Menu

Até quando você vai deixar o outro magoar você?

por Rosana Braga em Almas Gêmeas
Atualizado em 23/04/2022 19:14:06


Vitória namorava André há 3 anos. Desde o início do relacionamento, André se mostrou uma pessoa instável emocionalmente. Ora estava bem, carinhoso e receptivo. Mas por uma desavença ou outra, tornava-se agressivo, intolerante e distante.

Com o tempo, Vitória também se tornou reativa e menos tolerante. Criaram, sem perceber, uma dinâmica onde um "batia" e o outro "apanhava". Nunca se tratou de violência física, mas os dois se magoavam constantemente. E já não era possível saber quem provocava a reatividade no outro ou se tornava reativo primeiro.

O fato é que quando André estava agressivo, Vitória batia de frente e eles brigavam feio ou ela se comportava de modo submisso e depressivo. E quando era Vitória quem se exaltava, André baixava a bola e tentava apaziguar a situação ou gritava e discutia com ela.

Terminaram e voltaram várias vezes. E nessa dança entre desejo, dependência, baixa autoestima e defesas, iam se desgastando e desgastando a chance de aproveitarem o encontro e os sentimentos bons que certamente nutriam um pelo outro.

Claro que cresciam e aprendiam com todas as dores que se infligiam, mas o custo era muito alto. Poderiam, com um pouco mais de autoconhecimento e consciência, aprender a lidar com as diferenças e ganhar em maturidade, cumplicidade e amor.

No final das contas, o segredo está na comunicação. Primeiro aquela que André e Vitória têm internamente, consigo mesmos. O que cada um diz para si, quais crenças e valores carregam desde muito antes de se conhecerem. O que realmente querem para seu futuro próximo.

E depois, a comunicação entre eles. Enquanto não houver sintonia e coerência entre o que cada um sente, pensa e fala, não conseguirão se compreender e encontrar um caminho que seja razoável para os dois. Quem ama, fala! Quem ama, mostra!

Falar e ouvir é um dueto que garante grande parte da felicidade num relacionamento. Falar com clareza. Ouvir com disponibilidade. Falar com o coração. Ouvir com a alma. Falar para oferecer ao outro o melhor de você. Ouvir para receber o outro com o melhor que tem em si.

Vitória começa a se dar conta disso. Começa a se olhar mais e descobrir que só pode mudar a si mesma. De que nada adianta tentar mudar André ou se colocar no lugar de vítima, acreditando que é ele o motivo de todos os problemas do namoro.

Vitória começa, sobretudo, a aprender que não precisa agredir ou se deixar ser agredida quando discorda da opinião de André ou quando ele discorda da dela. Ela pode falar baixo e pausadamente o que pensa, sente e quer e, por fim, decidir o quanto pode e quer flexibilizar seu desejo em nome do relacionamento que quer construir com ele.

E de conversa em conversa, eles vão se tornando mais íntimos, mais confiantes e mais cúmplices um do outro. O amor vai ficando evidente na atitude, muito mais do que apenas nas palavras. E Vitória tem se tornado cada vez mais convicta de que é ela mesma quem determina como vai se sentir em relação ao outro e ao mundo.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstar Avaliação: 4 | Votos: 442


foto
Rosana Braga é Especialista em Relacionamento e Autoestima, Autora de 9 livros sobre o tema. Psicóloga e Coach. Busca através de seus artigos, ajudar pessoas a se sentirem verdadeiramente mais seguras e atraentes, além de mostrar que é possível viver relacionamentos maduros, saudáveis e prazerosos.
Acesse rosanabraga.com.br para mais conteúdos exclusivos!
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa