre em evidência, tanto nos centros urbanos, quanto nas universidades. Nas redes sociais, e/ou até convivendo entre nós, exercitando a experiência da sua sacralidade interior desde dos primórdios da antiguidade. Visto que essa deusa aparece na cultura contemporânea cheia de disfarces, mas é sempre considerada em seus espaços de convivência humana como a mais leal “companheira dos heróis”.
 Quando os estudiosos da mitologia observam os perfis da deusa-Atená e da mulher-Ártemis, eles as consideram como os arquétipos da psique humana diferenciados em sua sacralidade interior e, principalmente, a partir dos seus perfis psicológicos no modo de ser, de pensar e de agir em relação ao Eu e ao Existir. Visto que para a humanidade como um, o reconhecimento da Mulher-Atená está sempre em evidência para se relacionar com o mundo e o Universo de modo expandido.
 E assim se expressa o psicólogo e um dos mais respeitados estudiosos da mitologia em pleno século XXI, Victor D. Salis sobre a influência das deusas no existir pensante e na sociedade contemporânea: “na antiguidade, longe de indicar algo falso, mitos eram considerados a linguagem que os deuses utilizavam para ensinar a nós, pobres mortais, a arte de viver, amar e nos aproximar deles. Eram narrativas fantásticas e ambíguas, porque os deuses nunca se comunicam de forma direta conosco; não é muito diferente do que ocorre quando consultamos um astrólogo ou um vidente. As respostas que buscamos nunca são transparentes e diretas-exigem a nossa intervenção e interpretação para ganhar sentido e direção... a mitologia nos ensina que não somos um simples amontoado de reações químicas e orgânicas, mas que há –sempre haverá–  algo maior e espiritual que habita dentro de nós. Conhecê-la é como adentrar o mundo mágico que abre novas portas e possibilidades”.

Nota: direitos reservados e protegidos: nenhuma parte desse texto poderá ser reproduzida por qualquer meio, sem a autorização prévia do autor ou editora por escrito. A infração está sujeita à punição, segundo a Lei 9.610/98

Texto Revisado



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Maria Helena Neves de Albuquerque   
Assistente Social Clínico UFC MS DF,CressBahia 2018. Pós-Graduada e Especializada em Terapias Holísticas e Transpessoais, "A Quarta Força em Psicologia" Ômega Incisa Imam 2009/2011 Pós-Graduada em Teoria da Psicologia Junguiana IJBA Escola Bahiana de Medicina 2015/2017.Formação ThetaHealingBrasil 2018 Casa de Yoga.Escritora Bienal Bahia,2011
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.