Menu

É onde você cai que se apoia para se levantar

por Bel Cesar em Autoconhecimento
Atualizado em 08/04/2020 11:35:15


Tenho um vaso de Manacá Branca na entrada do consultório. Seu aroma é um presente para quem chega ou sai. Suave, levemente doce, nem a mais nem a menos. As flores caem e renascem sem parar.

Há alguns anos surgiram, de uma hora para outra, umas lagartas comendo avidamente todas as suas folhas. Chocada, comentei com o Pete e perguntei o que fazer. Por um lado, queria salvar a planta; por outro, já havia aprendido com ele que temos que saber observar os fenômenos em relação ao ambiente antes de tirar conclusões precoces baseadas no medo e na esperança e interferir no processo.

Peter Webb é permacultor. Ele entende de plantas porque vivencia seus ciclos e confia na continuidade de seus processos. Pete me esclareceu que cada planta tem sua borboleta. "É incrível como esta planta, tão pouco conhecida em São Paulo, soube atrair sua borboleta". Mas a lição maior veio quando me disse: "As lagartas estão comendo as folhas e irão defecar na terra, retribuindo para a planta os nutrientes de que elas necessitam para manter sua sobrevivência". Um ciclo perfeito de receber e dar. Uma sintonia fina, única e verdadeira entre ambas as partes.
Se eu não soubesse disso, teria retirado as lagartas e a força vital de ambas, plantas e borboletas.

É como Lama Gangchen Rinpoche nos fala: "É onde você cai que se apoia para se levantar".


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


bel
Bel Cesar é psicóloga, pratica a psicoterapia sob a perspectiva do Budismo Tibetano desde 1990. Dedica-se ao tratamento do estresse traumático com os métodos de S.E.® - Somatic Experiencing (Experiência Somática) e de EMDR (Dessensibilização e Reprocessamento através de Movimentos Oculares). Desde 1991, dedica-se ao acompanhamento daqueles que enfrentam a morte. É também autora dos livros `Viagem Interior ao Tibete´ e `Morrer não se improvisa´, `O livro das Emoções´, `Mania de Sofrer´, `O sutil desequilíbrio do estresse´ em parceria com o psiquiatra Dr. Sergio Klepacz e `O Grande Amor - um objetivo de vida´ em parceria com Lama Michel Rinpoche. Todos editados pela Editora Gaia.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa