Menu

Jung e o ocultismo na grande mídia

por Acid em Autoconhecimento
Atualizado em 08/04/2020 11:35:29


Exatos 10 anos atrás eu publiquei o vídeo da minha primeira palestra para um grande público, proferida 1 mês antes no I Simpósio Brasileiro de Hermetismo e Ciências Ocultas. Foi minha primeira viagem "de verdade" a São Paulo, onde pude conhecer a cidade, e foi meu segundo contato com "o mundo exterior", ou seja, com diversos leitores meus.

Para esse grande momento eu preparei um conteúdo totalmente inédito. Jung era a pessoa a qual eu estava estudando na época e me pareceu um tema perfeito pra casar com cinema e cultura pop. Em termos de conteúdo me orgulhei demais desta palestra, mas algo que sempre me preocupou (já de véspera) foi a execução. Não tenho a experiência, a dicção, a técnica de palestrar e muito menos a memória pra decorar o conteúdo, além de não gostar do som da minha voz, e (pelo menos pra mim) o resultado ficou aquém do desejável. Piorado, obviamente, por meu único registro na época ser uma captação de som de uma câmera fotográfica apoiada na mão. MAS, eis que cinco anos depois eu consigo uma gravação de baixa resolução, mas feita com um tripé e com excelente qualidade de áudio. Só faltava a coragem de refazer todo o suporte audiovisual, ou seja, sobrepor os slides, os vídeos, editar, melhorar a voz, o vídeo, etc. Mais cinco anos se passaram e agora em 2019 saiu não só o blog novo como este vídeo que, graças às técnicas de edição e melhoramento de áudio que aprendi ao longo dos anos, desta vez posso me orgulhar de exibir.

A palestra versa sobre o lado luminoso e o sombrio do ocultismo, na figura do Hermetismo e Alquimia, que nos é passado (ministrado?) inconscientemente através da mídia (com seus contos, mitos e filmes) por gerações e gerações, e veremos exemplos na Jornada do Herói, nos filmes Matrix, Avatar, Star Wars, V de vingança, A Fonte da Vida, na música, na mitologia, Bruce Lee e na cultura pop em geral. E o psiquiatra Carl Jung será o guia e intérprete nisso tudo, fornecendo de forma didática as explicações que coadunam com os princípios herméticos e atuam diretamente no nosso inconsciente, nos proporcionando a sensação de "magia" do cinema, ou de um história que nos toca sem que saibamos o porque (spoiler: porque reflete nossa própria jornada espiritual).



Para aproveitar o máximo da palestra, eu sugeriria que vissem antes os seguintes filmes:
- A fonte da Vida The Fountain (2006)
- Star Wars (os três únicos que existem, a saber: Guerra nas Estrelas (1977), O Império Contra-Ataca (1980) e O Retorno de Jedi (1983))
- The Matrix (os três filmes, com ênfase no último)
- V de Vingança V for Vendetta (2005)
- Avatar (2009)


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 31


acid
Acid é uma pessoa legal e escreve o Blog www.saindodamatrix.com.br
"Não sou tão careta quanto pareço. Nem tão culto.
Não acredite em nada do que eu escrever.
Acredite em você mesmo e no seu coração."
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa