Menu

Técnicas Esotéricas: Bobagem

Atualizado dia 5/17/2013 3:33:00 PM em Espiritualidade
por Fernando Cavalher


Facebook   E-mail   Whatsapp

O Buda viveu mais de 500 encarnações dedicadas à evolução antes daquela em que atingiu a iluminação. Então, nasceu filho de reis e ignorava a miséria humana. Foi necessário mudar de vida, deixando a corte, para crescer. Envolveu-se com ascetas e viveu na pobreza. Mas percebeu que não era esse o caminho e foi necessário mudar de vida novamente. Passou, então, muito tempo dedicado ao trabalho espiritual, até atingir a iluminação. Quando atingiu a iluminação, mudou de vida e tornou-se Mestre Espiritual, ensinando a outros. 

Não há histórias sobre as vidas anteriores do Cristo, embora seja bastante claro para mim que elas existiram. O que se sabe é que, tão logo nasceu, o Cristo teve que mudar de país, pois estava sendo perseguido. Mais tarde, o Cristo mudou-se novamente para a Judéia: já o vemos ensinando aos 12 anos, no Templo. Maria não gostou e o Cristo só apareceu novamente aos 30 anos, quando mudou seu estilo de vida, passando por um batismo e tornando-se público. Cada vez mais, era seguido por multidões, até que tudo mudou. Quando entrou em Jerusalém, foi abandonado por todos até sua morte na cruz.

Quantas vezes o verbo mudar foi usado até este ponto do texto? 7 vezes.

Procurei ser breve nas histórias que contei do Buda e do Cristo. Mas, com apenas estes rápidos resumos, já dá pra perceber a enorme quantidade de trabalho que estes Grandes Mestres tiveram para evoluir. E evoluir significa mudar.

Hoje em dia, fala-se muito de você mesmo fazer seu caminho espiritual, independentemente de um mestre. Essa ideia é atribuída à nova era. Como se isso fosse uma grande novidade! Qualquer verdadeiro mestre espiritual do passado ordenava que você mesmo fizesse seu caminho espiritual, ainda que ele lhe orientasse. Buda dizia: "Medite". O Cristo dizia: "Levanta-te, e anda".

Mas a eliminação do mestre ocorreu apenas da boca para fora. O mestre foi substituído pelas técnicas esotéricas. De acordo com estas técnicas, você deve repetir mantras sem consciência adequada a respeito deles. Ou, então, deve fazer tais e tais orações. Ou, então, deve invocar ou imaginar raios de luz de uma ou outra cor, normalmente violeta. Ou então, deve ter um pensamento positivo, dirigido para as coisas que deseja. Esta última ideia é pior do que inútil: é negativa, uma vez que usa técnicas psíquicas e espirituais para objetivos do ego. Ou qualquer outra bobagem.

Estas técnicas não o conduzem pela evolução. Pior do que isso, algumas delas são nocivas e prejudicarão você. Isso ocorre porque estas técnicas não expandem sua consciência. Ao contrário, elas visam apenas a solução fácil de seus problemas. Elas atendem às suas expectativas, do jeito que o ego gosta. Em geral, sua serventia é dar a falsa impressão de que você está fazendo alguma coisa. Na realidade, você fica satisfeito com pouco e permanece sem mudar.

Os grandes mestres espirituais do passado esforçaram-se muito, trabalharam muito. A cada etapa vencida, eles mudavam de vida. Quando se tornaram mestres de outros, aconselhavam o tempo todo a mudar de vida.

Sendo assim, como você pode acreditar que uma técnica esotérica superficial pode representar uma evolução real? Como você pode acreditar, por exemplo, que o Raio Violeta vai cancelar o seu karma? Buda trabalhou vidas e vidas para resolver o karma dele e você acha que basta invocar o Raio Violeta e alguém vai salvá-lo? Como você pode acreditar que está evoluindo se sua vida não está mudando?

Não seja ingênuo! Evoluir é esforçar-se muito, por muito tempo, e, principalmente, mudar de vida. Talvez você esteja bravo porque evoluir é difícil e demora. Mas, entenda, é justamente isso que confere MÉRITO aos que conseguiram. Da próxima vez que tentar, analise se você está procurando salvação ou CONSCIÊNCIA. Procure sempre a segunda opção.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Fernando Cavalher   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa