Menu

Como é um relacionamento ideal para você?

por Rosana Braga em Almas Gêmeas
Atualizado em 08/04/2020 11:35:25


Com tantas mudanças nos últimos pelo menos 50 anos da história da humanidade, não poderia ser diferente: os relacionamentos e seus formatos também vêm passando por profundas e sensíveis transformações.

Há quem não aceite, resista, critique e julgue. Há também os que comemoram, celebram, aproveitam e experimentam as novas modalidades de compromisso. De um jeito ou de outro, o fato é que as mudanças são inevitáveis.

O mundo nunca é o mesmo. O jeito que as pessoas se encontram, se desejam e se relacionam nem sempre foi como é hoje e nem sempre foi como era na época dos nosso pais, avós, bisavós e assim por diante. "Tudo muda o tempo todo", como tão bem cantou Lulu Santos.

E tanto isso é verdade que homens e mulheres têm sofrido por conta de desencontros recorrentes. Cada um quer se relacionar de um jeito, num ritmo, com determinadas regras, e não conseguem se entender ou dar continuidade num relacionamento que tinha tudo para ser muito bom!

Acontece que somos apegados ao que já conhecemos e consideramos correto. Somos também fortemente influenciados por uma série de fatores. Uns mais, outros menos, constam nessa lista cultura, religião, política, família, sociedade, meios de comunicação e vários outros que nem nos damos conta conscientemente.

Portanto, diante de mudanças tão significativas e que têm sido base para comportamentos bastante polêmicos, realmente acredito que vale refletirmos sobre o que desejamos para nossas vidas no que se refere aos relacionamentos amorosos.

Mas é absolutamente imprescindível que cada um faça essa reflexão do modo mais íntegro e honesto consigo mesmo. Que procure se desprender, pelo menos enquanto reflete, das influências externas e que, muitas vezes, desmentem a nossa essência, deturpam nossos verdadeiros desejos e sentimentos.

E assim, nu diante de quem você é, permita-se o exercício de buscar suas próprias respostas! O que é casamento para você? Quais mudanças na dinâmica do seu relacionamento você conseguiria aceitar e experimentar? Até onde você estaria disposto a abrir espaço para algumas transformações a fim de melhorar ou até salvar sua relação atual? O que é totalmente imutável para você?

Você cultiva a individualidade ou aposta no "somos um"? Dá espaço para que o outro seja diferente de você ou alimenta a ilusão da igualdade em todos os sentidos, incluindo gostos, preferências e atividades? É uma pessoa ciumenta, possessiva e controladora ou reconhece que os pensamentos e desejos do outro são absolutamente particulares e que a incerteza faz parte do amor e da paixão?

Já se deu conta de que amor é construção e precisa ser cuidado todos os dias ou ainda aposta no "foram felizes para sempre" depois do "sim"? Percebe que questões como fidelidade, lealdade e sexualidade precisam ser cada vez mais discutidas para que o casal encontre seu formato ideal juntos? Para que as diferenças veladas não sirvam de motivo para distanciamentos, insatisfações e até separações que poderiam ter sido evitadas com um pouco mais de cumplicidade?

Precisamos compreender, de uma vez por todas, que muito mais importante do que tentar convencer nosso parceiro, filhos, amigos ou netos de qual é a "forma correta de se relacionar", é o exercício da escolha. Só poderemos ser realmente felizes no amor quando soubermos escolher e assumir aquilo que de fato faz sentido em nossas vidas. Fácil? De forma alguma! Mas vale muito a pena seguir nessa direção.

>> VIVA O AMOR QUE VOCÊ MERECE! Clique aqui e descubra o que você realmente quer e merece viver!


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 66


foto
Rosana Braga é Especialista em Relacionamento e Autoestima, Autora de 9 livros sobre o tema. Psicóloga e Coach. Busca através de seus artigos, ajudar pessoas a se sentirem verdadeiramente mais seguras e atraentes, além de mostrar que é possível viver relacionamentos maduros, saudáveis e prazerosos.
Acesse rosanabraga.com.br para mais conteúdos exclusivos!
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa