Menu

O desenvolvimento emocional e sua função

Publicado por Sergio Scabia em Espiritualidade

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Capítulo 8

Quando li este artigo em 23 de abril de 2002, quase tive um piripaque: meu coração começou a bater forte, minha curiosidade em percorrer as páginas do texto me obrigou a devorar as letras e a cada linha minha emoção crescia, minha cabeça vibrava de uma forma gostosa, me dando uma informação legal de que algo especial estava acontecendo.

Costumo sempre escrever a lápis os meus comentários nas páginas dos livros e desta vez foi um desenho: o logotipo do Vidanova, o nosso triângulo. Pela primeira vez, todo um trabalho intuído durante anos e colocado sem alarde no ar e que se tornou o primeiro interativo do site - o de grafologia e os tipos de personalidade - estava finalmente encontrando respaldo, explicação, embasamento... no Guia!

Não é de fato possível comentar em duas páginas toda a sabedoria represada neste preciosíssimo capítulo, até pelo fato de que cada um de nós terá obrigatoriamente que operar a partir de sua estrutura mental única e, portanto encontrará e focará principalmente aquilo que o fizer entrar em sintonia com seu sistema de crenças e seus próprios conceitos.

Os gomos da laranja são três: o FÍSICO, o MENTAL e o EMOCIONAL. Em suas polaridades, ou graus de desenvolvimento, que podem variar da intensidade mínima até a máxima, estes gomos formam a receita exclusiva de nossa personalidade atual. Tenho certeza de que poucos clicaram no logotipo do Vidanova alguma vez. se já não viu, sugiro que experimente isso agora. Você poderá ler algo que é praticamente inédito e também muito interessante e em total sintonia com este capitulo! Vale a pena, garanto.

Tudo começa então a fazer sentido, com o próprio capítulo que se autocomenta pelo logotipo do Vidanova... pela intuição profunda e a criatividade que nos orientaram e orientam no Caminho - presentes e decisivos na hora produzir o logo - que brotam somente quando estes gomos, ou estes três lados da personalidade, se desenvolvem de forma sadia, harmoniosa e equilibrada, aceitando e enfrentando com sabedoria e alegria os desafios corretos que o Universo nos sugere ao longo de nossa jornada.

Todo mundo já sabe... de que adianta uma mente genial quando não conseguimos comunicar nossas emoções e sentimentos, quando não sabemos nos relacionar ou quando nossa vontade e nosso vigor brecam ao nascer iniciativas que no mínimo exigem perseverança e algum esforço?

Ou como iremos passar pela vida se somos somente um imenso coração, capaz de captar e entender todas as dores do mundo, mas que rapidamente se torna um grande centro de sofrimento ao faltar-lhe a correta utilização da razão e do intelecto, a fim de tomar iniciativas coerentes e práticas em cada situação que se lhe apresenta?

E pra que serve toda aquela vontade, aquela energia física que muitas vezes é desperdiçada de forma banal, até para construir somente uma bela e atraente embalagem (o corpo físico), quando o "produto" que temos dentro dele, além de um prazo de validade muito curto, ainda tem escrito, em caracteres pequenos - mas legíveis para os de visão mais ampla - "Analfabeto emocional"? Sim, é imprescindível cuidar com carinho destes três pilares, pois não adianta desenvolver somente um ou dois quando é de todos que precisamos na nossa missão de vida!

Uma outra parte que quero ressaltar é a da importância das cores. das cores que identificam os centros energéticos claramente definidos também em três áreas:
- a inferior, vermelha em sua predominância, que rege o aspecto físico, da vontade, da sobrevivência;
- a mediana, amarela na média, que rege os aspectos emocionais e sentimentais;
- e por fim, a superior, azul, que governa a capacidade mental, racional e consciencial.

Estas três cores são as cores da paleta de Deus, as cores básicas a partir das quais todas as outras brotam em todo esplendor.
Nós somos assim - cada um de nós - obras de arte únicas na pintura esplendida da vida produzida pelo Pai e nossa Alma (a resultante final de nossos matizes únicos) terá seu brilho peculiar e belíssimo, participando assim da Criação de maneira fundamental... desde que saibamos manter estas cores vivas e vibrantes, tal qual foram planejadas pelo Pai (e por nós), na hora do nosso nascimento.

Este capitulo nos ensina justamente como preservar e melhorar o brilho único de nossa Alma, e o Vidanova nasceu para identificar, com seus interativos, testes e artigos, esta nossa natureza individual única e perfeita, mas que ainda pode se encontrar emocionalmente pouco desenvolvida ou ainda represando as experiências vividas e muitas vezes reprimidas em nossa infância.
Este lado emocional, seguramente o menos conhecido, trabalhado e expressado, nos limita no desenvolvimento, no nosso crescimento rumo ao Todo, à verdadeira e única evolução que é a de nossa alma.

Pessoas demais, e o pelas mensagens recebidas o Vidanova é prova viva disso, repetem continuamente padrões de comportamentos imaturos e inadequados, colocando às vezes enorme quantidade de energia em buscas incessantes por um relacionamento sentimental, na procura de sua alma gêmea, tendo porém em sua maioria como resultado somente mais tristeza e frustração... tendo deixado de lado a busca do necessário desenvolvimento emocional, a bússola sem a qual estaremos perdidos, cegos e desprovidos de comunicação com nosso eu interior verdadeiro, a fonte inerente de sabedoria e informação.

Devemos também aprender a vivenciar, expressar e transmutar todas as emoções ocultas de ódio, ressentimento, culpa, tristeza, perda, deixando somente espaço para as emoções verdadeiras, saudáveis, sem as auto-ilusões que somente nos tiram do rumo certo. Devemos - ou podemos - perdoar e pedir perdão.

Somos o que somos, mas devemos finalmente descobrir nossas características essenciais e as leis que as governam, evitando que os velhos comportamentos da infância, que muitas vezes nos faziam mudar erroneamente nossa conduta para angariar a aprovação dos outros, continuem vivos e atuantes... ainda!

Devemos, ou melhor, podemos finalmente agir de forma a falar o que sentimos, bem no fundo do nosso coração, para as pessoas certas no ambiente certo. A resposta será à altura da nossa manifestação, e com certeza, receberemos de volta uma energia cristalina e saudável, trazendo à tona nosso brilho, nossa segurança, nossa autoconfiança e nossa ferramenta preciosíssima - a intuição - que nos proporcionará finalmente o desfrutar de um centro interior permanente, livre de controles ou aprovações externas, provenham elas de outras pessoas ou de todo tipo de crença religiosa controladora.

Aproveite em seguida a magia das Imagens Mentais, com Izabel Telles, dos Florais com Thais Accioly, e a meditação para este capitulo da Rubia! Solte sua Alma, vibre em todas as cores que tem direito! Seja finalmente nada menos que filha(o) de Deus!

Somos Todos UM

Sergio Scabia

- Formula de Florais do Cap. 8
Veja clicando aqui o artigo e a Formula Floral sugerida por Thais Accioly



- A meditação sugerida por Rúbia Americano Dantés para o Cap. 8:
"Viajo pelas cores do Arco Íris em Harmonia com o Universo".
Para Meditar sobre essa frase, clique aqui




- Exercício de Imagens Mentais do Cap. 8:

Sente num ambiente calmo e tranqüilo. Os pés devem estar firmes no chão, as mãos colocadas sobre as pernas e os olhos fechados do começo ao fim.

Imagine-se dentro de uma pirâmide.
A base desta pirâmide é o seu corpo físico em contato com o material da terra, o palpável.
Verifique que este contato é confortável e que traz uma sensação harmoniosa.

A parede da direita desta pirâmide é o seu Corpo mental.
Verifique que ele seja equilibrado, controlado, disciplinado.

A parede oposta é o seu corpo emocional.
Verifique que dele emana uma luz suave que dá calor e vibrações positivas.

E estando você no centro deste tripé que forma a sua personalidade...
Sinta a vibração destes três corpos criando uma única melodia.

Então respire e abra os olhos

Izabel Telles

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo

Leia Também

Verdadeiras e falsas necessidades



Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


Sobre o autor
sergio
Sergio Scabia é co-fundador do Site Somos Todos UM
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa