Menu

10 sintomas que mostram como está sua autoestima!

por Rosana Braga em Almas Gêmeas
Atualizado em 08/04/2020 11:35:27


Falar de autoestima, ou seja, de amor próprio, é algo complexo. Muitas pessoas nem sabem o que exatamente faz com que se sintam com uma autoestima elevada ou com uma autoestima precária, que gera insegurança, ansiedade e angústia.

Inclusive, existem muitas que se curtem, admiram várias características em si mesmas, até se dão muito bem em algumas áreas da vida, mas só se dão conta de que tem algo muito errado quando se sentem sozinhas, ou se apaixonam e começam um relacionamento onde se sentem completamente vulneráveis.

O fato é que autoestima, como costumo dizer, não é um sentimento em si. É um pacote de sentimentos. Um kit composto de várias percepções que uma pessoa tem de si mesma. E essas percepções dependem não só de bom senso e racionalidade, mas principalmente do quanto cada uma conhece profunda e verdadeiramente a sua própria história.

Quanto mais você olha para dentro, mais você consegue descobrir o que faz com que você se sinta de determinada maneira em determinados momentos. Afinal, é quando a gente ainda é bem pequeno que todo nosso "manual de como se deve viver" é escrito dentro da gente.

Só que quando somos pequenos, esse manual é escrito sem que tenhamos condições de revisá-lo e muito menos de aprová-lo ou rejeitá-lo. É somente quando amadurecemos e nos permitimos investigar a jornada já percorrida que conseguimos ter clareza sobre por que tantas vezes nos sentimos tão fragilizadas e sem saber o que fazer diante de nossas emoções e de nossos sentimentos.

Portanto, para saber como está sua autoestima, sugiro que você reflita e avalie a qualidade dos seguintes aspectos de sua personalidade:

1- Reconhecimento
Quanto você reconhece suas qualidade e também suas limitações? Quanto consegue identificar o que está sentindo e se responsabilizar por isso, tomando alguma ação para se sentir melhor? Quanto você reconhece suas conquistas ao longo da vida? Se não existe reconhecimento justo e amoroso, nem seu corpo e nem seu cérebro se abrem para o que é bom e prazeroso.

2- Merecimento
Este é um dos aspectos mais significativos da autoestima. Se você tem crenças que, bem lá no fundo, fazem você duvidar de que merece o melhor da vida, ou seja, abundância, prosperidade, amor e felicidade no nível que realmente satisfaz seu coração, então será praticamente impossível se sentir com a autoestima satisfatória.

3- Senso Crítico
Se você é altamente exigente consigo mesma, se vive se culpando e se sentindo mal pelo que fala, pelo que faz e pelo modo como se comporta, automaticamente vai se punir emocional e até concretamente. E não há modo mais eficiente de se sentir punida do que se inferiorizando e se condenando a ser um "mendigo" de amor e aceitação.

4- Espaço para aprender
Se você acredita que autoestima, amor e qualquer outro sentimento acontece como "mágica", ou seja, que algumas pessoas têm e outras simplesmente não têm, então está se condenando à estagnação na pior parte de si mesma. Ninguém nasce com alta ou baixa estima por si. A gente aprende por observação e repetição. E, exatamente, por isso, você pode mudar sua história e sua autoestima. Basta se permitir aprender novas formas de ser, observando e repetindo quem já sabe como fazer isso.

Enfim, não há nada mais maravilhoso do que a certeza de que você merece ser amada, respeitada e valorizada. Mas é certo que isso só vai acontecer quando você mesma souber como fazer isso consigo.

E eu sei disso porque já fui uma pessoa com uma autoestima muito, muito baixa. Já aceitei migalhas de amor, já vivi relacionamentos abusivos, já acreditei que não tinha capacidade e nem potencial para merecer o melhor e já apostei, inclusive, que desejar o melhor significava ser ingrata, egoísta e prepotente.

Foi somente quando me permiti revisitar a minha história que entendi por que eu pensava, sentia e agia daquela maneira. E, mais importante do que isso, entendi que eu podia criar uma vida diferente: cheia de amor, abundância e aprendizado.

Minha dor era tão grande que transformei em missão de vida compartilhar tudo o que aprendi com o máximo de mulheres ao redor do mundo. Ensinar como ter uma autoestima tão sólida que, mesmo diante da imperfeição e do erro, ela sabe que continua sendo merecedora de ser amada e acolhida.

Se você me permitir, quero compartilhar tudo isso com você através de aulas online, com exercícios práticos e simples (vivaoamorquevocemerece.com.br), que vão orientar você a fazer uma verdadeira reforma íntima e pessoal. E que vão elevar seu amor por si a um nível nunca antes imaginado.

Estou te esperando. Clica aqui e descubra um novo mundo de amor próprio e segurança!


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 31


foto
Rosana Braga é Especialista em Relacionamento e Autoestima, Autora de 9 livros sobre o tema. Psicóloga e Coach. Busca através de seus artigos, ajudar pessoas a se sentirem verdadeiramente mais seguras e atraentes, além de mostrar que é possível viver relacionamentos maduros, saudáveis e prazerosos.
Acesse rosanabraga.com.br para mais conteúdos exclusivos!
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa