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Alimentos para o equilíbrio Hormonal
por Marcos Vinicius -Terapeuta

Alimentos para o equilíbrio Hormonal

Uma alimentação saudável é muito importante para todas as pessoas em qualquer etapa da vida, mas falaremos especificamente sobre os bons alimentos para o equilíbrio hormonal na visão da naturopatia e terapia ortomolecular.
A alimentação equilibrada melhora a pele, o cabelo e favorece todo o sistema endócrino.

Consumindo os nutrientes adequados você poderá garantir:
- Diminuição da ansiedade;
- Maior energia e disposição;
- Metabolismo mais equilibrado;
- Boa digestão.

Estes e outros benefícios favorecem as mulheres jovens, as mulheres maduras que sofrem com um declínio no nível de energia, mulheres que estão ou que se aproximam da menopausa.

Veja a relação de alguns alimentos:
1 - Leite fermentado: possui lactobacilos e probióticos que ajudam a aumentar as bactérias saudáveis no intestino.
2 - Abacate: rico em fibras e vitaminas, B, E, magnésio, potássio, ácido fólico e gordura saudável.
3 - Ômega 3: presente em peixes gordos como sardinha e bacalhau, podem prevenir diversos problemas de saúde como hipertensão arterial, doenças inflamatórias, problemas de memória e até mesmo depressão.
4 - Vegetais ricos em antioxidantes: couve, brócolis, rúcula, coentro, beterraba, cenoura, pera, melão, também são muito importantes para a saúde.
5 - Termogênicos: canela e gengibre, podem dar mais energia e disposição, além de melhorar a sua pele também.
Vale destacar os benefícios da chia, quinoa e chá de folha de amora, pitanga e até mesmo o uso de essências florais (Florais de Bach, Minas e Californianos).
Porém, se quiser realmente obter todos os benefícios e importante evitar ou diminuir o consumo dos seguintes alimentos:
1 - Açúcar: pode causar desequilíbrios hormonais, obesidade, diabetes, tendo efeito nocivo no fígado, sistema digestório, pâncreas e sistema nervoso.
2 -Alimentos com alto índice glicêmico: farinha branca, massas, arroz branco, pão francês, biscoitos, bolachas, bolos. Eles podem alterar a maneira como o estrogênio é metabolizado, aumentando também os níveis de insulina.
3 - Álcool: em excesso cria uma sobrecarga no organismo, desidratação, perda de nutrientes e aumento de peso.
Apreciando com moderação, fazendo uma boa alimentação e hidratação, poderá obter alguns benefícios para a saúde.
4 - Cafeína: embora possa auxiliar no metabolismo, em excesso pode causar calor em excesso em mulheres que estão na menopausa. Nas mulheres jovens podem causar ansiedade e nervosismo.
5 - Soja: as importantes funções da tireoide como a manutenção da taxa metabólica para conversão dos alimentos em energia, equilíbrio da pressão arterial, temperatura corporal, frequência cardíaca, podem apresentar alterações devido a presença de fitoestrógenos presentes na soja.
O consumo excessivo pode gerar alterações de humor, infertilidade, ganho de peso, deficiência de alguns nutrientes, perda de massa muscular e outros problemas.


Texto Revisado


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Autor: Marcos Vinicius -Terapeuta   
Naturopata - Especialista em Saúde Natural Aplicada, Terapia Ortomolecular. Fitoterapia, Terapia Floral e Emagrecimento Saudável. Membro da Sociedade Brasileira de Terapia Complementar e da Academia Brasileira de Ciências Naturais. 
E-mail: medidacerta@hotmail.com
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Publicado em 10/08/2018

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