Menu

Quanto menos Desejo, mais Felicidade

por Rodolfo Fonseca em Autoconhecimento
Atualizado em 17/12/2023 18:57:37


Para compreender plenamente o significado por trás do título deste artigo, é essencial examinar o contexto filosófico e existencial em que Epicuro formulou suas ideias.

Poucos pensadores deixaram um legado tão duradouro e relevante como Epicuro. Ele foi um filósofo grego que viveu entre 341 e 270 a.C.
Sua escola de pensamento, conhecida como o Epicurismo, não apenas explorou questões existenciais profundas, mas também ofereceu um caminho prático para alcançar a felicidade e a tranquilidade na vida cotidiana.

Quais eram seus princípios de básicos:
a) alcançar o prazer moderado e a felicidade;
b) valorizar os deveres e as obrigações sociais;
c) aceitar o sofrimento e o rigor da vida com resignação;
d) refletir sobre os valores e as normas dadas pela divindade.


Na Grécia antiga e em muitas culturas subsequentes, a busca pela felicidade era frequentemente associada à aquisição de riqueza material, poder e prestígio. No entanto, Epicuro desafiou essa concepção convencional de felicidade.

Ele argumentava que a busca incessante por desejos materiais ilimitados frequentemente levava à ansiedade, ao estresse e à insatisfação e distinguia entre dois tipos de desejos: os naturais e os não naturais.
- Os desejos naturais eram aqueles necessários para a sobrevivência e o bem-estar básico, como comida, abrigo e amizade.
- Os desejos não naturais eram aqueles que surgiam da busca por luxos e excessos, como riqueza, fama e poder.

A mensagem central dele era que, ao reduzir ou redirecionar nossos desejos não naturais, poderíamos encontrar uma forma mais profunda e duradoura de felicidade; Então argumentava que a verdadeira felicidade estava enraizada na ataraxia, que é uma espécie de tranquilidade da alma alcançada quando nos libertamos das perturbações causadas por desejos excessivos e ansiedades.

Epicuro também enfatizava a importância dos relacionamentos genuínos baseados em amizade e compreensão e esses eram essenciais para encontrar alegria na vida. Além disso, a busca do conhecimento e da sabedoria era vista como um meio de dissipar medos irracionais e alcançar uma compreensão mais profunda das questões humanas.

A filosofia de Epicuro tem ressonância até os dias de hoje, à medida que muitos buscam uma maneira mais significativa e equilibrada de viver em uma sociedade movida pelo consumo e pela busca constante de desejos efêmeros. O conceito de "quanto menos desejo, mais felicidade" nos lembra da importância de focar em valores mais profundos.

Em um mundo cada vez mais complexo e orientado para o consumo, as lições de Epicuro continuam a ressoar, nos convidando a refletir sobre o que realmente importa em nossas vidas e a buscar uma felicidade que não dependa de acumular bens materiais.
Portanto, quanto menos nos deixarmos cativar por desejos efêmeros, mais espaço teremos para abraçar a verdadeira alegria e satisfação que a vida tem a oferecer.

Sugestão de vídeo complementar:


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


ro
Rodolfo Fonseca é co-fundador do Site Somos Todos UM
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa