Menu

Fórmula de essências florais para entender a Auto-estima

Publicado por Thais Accioly em Espiritualidade

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Capítulo 13
(Clique aqui e confira o capitulo que acompanha essa fórmula)

A cada etapa, capítulo, da jornada pelo Caminho da Autotransformação será apresentada uma nova fórmula de essências florais que possa oferecer apoio ao processo e ela deve ser usada pelo período de tempo em que se estiver estudando e integrando os ensinamentos contidos no capítulo para o qual ela foi criada.

Esta fórmula foi especialmente criada para ajudar no trabalho proposto neste Décimo Terceiro Capítulo do Caminho da Autotransformação.

A sinergia de cura promovida por esta fórmula de essências florais possibilita ajuda para o resgate da auto estima. Lembrando que o processo de se criar afeto e respeito por si mesmo está intimamente ligado ao autoconhecimento e este não costuma ocorrer, para a maioria das pessoas, em um curto espaço de tempo, demando determinação e persistência por parte daquele que decide aprender a amar a si mesmo.

Modo de preparo da fórmula: você pode mandar manipular esta fórmula de essências florais em uma farmácia de homeopatia ou de manipulação, que trabalhe com essências florais, ou prepará-la você mesmo, caso possua o kit de essências florais do Dr. Bach (essências florais de estoque).

Forma de uso: após preparar um vidro de 30 ml com todas essas essências florais descritas abaixo, tomar 4 gotas 4 vezes por dia.

Tempo de uso: fazer uso dessa fórmula pelo período de tempo em que você estiver trilhando a jornada proposta pelo Décimo Terceiro Capítulo do Caminho da autotransformação.
A fórmula foi preparada, exclusivamente, com florais de Bach para facilitar o seu preparo, uma vez que, o site Vida Nova é visitado por pessoas de todo o Brasil e de diversas regiões do mundo, e em muitos destes lugares há dificuldade em se encontrar essências florais de outros Sistemas de Essências Florais.

Fórmula com Florais de Bach: Fórmula para a auto estima

Larch - Essência floral da autoconfiança e da crença em nossa verdadeira capacidade de sermos o que verdadeiramente somos e de realizarmos o que sentimos ser necessário. Auxilia aos que têm baixa auto-estima, a acreditarem mais em si mesmos, e poderem assim enfrentar seus medos de fracassar e de se aventurar em novos desafios, levando ao crescimento pessoal e ao fortalecimento do eu.

Wild Rose – Ela trabalha ampliando nosso amor, interesse e motivação pelo mundo, pela vida, pela nossa vida e pelos outros. Aumenta a vitalidade, curando a apatia, restaurando a conexão da alma com o corpo físico e com o mundo físico, ajudando-nos a estarmos entusiasmados de novo com a vida material e terrena, em todos os seus ângulos, inclusive no que se refere aos relacionamentos humanos. É uma essência de amor pela vida, pela Terra, e pelas possibilidades que um planeta como o nosso nos oferece. Amplia nossa sintonia com a consciência do amor que pulsa em toda a Vida, ajudando a nos sentirmos parte dela, do amor que nela existe.

Crab Apple - essência floral que promove limpeza, purificação dos corpos e dos estados emocionais, mentais e espirituais. O uso desta essência floral ajuda a que as energias superiores possam fluir em nosso Ser sem impedimentos. Permite que tenhamos uma visão clara e límpida de nós mesmos e da vida, ajudando-nos a colocarmos ordem no nosso mundo interior, por isso ela é muito boa para aqueles que só vêm uma parte da realidade, por analisarem demais a si mesmos, à vida ou aos outros, deixando de realmente sentir a Vida. Promove a sensação de pureza interior e ajuda no resgate da auto estima, na medida em nos ensina a reaprendermos a gostar de nós mesmos do jeito que somos (tanto com relação à mente quanto com relação ao corpo) e a iniciarmos o processo de mudança daquilo que não gostamos em nós.

Holly – Essência floral que cura as condições negativas associadas aos sentimentos de separação que nascem quando nos apartamos do amor, como, por exemplo, quando vivenciamos raiva, ódio, de partes de nós mesmos, de outras pessoas, de situações e lugares; quando sentimos inveja, ciúme, desejos de vingança, suspeitas. Holly restaura nossa capacidade de amar e assim de nos sentirmos de novo ligados ao todo. Ela é muito importante quando se está trilhando uma jornada de auto transformação, pois muitas vezes ao contatarmos conteúdos emocionais intensos, podemos sentir muita raiva, ou qualquer um desses outros sentimentos relacionados a nos sentirmos apartados de partes nossas ou de outras pessoas e, ela cura esses sentimentos para que possamos expandir nossos corações e passemos a incluir a todos. Essência floral que nos remete ao sagrado e ao Divino da vida, através do amor. É também indicada para quando não aceitamos algo em nós ou na vida.

Pine – Essência floral para o auto perdão. Sempre que carregamos culpas por coisas que fizemos ou deixamos de fazer, esta essência é bem vinda, pois ela ajuda a nos perdoarmos, nos aceitamos, passando a oferecer para nós mesmos a nutrição vinda do amor. “Pine ensina que a auto aceitação e a estima interior são um caminho para a alma perceber sua própria natureza sagrada e divina.” (Repertório das Essências Florais – Patrícia Kaminski e Richard Katz – ed. TRIOM)

Willow – Muitas vezes quando sofremos e buscamos entender essas situações de nossas vidas pode advir a vontade ou a necessidade de encontrarmos culpados para nossos sofrimentos, erros e dores, gerando em nós sentimentos de mágoa e ressentimento contra aqueles que julgamos serem os responsáveis por nossa desdita. Esta é uma essência que ajuda a superarmos mágoas e ressentimentos, através do perdão e de adquirirmos uma postura onde assumimos nossa cota de responsabilidade pelos eventos de nossa vida. Isto nos ajuda a abrimos mão da posição de vítimas e a resgatarmos nosso poder de realização, além de nos abrir para a possibilidade do perdão. A Willow é uma essência floral para o resgate do poder pessoal, por isso ela é importante para todos aqueles que só reclamam mas que não agem para mudar as coisas, ela traz a força que faltava para se empreender, nestes casos, as mudanças necessárias, na medida em que se percebe sua própria cota de responsabilidade naquilo que lhe desagrada.Gentian – Essência floral da Fé, que ajuda a nos libertarmos das dúvidas, do negativismo e do pessimismo. A Gentian abre-nos para a nossa própria Sabedoria e Amor, ajudando-nos, também, a aprendermos a confiar num Poder Superior, na Providência Divina, que nos protege e nos apoia. É uma essência estrutural, que nos auxilia a termos condições de criar bases e alicerces para nossa própria sustentação.

Walnut – Esta é a essência floral usada para fortalecer a “constância” e proteger-nos das pressões externas, das ilusões e encantamentos, que possam nos atrapalhar quando motivados a empreendermos mudanças em nossas vidas. Ajuda a criar a individualidade, facilitando processos de auto conhecimento. É também uma essência floral de proteção para períodos de transição, quando precisamos estar alinhados com nosso verdadeiro Eu, para seguir nosso destino. Principalmente quando vamos passar por grandes transformações ela traz firmeza de propósito e convicção.

Essências florais complementares:

Caso encontre na região onde vive, pode acrescentar à fórmula de essências florais de Bach acima descrita as seguintes essências florais provenientes de outros sistemas de essências florais:

Forget-me-not (Sistema de Florais do Alasca – Alaskan Essences) – Este floral favorece que curemos o sentimento de estarmos afastados de nossa verdadeira identidade, seja este distanciamento causado por medo, dor ou culpa. E faz isso trazendo todas essas emoções negativas para o coração, onde podem ser “liberadas com criatividade e compaixão”, segundo Steve Johnson, em seu livro A essência da cura – um guia das essências do Alaska, editora TRIOM. Ela promove o entendimento de nossa origem espiritual, e traz de volta a lembrança de nossa inocência divina e original, o que nos possibilita a vivência do respeito por quem somos e por tudo que nos cerca.

Five Corners (Bush Flower Essences) – Essência Floral para o resgate da auto estima e para o reconhecimento de sua própria beleza. Utilizada em casos de baixa auto estima, onde a pessoa sente-se desgostosa consigo ou com seu corpo; e também para limpar crenças associadas à falta de amor por si mesmo que sabotam a realização dos objetivos e sonhos. Ela estimula o auto amor e a vitalidade decorrente da sensação de estar de bem consigo e de ter liberado crenças negativas.

Você tem dúvidas sobre a terapia floral? Sobre quantas essências florais podem ser usadas para compor uma fórmula? Ou sobre como atuam as essências florais? Então leia mais sobre isso no Artigo: As 8 dúvidas mais freqüentes sobre essências Florais

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 33


Sobre o autor
thais
Thais Accioly é especialista em Terapia Floral pela Escola de Enfermagem da USP.
Professora da Pós Graduação em Terapia Floral na Escola de Enfermagem da USP.
Professora da Flower Essence Society/CA EUA no Brasil.
Professora da Bush Flower Essences/AU no Brasil.
Consultora em Cultura de Paz.
11 3263 0504
Visite meu blog e Conheça o Interativo dos Florais.
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa