O verde é a cor que mais se encontra na natureza. É a cor da cura, da saúde e do equilíbrio, pois no espectro solar fica entre as cores quentes (vermelho, amarelo e laranja) e as cores frias (azul, índigo e violeta). É o símbolo da esperança e do crescimento.
A cor verde atua no coração no sistema circulatório, na pele, nas mãos, nos pulmões e no tórax.
É uma cor que traz amor, altruísmo, aceitação e compaixão.
As pessoas que preferem o verde são, geralmente, ponderadas e comedidas. São criativas e tem facilidade em planejar e idealizar, mas têm dificuldade em executar seus projetos. Não se entusiasmam facilmente com situações ou pessoas novas. São sérias e confiáveis mas também inflexíveis e obstinadas, chegando à teimosia. Não são românticas e têm dificuldade de expressar seus sentimentos.
No aspecto físico o verde auxilia em todos os processo de cura, equilibrando os órgãos. É o antibiótico das cores pois é anti-séptico, bactericida, germicida e desinfetante. Trata doenças do coração, do sangue e do sistema circulatório. Além disso, é importante auxiliar em problemas de baço, pâncreas e fígado. Age sobre o sistema digestivo, mas a atuação é diferente da cor amarela. Enquanto o amarelo age por ser a cor específica do plexo solar, o verde age na decomposição molecular dos alimentos.
- Alguns cuidados que devem ser respeitados quando é usada essa cor:
Como acalma, seu uso contínuo pode causar fadiga especialmente nas pessoas que já estão esgotadas. Mas o cuidado mais importante é que não deve ser usado por mulheres grávidas, diretamente sobre o abdome, pois atua sobre a estrutura da célula embrionária.