Menu

É de sonho e de pó...

por Rosana Braga em Almas Gêmeas
Atualizado em 28/06/2007 15:39:21


Ando numa fase de reciclagem absoluta. Limpezas externas que refletem numa transformação interna e inevitável. Necessária! Tempo de abrir as portas do armário e do coração... e jogar fora o que ficou apertado, o que se tornou velho e gasto por tanto uso, o que já não mais corresponde com a forma, o tom, o gosto...

E entre gavetas desfeitas e refeitas, prateleiras esvaziadas e redesenhadas, de repente me peguei cantando a tão linda e tocante ‘Romaria’, de Renato Teixeira... “É de sonho e de pó... o destino de um só. Feito eu perdido em pensamentos... sobre o meu cavalo... Sou caipira Pirapora, Nossa Senhora de Aparecida, ilumina a mina escura e funda. O trem da minha vida”...

É tudo o que a gente quer: paz nos desalentos... meu olhar, meu olhar, meu olhar... e caipira quem não é na vasta e solitária imensidão do mundo de dentro, do mundo daqui, do peito que é tão só?

E nessas andanças por caminhos tão meus, encontrei algo que me é muito caro. Um de meus tesouros. Quem me conhece sabe que ele é meu ídolo - Leo Buscaglia*. E quando tinha 20 e poucos anos, cheia de sonhos e receios, pressa e passos incertos, criei coragem e escrevi, de próprio punho, com meu inglês mal acabado, uma carta para ele. Descobri que deveria encaminhá-la à Editora que o publicava aqui no Brasil. Arrisquei. Talvez ele nunca lesse minhas palavras, mas eu jamais saberia se não tentasse.

Não me lembro do todo que havia na carta, mas falava de mim e do quanto um dia fora tocada pelas obras dele... Ah! E junto enviava folhas secas que ele tanto amava. Esperei... nem sei se acreditando ou não. Já não me lembro. Diante de mim, hoje, tenho a resposta. Guardo-a feito locomotiva de trem... o trem da minha vida...

Num papel timbrado, amarelado, formato 14x21cm, com letras datilografas em máquina de escrever, posso ler, reler, reviver e revivescer quantas vezes eu quiser:

Leo F. Buscaglia, Ph. D
P.O. BOX 599
GLENBROOK, NEVADA 89413
April 15, 1997

Dear Rosana, Your beautiful and heart-felt letter arrived recently and I am thrilled that in some small way I’ve touched your life. One never knows what effect one’s work is truly making until one receives a response such as yours.

And a special thanks for sharing a little about yourself, your life and your dreams. I’m sure your enthusiasm and inquisitive nature make you an excellent journalist. And I do encourage you to write your book - because you have so much to share.

How kind of you to invite me to your country. Actually, I was there several years ago and loved every minute! The people, the food, the sights and smells – and the colors – are still a vivid part of my memory. Whether or not I will return there one day, I cannot say. But, I would love to if it were possible.

Of course, I wish you continued joy as you pursue your magic existence. You are truly a unique human being and the world needs unique human beings badly!

Warmly,
Leo Buscaglia
P.S. The dried ‘Brazilian’ leaves are lovely! Thank you!


(Querida Rosana,

Sua linda e carinhosa carta chegou recentemente e estou emocionado por ter tocado sua vida de algum modo. Nunca soube que efeito um de meus trabalhos havia causado até receber uma resposta como a sua.

E um agradecimento especial por compartilhar comigo um pouco sobre você, sua vida e seus sonhos. Estou certo de que seu entusiasmo e sua natureza curiosa fazem de você uma excelente jornalista. E eu encorajo você a escrever seu livro – porque você tem muito a partilhar.

Que gentileza a sua de me convidar para ir ao seu país. Já estive aí há alguns anos e amei cada minuto! O povo, a comida, as paisagens e cheiros – e as cores – são ainda partes vivas da minha memória. Se retornarei ou não um dia, não posso dizer. Mas eu adoraria se fosse possível.

Por fim, desejo-lhe felicidade constante, pois você cumpre sua mágica existência. Você tem sido uma pessoa única de verdade e o mundo precisa demais de pessoas únicas!

Carinhosamente,
Leo Buscaglia) Confira aqui a tradução da carta do Leo(*)

E por causa desta resposta, minha existência se torna mágica agora e sempre. Leo se foi no dia 12 de junho de 1998, apenas um ano depois de me escrever. Talvez ele não saiba o quanto seu trabalho alimenta o meu, mas é porque nossa vida é feita de sonho e de pó que compartilho com vocês esta felicidade tão minha – prova de que a combinação entre sonhar, agir e reservar um cantinho onde caibam nossos amores é só no que precisamos investir...

* Felice Leonardo Buscaglia (31 de março de 1924 - 12 de junho de 1998).
Foi professor e escritor ítalo-americano, que ministrou aulas na Universidade do Sul da Califórnia - EUA, tendo sido autor de artigos para o New York Times sobre assuntos relacionados ao amor e sobre o humano. E também foi idealizador de um curso sobre Amor na própria universidade. "Ao que eu saiba, somos a única escola do país, e talvez no mundo, que tem uma disciplina chamada "Amor, 1 A", e eu o único professor bastante louco a ponto de ensiná-la''
Leo Buscaglia foi um dos maiores escritores acerca do Amor dos últimos tempos. Seus livros mudaram a maneira como muitas pessoas viam o Amor, sempre exaltando as idéias de se viver o momento, expressar o amor que se sente por alguém e não criar expectativas. Seu primeiro livro, "Amor", foi publicado em 1972.
Por uma estranha coincidência do Destino, faleceu aos 74 anos no dia 12 de junho de 1998 (dia dos Namorados no Brasil), de ataque cardíaco enquanto dormia em sua casa no lago Tahoe, California.
(https://pt.wikipedia.org/wiki/Leo_Buscaglia)




estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


foto
Rosana Braga é Especialista em Relacionamento e Autoestima, Autora de 9 livros sobre o tema. Psicóloga e Coach. Busca através de seus artigos, ajudar pessoas a se sentirem verdadeiramente mais seguras e atraentes, além de mostrar que é possível viver relacionamentos maduros, saudáveis e prazerosos.
Acesse rosanabraga.com.br para mais conteúdos exclusivos!
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa