Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
 
auravide auravide
Grafoteste - Etapa 5 | STUM
Somos Todos UM:
O Significado do
Logotipo

Sobre o significado do símbolo

O logotipo do site nasceu de intuições e meditações ao longo dos últimos anos. Trata-se de vários símbolos bem conhecidos, que foram agrupados em disposição harmoniosa e de fácil entendimento.
Para a perfeita compreensão desse teste precisamos ter em mente que o triângulo equilátero dourado representa a Trindade, a Vontade Divina, o Corpo - Mente - Espírito. Segundo o Dr. Edward Bach (Criador da Terapia Floral) a Compaixão - Simplicidade - Humildade.
No interior do triângulo podemos ver o mundo (ou o Universo), representado pelo símbolo dourado do infinito.
A linha branca na vertical representa o tempo (o eterno agora), o movimento da luz que percorre o caminho do masculino, do feminino e a linha do tempo na sua subida em direção ao ponto mais alto, à iluminação que, finalmente atingida, espalha sobre o Todo a luz do Amor, da Verdade e da Sabedoria.

Qual não foi a nossa surpresa quando percebemos que os 3 lados do triângulo também podem representar os 3 pilares que compõem as bases da personalidade humana.
Percebemos que, a cada lado corresponde uma cor básica (característica e especifica), de acordo com a cor predominante dos respectivos Chacras (os centros energéticos do nosso corpo).

Sobre o uso da Grafologia como instrumento de avaliação da alma


Clique aqui para saber mais sobre essa figura.

A partir desta percepção achamos oportuno avançar também sobre a possibilidade do uso da Grafologia como um interessante instrumento de ajuda.
Através de uma avaliação grafológica torna-se possível identificar cada uma dessas 3 características básicas da personalidade humana. São elas:

- O lado da Base: a Atividade (o físico, a força vital, os instintos). Cor vermelha - Predomina nos chacras inferiores (base, raiz), que dizem respeito à sobrevivência, sexualidade, instinto.

- O lado Esquerdo: a Emotividade (a alma - a mente - a personalidade). Cor amarela - Corresponde à cor predominante dos Chacras (que regem a parte mediana do nosso corpo) que dizem respeito à emoção, ao sentimento.

- O lado Direito: a Repercussão dos acontecimentos (a consciência - a espiritualidade - o Eu Superior). Cor azul - Refere-se aos chacras superiores (a espiritualidade, a visão consciente, a união com o Pai pelo centro da coroa).

Não é simples coincidência, pois constatamos que todas as cores do Universo também surgem dessas três cores básicas!
Simbolicamente podemos imaginar que o triângulo acima representa uma alma em potencial, pronta para vir ao mundo, para encarnar no corpo físico. Pode contar com todas as características indispensáveis para desempenhar um bom papel. Mas, ainda estática, falta o movimento, a ação, a individualização...





Sobre o uso do TAO como instrumento de avaliação das polaridades

O Tao, ou o TEI-GI, antiquíssimo diagrama chinês que permeia toda a filosofia de Lao-Tse,
mostrado até aqui sempre em preto e branco, com as áreas que delimitam as polaridades perfeitamente idênticas, com o masculino (preto) sobre o feminino (branco).
Ele pode simbolizar o objetivo supremo da vida, que é o completo equilíbrio das polaridades, dos opostos, do masculino/feminino, do dia e da noite, do ativo e do passivo, do sol e da lua, do positivo e do negativo, do céu e da terra, do Yang e do Yin.
Seu movimento é incessante, significando a contínua busca do equilíbrio perfeito.
A partir de agora usaremos somente a terminologia Yang / Yin, que se entrelaçam, se completam (cada qual contém em si a semente do outro). Ambas se perseguem, se apoiam mutuamente e dividem o mesmo espaço/tempo.

Na figura ao lado usaremos 3 gomos (um para cada lado/característica), nas 3 cores básicas. Finalmente interpretaremos todas as possibilidades de combinação que podem ser obtidas, que resultarão em 8 tipos de personalidade. Afinal o movimento inicia quando o equilíbrio não está perfeito. É por essa razão que a maioria dos tipos de personalidade mostra uma parte preponderante sobre outra menor. A imagem é trabalhada e o amarelo forte Yin se misturará com o azul forte também Yin, formando um gomo grande de cor verde. Seguem mais explicações...

Considerando o conceito das Polaridades acima descritas associadas às cores teremos:


- A ATIVIDADE: Cor Vermelha, Yang, lado inferior do triângulo.
Ativos e (consequentemente sua polaridade) os Não Ativos.
Está regendo em sua casa quando é presente na personalidade.
Ex.: Apaixonado (Ativo) reina com firmeza no lado inferior do triângulo.

- A EMOTIVIDADE: Cor amarela, Yin, lado esquerdo do triângulo.
Emotivos e sua polaridade os Não Emotivos.
Está regendo em sua casa (Yin-Emotivos) quando é presente na personalidade.
Ex.: Nervoso (Emotivo) reforça essa característica no lado esquerdo do triângulo.

- A REPERCUSSÃO (maior ou menor tempo de permanência dos efeitos dos acontecimentos vivenciados) : Cor azul, Yin, lado direito do triângulo.
Repercussão baixa: Primários; elevada: Secundários.
Está regendo em sua casa quando é presente na personalidade.
Ex. ao lado: Fleumático (Ativo, Não Emotivo, Secundário) a Secundariedade predomina e rege no lado direito do triângulo.

Ao nascermos, em função das experiências que deveremos ainda adquirir, para evoluir rumo à iluminação final (o vértice superior do triângulo), recebemos o veículo mais adequado para o desempenho de nossa tarefa. Uma dosagem precisa dessas 3 características e suas polaridades, estabelece a estrutura da personalidade potencial: seu cerne, seu esqueleto metafísico.
O ícone começa por um vortex que mistura e dosa cuidadosamente as cores e cria as matizes e os tons exclusivos de cada tipo de personalidade, para em seguida iniciar sua rotação, tal como a vida na terra. O movimento da imagem se inicia com o triângulo estático e termina com a individualização do tipo de personalidade predominante.
Quando a característica - neste caso a Secundariedade Yin - rege em sua casa e está isolada como no tipo Fleumático, a cor azul prevalece com a intensidade original da cor básica bem no lado direito.

Nervoso
Quando a Secundariedade não está presente na personalidade,
como no caso do Nervoso (Não Ativo, Emotivo, Primário),
o tom da cor passa para uma vibração mais tênue,
expressando assim a menor incidência da Secundariedade na personalidade.

Quando duas características Yin (ou Yang) estão presentes na personalidade e também estão regendo em suas casas, elas se combinam firmemente e sua cor final será a soma das duas cores básicas. Ex.: O Apaixonado (Emotivo, Ativo, Secundário) tem Emotividade (Yin - Amarelo) e Secundariedade (Yin - Azul) reinando em suas casas com toda sua propriedade. A cor final é a mistura de amarelo base mais azul base, resultando num verde forte. O Vermelho Yang, representando a Atividade, reina solitário em sua casa no lado de base.
Apaixonado

Amorfo
Quando uma (de duas) características Yang ou Yin está em casa regendo e outra não, a mistura de cor resultante parte de uma cor básica e de uma cor tênue com obvias atenuações na cor final.
Quando duas ou três características Yang ou Yin estão presentes mas permanecem exiladas (fora de casa), como no caso do Amorfo, (Não Emotivo, Não Ativo, Primário), as cores finais serão tênues e suaves em todos os gomos.

Somos todos um. Cada qual com suas experiências passadas, com seu programa de vida e seu percurso peculiar.
Impossível julgar, criticar, forçar, querer que nossos filhos ou nossos entes queridos façam algo de acordo com nossa vontade.
Precisamos perceber a beleza na variedade, nas diferenças, na unicidade. Não somos o triângulo estático: somos o resultado de um milagroso trabalho de Artista. Uma tela belíssima, uma obra prima nunca antes vista. Cada um de nós.

Acreditamos que o ambiente poderá ter uma influência somente marginal na evolução da alma, que desde o primeiro momento de vida na terra já apresenta tendências definidas e precisas. Com o crescimento elas se tornarão mais evidentes, principalmente para aqueles que buscam permanentemente a verdade.
No caminho até a transição final, manteremos essas características passando mais ou menos rapidamente para polaridades cada vez mais sutis e positivas. Cada ser humano é simplesmente essencial em sua tarefa e não existe um tipo melhor ou pior. Em nossos infinitos caminhos pelas inúmeras existências, com certeza já experimentamos todas essas coloridas vestimentas para o Espírito.

A vida requer somente isso: simplicidade, facilidade de compreensão, respeitando a maravilhosa diversidade contida no TODO. Todos nós temos uma estrutura de personalidade dominante que nos permite ter um determinado padrão de reações ao enfrentarmos os acontecimentos e situações do dia a dia.
Queremos salientar, que em nosso caminho rumo à evolução, na nossa multi-facetada jornada, avançamos em graus diferentes com experiências e provas das mais variadas.
Portanto, a imagem do nosso interior se torna tão única que seria impossível retratá-la com precisão.
Com efeito, se temos uma predominância nítida para um determinado tipo de personalidade, também temos em nossa bagagem um pouco de cada uma das outras, visto que, fazendo todos nós parte do TODO, temos compartilhadas - em grau maior ou menor - também todas as outras matizes e nuanças.
O Tao que aparece como resultado, é uma combinação de cores e matizes que indicam qual é o tipo de vibração dominante, bem como em qual setor, ou setores, (físico, mental, espiritual), essas vibrações predominam.
As combinações podem levar à tranqüila reflexão e contemplação (Não Atividade com Não Emotividade nos Apáticos e Amorfos), ou seu oposto, um rápido e forte impulso à ação criativa (Atividade com Emotividade nos Apaixonados e Coléricos).
Esperamos que pelos exemplos e pela descrição das características, o resultado seja o mais preciso possível. Caso não tenha efetivamente se encontrado, volte para o início do teste e personalize novamente suas escolhas.




auravide

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa