Menu

Sim, isso é Abuso!

Publicado por Silvia Malamud em Psicologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Benefícios da ajuda psicológica e médica competente.

Para entender um pouco mais sobre questões que envolvem temas como abuso, vale saber que a regra primordial destas tramas seria o redirecionamento da energia vital das vítimas para outros fins que com toda certeza não seria o de gerar consciência.

A técnica usada sempre é a mesma, cria-se um consenso coletivo que inventa verdades sobre o que seria a regra do momento, sendo que esta sempre servirá de impedidor para que uma percepção mais acurada e legitima sobre a realidade se manifeste.
Uma forma de abuso velado.
Cordatos, e sem pensar a respeito, muitos nem sabem o quanto que são participantes ativos deste e de outros tantos espetáculos dessa ordem e passam sem questionamento algum pela vida, cegamente obedecendo regras inventadas como se fossem verdades absolutas, inclusive nas incontáveis vezes em que as situações são danosas e sem sentido.
Por conta de objetivos obscuros, as verdades plantadas investem de maneira massiva para que a consciência fique turva, prejudicando aqueles que estão no caminho da autodescoberta. E sim, isso é uma forma de abuso.

Esses dias, por exemplo, temos um exemplo contundente sobre esse tema que merece ter um espaço importante de alerta e despertamento.
Todos sabemos dos horrores e das severas dificuldades que qualquer tipo de abuso pode causar na vida de quem passou ou passa por essa situação. Se o abuso for da ordem sexual, não só uma dificuldade em se levar uma vida afetiva saudável pode ocorrer, como também inúmeras outras inibições costumam surgir a partir do evento traumatizante.
Em meu consultório de psicologia, por exemplo, a maioria dos pacientes que sofreram abusos sexuais vieram com severos sintomas de estresse pós-traumático, que em alguns casos, os acompanhavam há anos. Ansiedade generalizada, tentativas de suicídio, depressões gravíssimas e outros sintomas também fazem parte do grave estado emocional das vitimas que vêm em busca desse tipo de ajuda psicológica. Algumas estão emocionalmente tão prejudicadas, que necessitam ser medicadas, por psiquiatras, a fim de darem conta de entrarem em contato, nas sessões de terapia, com as situações terríveis que passaram.

O assunto, portanto, é extremamente sério e dificilmente poderia ser banalizado a ponto de ser tratado por profissionais não qualificados na profundidade de que o tema requer.
Se o paciente não consegue se lembrar com clareza do evento do abuso, na certa é porque o seu mecanismo de sobrevivência sabiamente o esquivou de entrar em contato direto com a dor do terror passado, protegendo-o de ter um descontrole emocional maior, para que o seu psiquismo não entrasse em colapso. Portanto, um profissional não qualificado, neste sentido facilmente correria o risco de "cutucar" de modo imprudente, por não ter o conhecimento necessário sobre os perigos que significam abrir as portas do psiquismo de modo indevido, principalmente nessas difíceis e dolorosas vivências. Nesses casos, facilmente o cliente correrá o risco de passar por alguma ab-reação importante que poderá ser desde um descontrole emocional grave, a um surto psicótico ou mesmo poderá não atingir o seu ponto de virada real.

O assunto é sério e as vítimas estão a poucos passos de sofrerem mais ainda se não forem tratadas corretamente.
Mais do que nunca o questionamento sobre o que nos é vendido como verdade deve ser altamente observado para que não sejamos marionetes de sistemas que apenas visam benefícios pessoais.

O alerta é para que não percamos o nosso olhar de observadores atentos em tudo o que nos é oferecido.
Sempre deveríamos questionar para não entrarmos em roubadas maiores da que já estamos.
A nossa vida é o nosso bem maior.

Não somos robôs e podemos questionar conhecimentos que visam outros tipos de propósitos quando as necessidades requerem profissionais habilitados em temas específicos como o do abuso sexual.
A vida definitivamente não é um eterno carnaval.

Quanto mais despertos, melhor!


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou?   Sim   Não  
starstarstar Avaliação: 3 | Votos: 237


Sobre o autor
silvia
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos

Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa