Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade


Até quando você vai deixar o outro magoar você?  
Home > Almas Gêmeas

Até quando você vai deixar o outro magoar você?

por Rosana Braga

Compartilhe
   

Vitória namorava André há 3 anos. Desde o início do relacionamento, André se mostrou uma pessoa instável emocionalmente. Ora estava bem, carinhoso e receptivo. Mas por uma desavença ou outra, tornava-se agressivo, intolerante e distante.

Com o tempo, Vitória também se tornou reativa e menos tolerante. Criaram, sem perceber, uma dinâmica onde um "batia" e o outro "apanhava". Nunca se tratou de violência física, mas os dois se magoavam constantemente. E já não era possível saber quem provocava a reatividade no outro ou se tornava reativo primeiro.

O fato é que quando André estava agressivo, Vitória batia de frente e eles brigavam feio ou ela se comportava de modo submisso e depressivo. E quando era Vitória quem se exaltava, André baixava a bola e tentava apaziguar a situação ou gritava e discutia com ela.

Terminaram e voltaram várias vezes. E nessa dança entre desejo, dependência, baixa autoestima e defesas, iam se desgastando e desgastando a chance de aproveitarem o encontro e os sentimentos bons que certamente nutriam um pelo outro.

Claro que cresciam e aprendiam com todas as dores que se infligiam, mas o custo era muito alto. Poderiam, com um pouco mais de autoconhecimento e consciência, aprender a lidar com as diferenças e ganhar em maturidade, cumplicidade e amor.

No final das contas, o segredo está na comunicação. Primeiro aquela que André e Vitória têm internamente, consigo mesmos. O que cada um diz para si, quais crenças e valores carregam desde muito antes de se conhecerem. O que realmente querem para seu futuro próximo.

E depois, a comunicação entre eles. Enquanto não houver sintonia e coerência entre o que cada um sente, pensa e fala, não conseguirão se compreender e encontrar um caminho que seja razoável para os dois. Quem ama, fala! Quem ama, mostra!

Falar e ouvir é um dueto que garante grande parte da felicidade num relacionamento. Falar com clareza. Ouvir com disponibilidade. Falar com o coração. Ouvir com a alma. Falar para oferecer ao outro o melhor de você. Ouvir para receber o outro com o melhor que tem em si.

Vitória começa a se dar conta disso. Começa a se olhar mais e descobrir que só pode mudar a si mesma. De que nada adianta tentar mudar André ou se colocar no lugar de vítima, acreditando que é ele o motivo de todos os problemas do namoro.

Vitória começa, sobretudo, a aprender que não precisa agredir ou se deixar ser agredida quando discorda da opinião de André ou quando ele discorda da dela. Ela pode falar baixo e pausadamente o que pensa, sente e quer e, por fim, decidir o quanto pode e quer flexibilizar seu desejo em nome do relacionamento que quer construir com ele.

E de conversa em conversa, eles vão se tornando mais íntimos, mais confiantes e mais cúmplices um do outro. O amor vai ficando evidente na atitude, muito mais do que apenas nas palavras. E Vitória tem se tornado cada vez mais convicta de que é ela mesma quem determina como vai se sentir em relação ao outro e ao mundo.

>> Livro QUEM AMA, MOSTRA! de Rosana Braga. Clique Aqui e adquira já o seu!
A SOLUÇÃO para os 11 PROBLEMAS que mais causam a SEPARAÇÃO entre os casais.


Obrigado por votar

Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Até quando você vai deixar o outro magoar você?
Avaliação: 5 | Votos: 5

Compartilhe
   


foto
Rosana Braga é Especialista em Relacionamento e Autoestima, Autora de 9 livros sobre o tema. Psicóloga e Coach.
Busca através de seus artigos, ajudar pessoas a se sentirem verdadeiramente mais seguras e atraentes, além de mostrar que é possível viver relacionamentos maduros, saudáveis e prazerosos.
Acesse www.rosanabraga.com.br para mais conteúdos exclusivos!
Email: rosanabraga@rosanabraga.com.br
Visite o Site do Autor
Publicado em: 19/04/2018 15:17:39

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
segunda-feira, 21 de maio de 2018


energia
I-Ching: 19 – LIN – APROXIMAÇÃO
É tempo de alegria e esperança. Trabalhe, seja perseverante e deixe que os outros se aproximem, pois agir em conjunto será muito benéfico.


energia
Runas: Kenaz
Abertura de caminhos, iluminação e proteção.


21
Numerologia: Otimismo
Cante hoje, mesmo que seja intimamente. Encontre seu melhor sorriso e o mantenha. Ria mesmo das dificuldades será bem fácil superá-las hoje. Dê atenção especial a si mesmo e irradie alegria àqueles que encontra.




Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. A uma amiga com o coração partido!
2. Existem dores do corpo e existem dores da alma
3. Aceite-se como Você é!
4. O amor do Cristo
5. Você definitivamente não precisa parar de chorar...
6. Será que as terapias conseguem acessar multiuniversos?
7. Vinte e dois toques conscienciais - VIII
8. Para mudar, mude seus pensamentos!



 
© Copyright 2000 - 2018 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade